Healthtech é uma empresa de tecnologia que atua no setor de saúde, oferecendo produtos e serviços inovadores em áreas como consultas, diagnósticos, exames e até gestão hospitalar e de pessoal.
O termo healthtech vem da união das palavras em inglês “health” (saúde) e “tech” (tecnologia) e significa, em tradução livre, “tecnologia da saúde”.
Essas empresas estão revolucionando a forma como as pessoas acessam serviços de saúde em todo o mundo, graças a um atendimento mais ágil e de qualidade, prestado por profissionais de referência em seus campos de atuação.
Existem hoje mais de 900 healthtechs no Brasil, que estão ajudando a ampliar o alcance da medicina do futuro para todas as regiões do país, além de desafogar o sistema público, extremamente saturado pelo aumento de demanda gerado pela pandemia e o encarecimento dos planos de saúde.
Vamos conhecer melhor o que é uma healthtech e por que essas empresas estão crescendo tanto no mercado brasileiro. Os tópicos que vamos abordar são:
O que é healthtech?
Healthtech é um startup da área da saúde que oferece soluções para melhorar o atendimento dos pacientes e a gestão das empresas do setor, através de produtos e serviços que fazem uso intensivo de tecnologia.
Entre as inovações trazidas por essas empresas, podemos citar desde os mais conhecidos aplicativos de saúde e bem-estar até softwares de gestão hospitalar e plataformas de telemedicina, permitindo que um número maior de pessoas tenha acesso a um atendimento de alta qualidade, a preços acessíveis.
Como explica Luzia Sarno, diretora corporativa de TI do Grupo Fleury, em entrevista à Forbes:
O setor das healthtechs tem uma grande abrangência. Estamos falando de startups que atuam em assuntos diversos como marketplaces de saúde, devices médicos, telemedicina, wearables, gestão do paciente e prontuário médico, entre vários outros.
O crescimento das healthtechs brasileiras ganhou impulso durante o período de distanciamento social, quando muitas pessoas passaram a usar seus serviços para não deixar de realizar seus exames de rotina.
Além disso, diversas empresas de saúde tiveram que se adaptar à nova realidade, renovando seus modelos de negócios e oferecendo opções mais acessíveis de acompanhamento dos pacientes, como a telemedicina.
Saiba mais sobre healthtech no Brasil no vídeo abaixo:
Leia mais: Healthtechs unem tecnologia e saúde para oferecer hoje a medicina do futuro
Como surgiram as healthtechs?
O avanço da tecnologia no setor de saúde para prevenção, diagnóstico e tratamento das mais variadas doenças já é uma realidade em países de economia avançada, como EUA e Europa, desde a década de 1980.
No Brasil, o crescimento dessas empresas tem sido cada vez maior a cada ano. De acordo com o relatório “Distrito Healthtech Report 2020”, citado pela revista Forbes, em 2018 havia no país cerca de 250 startups de saúde. Em 2020, esse número saltou para quase 545, um incrível salto de 118% em apenas dois anos.
Quantas healthtechs existem no Brasil?
Dados mais recentes citados pela Distrito mostram que, em 2021, o número de empresas de tecnologia da saúde continuou crescendo forte e hoje já existem mais de 900 companhias do mercado de healthtech em operação.
Entre suas principais áreas de atuação, podemos citar:
- Consultas, procedimentos e exames de diagnóstico;
- Telemedicina e assistência remota;
- Planos de saúde;
- Sistemas de administração hospitalar;
- Softwares de gestão de pessoal;
- Equipamentos laboratoriais;
- Aplicativos de saúde e bem-estar, etc.
São muitas as startups de saúde que têm se destacado ultimamente no país, sendo as mais importantes a rede de clínicas médicas Dr. Saúde, a fornecedora de planos de saúde Alice e a empresa que faz aplicação de vacinas em domicilio Beep Saúde.
Além delas, podemos citar também:
- Biologix, que atua no diagnóstico de apneia obstrutiva do sono;
- Doc24, plataforma de telemedicina que usa inteligência artificial;
- Glucogear, startup focada no controle da diabetes;
- Intutive Care, plataforma de gestão hospitalar.
Como é o mercado de healthtechs?
O Brasil é um dos países que mais gastam com saúde no mundo, destinando cerca de 10% do seu PIB para o setor.
A iniciativa privada na saúde brasileira é extremamente forte e responde por mais de 5% do PIB nacional, o que mostra como esse setor é robusto e registra demanda crescente, mesmo em épocas de crise e incertezas.
Esse cenário cria um ecossistema fértil em inovação, já que a necessidade de integrar a tecnologia aos serviços de saúde é uma das formas de aumentar a eficácia dos tratamentos e melhorar a experiência dos usuários.
Isso explica porque têm crescido tanto os investimentos no segmento healthtech. Nos últimos anos, houve um aumento de quase 400% no número de aportes destinados a essas empresas, cujo valor de mercado não para de subir a cada ano.
Leia mais: Empresas de saúde na bolsa: saiba por que elas estão entre as maiores do país
Por que investir em healthtechs?
Por isso, investir em empresas de tecnologia da saúde é uma forma muito inteligente de ter exposição a um setor extremamente dinâmico e pulsante, principalmente em um país com muitas carências quando o assunto é atendimento médico de qualidade.
E investir diretamente em projetos de tecnologia na saúde nunca foi tão fácil através do crowdfunding, modalidade de investimento coletivo regulada pela CMV e que permite a um grupo de pessoas financiar ou se tornar sócio de projetos do seu interesse, com muita segurança e rentabilidade.
Entre as melhores plataformas de crowdfunding para investir em projetos do setor está a Bloxs, eleita pela Daily Finance como uma das 100 startups brasileiras de maior destaque.
Para ter acesso a oportunidades imperdíveis no segmento, basta você se cadastrar gratuitamente em nossa plataforma e ter acesso a captações com potencial de entregar resultados incríveis aos investidores em pouco tempo.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs