Adotar as estratégias e dicas de marketing certas pode fazer uma enorme diferença para o sucesso de um negócio. Muitas vezes é um dos principais fatores que pode determinar o futuro do seu negócio, bem como o sucesso do seu projeto de startup.
Sempre que você estiver lidando com uma startup, seja ela nova ou em pleno desenvolvimento e integração com o mercado, lembre-se que investir tempo suficiente no desenvolvimento da estratégia de marketing certa é uma das primeiras atitudes que se deve tomar.
No entanto, como você pode seguir as dicas de marketing e fazer uma campanha massiva com um orçamento limitado?
A verdade é que o sucesso de uma estratégia de marketing não é determinado pelo tempo de criação de uma startup, ou mesmo pelo tamanho e custo orçamentário disponível.
O que significa que mesmo as soluções mais simples podem revelar-se estratégias de marketing muito eficientes, que podem ajudar a levar o seu negócio para um patamar mais elevado.
Da ideia à prática de uma startup
Muitas startups bem financiadas, com ideias únicas, falharam no passado devido à falta de inovação, criatividade e experiência. E isso pode ocorrer a todo instante, com qualquer modelo de negócio.
Ter uma ideia, uma equipe e fundos únicos não são suficientes para expandir sua startup e torná-la estável e lucrativa.
Você precisa obter mais clientes, vendas e lucros para crescer e consolidar a marca, o que é possível a partir da implementação de estratégias e dicas de marketing para empresas bem aplicadas.
Qualquer empresa, aliás, pode escolher e combinar os canais de marketing certos e criar uma estratégia imbatível.
Com o avanço da tecnologia, a internet e os celulares smartphones, entre outros equipamentos eletrônicos, fazem toda a diferença em uma estratégia de marketing digital.
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Também é preciso levar em consideração que a publicidade tem mudado ao longo do tempo.
Muitas empresas, tanto corporativas de renome quanto startups, estão focando em marketing digital e estão crescendo a base de clientes, por meio de uma plataforma mais dinâmica e democrática.
Existem muitos canais de marketing digital que você pode usar para sua startup. Porém, nem todas são iguais ou proporcionam o mesmo lucro.
Algumas estratégias e dicas de marketing digital oferecem resultados surpreendentes, enquanto outras nem tanto; e isso precisa ser avaliado conforme o segmento de atuação da startup e o seu público-alvo.
Sendo assim, para obter o máximo de rendimento, é preciso aprender como todas essas ações e especificidades da marca funcionam.
A seguir serão apresentadas dicas de marketing digital direcionadas para as startups que, certamente, serão apreciadas por empreendedores experientes e inexperientes que desejam consolidar a marca no mercado de atuação.
Forme uma equipe de marketing
Contratar funcionários certos é crucial se você quer ter sucesso em qualquer tipo de empreendimento. O mesmo vale para sua equipe de marketing.
Se você conseguir reunir as pessoas certas, obterá uma equipe de marketing experiente que desenvolverá, adaptará e executará facilmente estratégias de marketing complexas que fornecerão os resultados necessários.
Como empreendedor, você provavelmente terá uma agenda muito ocupada, portanto, ter uma equipe técnica trabalhando em suas estratégias de marketing é, certamente, o caminho a percorrer.
Realiza campanhas de e-mail marketing
O marketing por e-mail nunca envelhece e ainda é uma das campanhas de marketing mais fáceis de configurar e executar, principalmente quando é possível usar um criador de landing page.
Se você fizer tudo de maneira correta, os benefícios de uma campanha de e-mail marketing sobre leitor RFID bem executada podem ser muito satisfatórios, mas não espere que seja uma tarefa fácil.
Para que os resultados sejam positivos é preciso segmentar o público certo, enviar a mensagem de acordo com o feedback e promover o produto da maneira correta. Com isso você poderá ganhar novos seguidores.
Uma boa dica de marketing é usar e-mails para promover um concurso, evento ou sorteio, pois pode atrair rapidamente a atenção de muitas pessoas.
Além disso, a ação pode ter um custo relativamente baixo, desde que a estratégia de inbound marketing esteja em funcionamento a partir das landing pages e a segmentação esteja realmente qualificada.
Segmente o público adequado
Você não pode esperar um impacto positivo em todos que tenta alcançar.
É por isso que as campanhas de marketing, especialmente quando se trata daquelas que são voltadas para startups, devem atingir um público específico.
Alcançar todas as massas pode custar muito dinheiro e pode não entregar os resultados desejados. No entanto, se conseguir atingir o público certo, terá resultados muitos melhores em termos de sucesso e atenção.
Depois de preparar seu produto ou serviço, você deve decidir quais critérios usar para segmentar seu público, e até mesmo encontrar nichos a partir da construção de um buyer persona, que ajuda a desenvolver as estratégias de marketing direcionados para o consumidor mais adequado.
Nunca subestime a força das redes sociais
As redes sociais são parte essencial de uma estratégia de marketing digital bem definida. Toda tática que envolve essas plataformas, quando bem-sucedidas, depende de uma boa interação entre marca e cliente.
Digamos que você tenha um negócio de pirômetro digital, será necessário registrar sua marca nas mídias sociais mais adequadas, como o Linkedin para se relacionar com outros empreendimentos ou redes mais jovens para a oferta de serviços de tecnologia. Assim, é necessário ter uma página comercial envolvente e ativa nas mais variadas plataformas digitais, entre as quais:
- Facebook;
- Instagram;
- Twitter;
- Youtube.
Essas plataformas são diferentes entre si, e precisam ter o conteúdo adaptado conforme o usuário final e o seu próprio consumidor.
Inclusive, é importante ressaltar que você deve interagir com seus seguidores regularmente, e assim manter a atenção e o interesse de quem acessa suas páginas.
Seja rápido para responder a tweets e comentários no Facebook, e seus seguidores certamente vão gostar muito da sua marca.
Grande nem sempre é bom
Muitos empreendedores, mesmo aqueles que já estão há algum tempo no mercado, pensam que a melhor maneira de progredir é investir muito dinheiro em uma grande campanha de marketing.
No entanto, gastar todo o orçamento em uma única campanha pode ter um impacto muito negativo nas finanças, e o pior é que não há garantia de que você alcançará os resultados desejados.
Por isso, certifique-se de criar campanhas da sua empresa conforme o orçamento e especificidades do negócio, como criar um banner de desentupimento 24 horas, caso essa for a sua área, que sejam razoáveis – e não preste muita atenção se forem grandes ou que exijam um aporte financeiro muito alto.
Caro nem sempre significa que é o melhor para a sua startup, o que significa que é muito melhor implementar campanhas de marketing que sejam intrigantes e despertem o interesse dos usuários e que sejam estratégicas para o segmento certo.
Por exemplo, organizar e participar de eventos e feiras corporativas, ou mesmo concursos que premiam os clientes, é uma maneira simples e de custo acessível que permite alcançar um grande público.
Torne-se uma marca de sucesso
Um dos principais objetivos de toda startup deve ser construir uma marca reconhecida, mas isso pode demorar um pouco mais do que se imagina.
O processo envolve a implementação de uma ampla gama de estratégias e técnicas de marketing cujo objetivo é popularizar seu produto. Vende um curso de bombeiro civil? Então, transforme-o em um nome para admirar.
Basicamente, construir uma marca significa não apenas ser um nome popular na área em que a empresa está inserida, mas ser reconhecido como um especialista no campo dos negócios.
Networking deve ser uma prioridade
Tente se conectar com as pessoas sempre que tiver a chance. Pratique suas habilidades de fala, pesquise os lugares que você planeja visitar e nunca tenha vergonha de iniciar uma conversa.
Entrar em contato com as pessoas, falar com elas, ouvir as opiniões, não importa se você tem um hospital veterinário 24 horas ou um serviço de cabeamento estruturado e interagir levará você rumo ao sucesso.
Além de ajudar você a popularizar sua marca, também poderá ajudá-lo a construir boas parcerias comerciais.
Construa parcerias empresariais
Ter sucesso por conta própria não é fácil, especialmente quando a marca não está consolidada no mercado.
No entanto, construir parcerias certas e formar relacionamentos fortes com alguns dos grandes nomes da área em que atua pode ajudar, de forma significativa, a implantar as estratégias de marketing.
Determine quem são os líderes do setor em sua área de atuação e certifique-se de se aproximar deles de alguma maneira.
Parcerias estratégicas e robustas podem levar você a um longo caminho, e a melhor parte é que elas não exigem nenhum investimento.
Mantenha-se profissional
Sua empresa não é a única que precisa ser comercializada. O marketing de si mesmo também é importante e por isso é necessário tomar medidas para se portar profissionalmente aos olhos dos concorrentes e potenciais seguidores.
Comporte-se como um empreendedor de uma startup, diga as palavras certas, vá aos lugares que agrega valor à sua pessoa e à sua marca, e isso o tornará uma das entidades confiáveis em seu campo de negócios.
Ofereça teste gratuito
Mesmo estando há algum tempo no mercado sua startup ainda não decolou? Ainda não construiu uma reputação?
Por exemplo, se sua empresa realiza gestão de condomínios, ofereça testes gratuitos do seu produto ou serviço, pois essa é uma forma interessante e elegante de alcançar um público mais amplo e garantir seus clientes em potencial.
Em um primeiro momento, a ideia de oferecer algo gratuito pode parecer estranha, mas os retornos potenciais certamente podem ser recompensados no futuro.
Conclusão
Sempre faça o seu melhor em todas as tentativas de deixar uma impressão duradoura própria e da sua empresa, para melhor consolidação da marca.
Fale sobre suas ideias, as tecnologias e técnicas que são implementadas no dia a dia, abra espaços de debate sobre as notícias recentes na área em que atua e se esforce para provar que você está entre os melhores especialistas em sua área.
Surpreenda as pessoas de uma forma que as faça lembrar de você, da sua loja de bicicleta, por exemplo, e da sua marca pelo maior tempo possível.
Seja diferente e pense fora da caixa. É assim que muitas startups alcançam o sucesso e se destacam naquilo que se propõem a fazer. E fazem toda a diferença a partir das dicas de marketing digital.
*Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.