O mercado de cannabis legal vem passando por profundas transformações em todo o mundo, com a ampliação do seu uso não recreativo e, nos próximos anos, sua expansão será de tirar o fôlego: 27,8% em taxa de crescimento anual composta, segundo especialistas.
Sem dúvida, é um mercado extremamente promissor e que oferece um terreno fértil para a inovação em suas mais diversas áreas, como medicamentos, cosméticos, alimentos, bebidas, tabaco, entre muitas outras.
O valor do mercado da marijuana legal no mundo já atingiu a incrível marca de quase 10 bilhões de dólares só no ano passado, graças ao rápido avanço da legislação sobre seus usos nas principais economias. A América Latina ainda caminha a passos lentos, mas representa um imenso mercado potencial, que pode movimentar 824 milhões de dólares nos próximos cinco anos.
Não vai demorar muito para vermos o crescimento fantástico de startups brasileiras nesse mercado altamente promissor, que pode revolucionar, em pouquíssimo tempo, o cenário de investimentos em nosso país.
Se você quer saber mais sobre o mercado da maconha legal no Brasil e no mundo, fique com a gente e confira mais sobre os seguintes tópicos:
Uma planta polivalente e um mercado altamente promissor
A cannabis sativa é uma planta extremamente versátil e oferece benefícios que vão muito além da área medicinal e farmacêutica, aumentando o poder nutricional de alimentos e até a eficiência de tecidos de alta performance.
A legislação em torno do seu uso legal vem avançando a passos largos em todo o planeta, destravando linhas de financiamento e abrindo frentes de pesquisa extremamente promissoras.
E, como não poderia ser diferente, esse mercado bilionário está atraindo empresas altamente inovadoras, que querem usar a tecnologia para ampliar o acesso aos seus benefícios e potencializar ainda mais a aplicação dessa planta polivalente, ainda mal compreendida pelo grande público.
As possibilidades de inovação no setor são inúmeras e não se resumem apenas aos usos conhecidos da cannabis e dos canabinoides. De acordo com um relatório do Green Hub:
Empreendedores veem a cannabis como uma fonte de produtos têxteis, óleos, terpenos e uma planta importante – agrícola e ambientalmente – para resistir à erosão do solo e condições de estresse abiótico.
O setor que mais vem avançando em pesquisa e desenvolvimento de produtos comerciais é o farmacêutico, mas a cannabis também tem um potencial enorme de aplicação na agricultura e indústria têxtil, sem falar em sua variada utilização em cosméticos, bebidas, alimentos, tabaco, etc.
Na imagem abaixo, podemos ver as principais linhas de pesquisa, desenvolvimento e inovação em cannabis:
Terreno fértil para a inovação
A segmentação do mercado da maconha legal é bastante variada e abre espaço para muita inovação, em termos de processos e produtos comercializáveis, já que a planta tende a atrair cada vez mais a atenção do público com a flexibilização gradual do seu uso.
Entre suas principais áreas, além da medicinal e recreativa, podemos citar:
- Cultivo: etapa que exige controles rígidos de qualidade para o abastecimento dos demais mercados da planta e que tende a atrair investimentos crescentes em pesquisa e inovação. O cenário atual mostra que a Europa tende a despontar nesse segmento, com destaque para Alemanha, Itália, Holanda, Dinamarca, Portugal e Grécia.
- Manufatura e produção: os países que investirem mais em tecnologia terão protagonismo neste segmento, que já conta com players de peso no Canadá e EUA e atrairá muito capital em tecnologia de processamento pós-cultivo.
- Pesquisa e desenvolvimento: segmento essencial para a criação de novos produtos e ampliação dos usos da cannabis nos mais diversos ramos de mercado. Os EUA concentram quase metade da pesquisa que é feita hoje no mundo, mas a Europa e a China devem ganhar espaço com o crescimento do mercado nos próximos anos.
- Bens de consumo: a flexibilização do uso da maconha legal causará um “boom” extraordinário em produtos e serviços baseados na planta e no seu forte apelo como diferencial de marca.
Avanço da legislação brasileira
Está em discussão na Câmara dos Deputados o projeto de lei 339/15 que prevê o cultivo legal da cannabis sativa em território nacional para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais.
A comissão especial que analisou a proposta já aprovou um parecer favorável à legalização da marijuana, levando em consideração as seguintes condicionantes, de acordo com o portal da Câmara:
O plantio poderá ser feito apenas por pessoas jurídicas (empresas, associações de pacientes ou organizações não governamentais). Não há previsão para o cultivo individual. Seguirão proibidos cigarros, chás e outros itens derivados da planta.
Mercado de cannabis no Brasil é um dos mais promissores do mundo
Apesar do relativo atraso regulatório do Brasil em relação às principais economias do mundo, a abertura do mercado de cannabis legal por aqui permitirá que grandes players e, principalmente, startups que atuam nos mercados de cosméticos, bebidas, alimentos, têxteis, bens de consumo variados, além da área medicinal e farmacêutica, cresçam e atraiam cada vez mais investimentos com o passar do tempo.
Como ressalta o Green Hub:
Temos tecnologia suficiente para criar produtos de ponta, resultando na geração de empregos, arrecadação de impostos, promoção de melhoria de vida a milhares de pessoas. Cidadãos saudáveis impactam menos os sistemas públicos de saúde.
Para que todo esse potencial se concretize, é preciso que os investidores tenham mais segurança jurídica para se posicionar com visão de longo prazo, já que as oportunidades de inovação no país são inúmeras e podem gerar resultados exponenciais em um mercado que tem tudo para ser um dos maiores do mundo.
O mercado da cannabis no Brasil ainda é incipiente, mas já conta com empresas e instituições sérias de pesquisa, focadas em proporcionar ao nosso público todos os benefícios que essa planta multifacetada tem a oferecer além da área medicinal.
Se você quer ficar por dentro das novidades do setor de cannabis para investimento e saber tudo sobre investimentos alternativos, não pode deixar de se cadastrar gratuitamente em nossa plataforma e acessar o que há de melhor em projetos diretamente ligados à economia real.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs