A gestão de uma empresa é formada por diversos setores que, até mesmo internamente, possuem divisões próprias, como é o caso da contabilidade financeira e contabilidade administrativa.
Vale entender melhor sobre as diferenças entre contabilidade financeira e contabilidade administrativa, os relatórios administrativos em relação aos relatórios financeiros, e como os empreendedores precisam de ambos os tipos para uma contabilidade de sucesso.
O que é contabilidade financeira?
A contabilidade financeira trata de questões externas de uma empresa, mesmo que em alguns momentos seja utilizada internamente. Ela é comumente usada para compartilhar informações sobre a organização com pessoas de fora..
Nela, dados contábeis reais são coletados para criar demonstrações financeiras que serão compartilhadas com investidores, credores e demais representantes que precisam de acesso a esse tipo de informação.
Para setores públicos, os processos de contabilidade financeira devem seguir um conjunto específico de regras fornecidas pelos princípios contábeis, geralmente aceitos pelo CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e as autarquias regionais.
Elas seguem o padrão contábil adotado pelo CVM (Conselho de Valores Mobiliários), autarquia federal criada sob a Lei 6.385/1976.
O CVM também tem regras adicionais para empresas de capital aberto que devem ser seguidas.
Inclusive, nesse caso, também será necessário se adequar a IFRS (International Financial Reporting Standards), ou seja, as Normas Internacionais de Contabilidade, com exigência em mais de 140 países.
Ao adotar essas normas, quem opera uma organização multinacional precisa trabalhar com um contador familiarizado com a IFRS, pois isso garante que a instituição permaneça em conformidade com todas as regras e regulamentos.
O principal objetivo do CFC é garantir as demonstrações financeiras de empresas. Essa demonstração pode ser feita desde os fabricantes de máquinas e equipamentos industriais até escritórios de advocacia. Esses dados ajudaram para que fosse mais consistente e completasse a análise das informações pelos investidores.
A contabilidade financeira se concentra na geração de lucro e não no sistema geral de como a empresa funciona. Ela é baseada em um plano de contas criado para a empresa.
Sendo assim, atende a procedimentos e políticas estabelecidas para as transações e o devido lançamento, com o objetivo de criar demonstrações financeiras para o período estipulado para apresentação.
O processo de contabilidade financeira também inclui tarefas de rotina, como criar faturas e rastrear saldos de contas a receber.
Precisa de Crédito?
Abra sua conta na Bloxs e capte até R$ 150 milhões de forma simples, rápida, e digital.
As demonstrações financeiras são devidas no final dos períodos contábeis, geralmente de forma:
- Mensal;
- Trimestral;
- Semestral;
- Anual.
Os relatórios de contabilidade financeira incluem o balanço patrimonial, a demonstração de resultados e a demonstração de fluxo de caixa.
- Balanço Patrimonial
Trata-se de um instantâneo das finanças da empresa, ou seja, como está o balanço patrimonial atualmente.
Ele lista os ativos que a empresa possui e as dívidas que deve naquele momento específico.
A frequência com que esses relatórios são produzidos depende do modelo de negócios. Por exemplo, se houver grande movimentação de dinheiro, pode-se obtê-los diariamente.
No entanto, se for uma empresa relativamente pequena, o melhor é que o relatório seja produzido a cada trimestre, ou conforme a necessidade sentida.
- Demonstração de resultados
Também conhecida como demonstração de lucros e perdas, ela mostra o quão lucrativo o negócio foi para o período contábil.
Mostra quanto dinheiro foi ganho e quanto se gastou em diferentes pontos de crescimento e investimento empresarial.
- Demonstração de fluxo de caixa
Este documento geralmente é preparado apenas para empresas que usam o método de contabilidade de competência.
Assim, a demonstração de resultados de uma empresa pode incluir transações que ainda não foram concluídas, mas são estimadas.
Para compreender melhor, imagine que uma fornecedora de galpões de lona deseja realizar essa demonstração.
Neste caso, ela pode incluir receitas que a empresa ainda não recebeu e despesas que foram cobradas e negociadas, mas ainda não foram efetivamente pagas.
Cabe ressaltar, contudo, que se uma empresa usa o método de contabilidade de caixa para registrar as despesas à medida que são recebidas e pagas, ela não precisa necessariamente dessa declaração.
Seguir o CFC não é obrigatório para empresas de capital fechado, mas muitos credores podem considerá-lo de forma favorável.
A maioria das instituições financeiras exigem demonstrações anuais em conformidade com CVM como parte de cláusulas de dívida ao emitir um empréstimo comercial.
Precisa Captar até R$ 150 Mi sem a Burocracia dos Bancões?
Abra sua conta gratuita na Bloxs e fuja do mais do mesmo!
O que é contabilidade administrativa?
A contabilidade administrativa se refere às finanças e às tarefas contábeis que envolvem as necessidades internas de uma empresa, por meio de processos próprios para contabilizar transações comerciais.
O foco principal são as necessidades internas de um empreendimento comercial ou negócio empresarial.
Assim, a partir do momento que há a notificação de que uma das contas/clientes está fechando o negócio e não precisará mais do serviço de segurança remota, por exemplo, é a contabilidade administrativa que ajuda a desenvolver um plano para compensar a perda.
Para isso, ela analisa todos os sistemas da empresa e revisa os processos para encontrar gargalos na operação, buscando melhorar os lucros e eliminar problemas.
Nesse contexto, as informações que os contadores administrativos descobrem sobre um fabricante de amaciante orienta as decisões de negócios em alguns aspectos da empresa.
Para isso, esses profissionais devem entregar o trabalho diretamente a gerentes e líderes tomadores de decisão da organização.
Os relatórios de contabilidade administrativa cobrem projeções futuras, e que estão relacionados a diversos pontos, como:
- Custo dos produtos e serviços;
- Divisões de categorias;
- Orçamento;
- Relatórios de desempenho.
Os relatórios de desempenho comparam os orçamentos com os resultados reais e ajudam as empresas a determinar quão bem as iniciativas atingiram os objetivos pretendidos.
Os contadores administrativos produzem demonstrativos de lucros e perdas, relatórios de custos de trabalho, orçamentos operacionais, entre outras atividades.
Esses relatórios são destinados para operações internas que ajudam a orientar a tomada de decisões em toda a empresa e nos níveis de departamento ou setores produtivos.
A diferença entre essas duas contabilidades
A contabilidade administrativa é usada apenas para fins internos, mas a contabilidade financeira fornece informações baseadas em padrões contábeis.
Além disso, enquanto a contabilidade financeira analisa dados históricos, a contabilidade administrativa geralmente olha para o futuro.
Por conta disso, por mais que sejam aspectos importantes em ambos, a exatidão e precisão de números e dados se mostram ainda mais determinantes para a contabilidade financeira.
Isso ocorre porque a contabilidade administrativa se concentra em estimativas e não em fatos, contribuindo para as previsões dos negócios, seja uma fábrica de fritadeira a gás ou uma prestadora de serviço de manutenção, o que possibilita mensurar a viabilidade de um novo investimento, por exemplo.
Outro fator que demanda atenção quanto às diferenças entre os processos está o fato de que as demonstrações financeiras são devidas no final de um período contábil, sendo cruciais no processo financeiro.
Enquanto isso, os relatórios administrativos são emitidos com mais frequência para que os gestores tenham informações relevantes sobre o negócio, possibilitando que reajam mais rapidamente.
Mais ainda, de modo geral, a contabilidade financeira foca na geração de lucro. Em contrapartida, a contabilidade administrativa se concentra na melhoria de processos e eficiência para obter mais lucro.
A contabilidade financeira analisa o negócio como um todo, mas os relatórios administrativos analisam o negócio em um nível mais detalhado.
Por exemplo, pode-se obter relatórios de lucros por produto ou linha de produto, ou por cliente, ou até mesmo por região geográfica.
Desse modo, os relatórios financeiros da empresa de esquadria de alumínio sob medida são agregados, generalizados e concisos.
Os relatórios da contabilidade administrativa, no entanto, são altamente técnicos, específicos e detalhados.
Muitas vezes, eles também são experimentais, pois são usados para ajudar as empresas a encontrar sua vantagem competitiva. Por causa disso, muitas das informações podem parecer confusas ou irrelevantes para pessoas de fora.
Ao comparar a contabilidade financeira com a contabilidade gerencial, muitas vezes se descobre que a maioria das empresas usa as duas, mesmo que não percebam.
Ficar de olho na saúde financeira da empresa é fundamental o tempo todo, não apenas na hora de buscar um empréstimo empresarial ou considerar a introdução de uma nova linha de produtos.
Assim, conciliar ambos os aspectos é necessário para manter o desenvolvimento sustentável do negócio e aprimorar as práticas diárias.
Busca Recursos no Mercado de Capitais?
Deixe o nosso algoritmo encontrar investidores para você!
Vantagens e considerações sobre as contabilidades
A contabilidade financeira e contabilidade administrativa têm alguns pontos em comum. Ambas precisam ter números precisos para trabalhar.
A primeira, para atender aos padrões exigidos pelo poder executivo, legislativo e judiciário, para ser considerada precisa e estar em conformidade com os regulamentos.
No entanto, a segunda tende a usar como base para criação de orçamentos e estimativas de negócios, podendo oferecer opções populares para atendimento de todas as as classes econômicas, aplicando, por exemplo, planos em sua clínica de vasectomia.
A contabilidade administrativa tem como vantagem ser um solucionador de problemas, e no caso da contabilidade financeira, ela mostra exatamente o que uma empresa realizou, em questão de capital monetário, até o momento.
Na maioria das empresas, ambas as contabilidades são usadas simultaneamente para criar um empreendimento mais eficiente e lucrativo.
Embora a empresa possa usar softwares pré-definidos para assinatura digital, como fazer para rastrear as atividades de contabilidade financeira e etc, provavelmente precisará usar outros recursos, como ferramentas de orçamento ou planejamento na contabilidade administrativa para tornar as ações mais eficazes e o controle mais facilitado.
Conclusão
A contabilidade financeira e contabilidade administrativa são amplamente empregadas nos mais variados modelos de negócios, cada qual com as características próprias e voltadas a atender necessidades específicas dos empreendimentos.
Dessa maneira, fica mais fácil compreender que ambas são necessárias para um desenvolvimento sustentável. Contudo, a contabilidade financeira se mostra mais útil quanto à manutenção adequada de registros dentre inúmeras transações comerciais.
Além disso, facilita a comparação do desempenho de dois períodos de uma marca ou entre entidades distintas.
Com isso, é possível avaliar, por exemplo, qual a produção de um serralheria que fabrica porta de enrolar automatica e qual a venda dentro dos meses subsequentes a essa produção, verificando se os valores de entrada e saída estão adequados para a obtenção de lucro.
Por outro lado, a contabilidade administrativa se encaixa quando é preciso fazer uma análise de desempenho para fazer a estratégia necessária, ou formular políticas para que a organização possa ter sucesso no mercado, de uma forma geral.
Enfim, trata-se de encontrar um melhor gerenciamento de gastos, automação de processos de compras e finanças, com foco na redução de riscos financeiros e promoção de melhorar a receita e o lucro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.