Muitas pessoas falam que vão investir no “Tesouro Direto”. Tecnicamente isso não está 100% certo, já que o Tesouro é divido em 3 partes (Selic, IPCA+, PRÉ FIXADO). 3 tipos de investimentos que funcionam de formas completamente diferentes.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Quando pensamos em Tesouro Direto, devemos pensar também em governo e conservadorismo. Essa Modalidade é considerada a mais conservadora do pais. Afinal, para o Tesouro falir o governo estaria falido e tudo estaria quebrado. Ou seja, comércios, bancos, bolsa… nada estaria funcionando corretamente.
Hora de sair da poupança
O título mais conhecido do Tesouro Direto é o Tesouro Selic. Como o próprio nome diz, ele rende a Taxa de juros anual Selic. Esse investimento tem características muito interessantes:
- liquidez diária
- rende diariamente
- pode ser uma boa opção para reserva de emergência devido a sua segurança e liquidez
Mas e a poupança? A poupança rende 70% da taxa Selic. Ou seja, por mais que o Tesouro Direto tenha um desconto de imposto sobre lucro, ele ainda rende acima da poupança.
Vale Lembrar que se você deixar seu dinheiro investido por pelo menos 1 mês, você não terá cobrança de IOF. Sobre a taxa custodia, se o seu capital for menos de R$10.000 também será isento dessa taxa.
Já o imposto de renda sobre o lucro, quanto mais tempo deixar seu dinheiro investido, menor o desconto do imposto. Observa a tabela regressiva de IR abaixo:
Lembrando que sua reserva de Emergência, como o próprio nome já diz, deve ser usada somente para emergências. Dessa forma, quanto menos você tirar, menor imposto será descontado. Então, não serve para o dinheiro que você usa no dia a dia ou algum tipo de capital de giro.
Quanto ter de Reserva?
A ideal quantia para a reserva de emergência recomendada pelos Educadores Financeiros é de 6 meses (em caso de emprego mais estável) ou 12 meses do seu custo de vida.
Ou seja, vamos supor que seu gasto fixo é de R$ 2000 no mês. Sua reserva deveria ser de 12mil ou 24mil reais.
Devemos lembrar que esse tipo de investimento não foca em rentabilidade. É apenas um dinheiro que precisa existir em caso de surpresas financeiras, assim você não vai cair em dividas.
Por isso, um erro comum no mundo dos investimentos é ter mais reserva do que necessário. Sua Reserva não vai te fazer alcançar a liberdade financeira. Sendo assim, você precisa diversificar e encontrar novas alternativas de investimentos.
Exemplo é investindo em investimentos alternativos:
Aprendemos sobre Tesouro Selic, mas e os outros tipos de Tesouro? Vamos aprender no vídeo abaixo tudo sobre Tesouro Direto e veja na pratica como se pode investir no Tesouro Direto.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs