Dizem por aí que o Brasil começa a funcionar depois da Quarta Feira de de Cinzas.É uma data importante no calendário católico e marca a abertura da Quaresma, período de 46 dias que antecede a comemoração da Páscoa.
Se você estava off esses dias, possui posição em Bolsa e deixou de lado as notícias e os dados de mercado, trago um conselho (…)
“RESPIRE FUNDO. TUDO PASSA”
O coronavírus acertou em cheio os mercados na última segunda e terça feira causando uma forte aversão a risco culminando em um grande “sell off” nas Bolsas mundo afora. Nesse período, por conta do feriado do carnaval, nossa Bolsa estava fechada o que está gerando uma grande expectativa para a reabertura dos mercado hoje às 13h.
Não temos como prever o futuro ( nem queremos ) mas ao que tudo indica o dia será de PÂNICO por aqui por conta do fechamento dos SPREADS entre o mercado local e o mercado internacional.
Muitas empresas listadas na B3 também são negociadas em mercados internacionais, uma espécie de “espelho” dos ativos originais, logicamente altamente correlacionados. Nos Estados Unidos esses papéis são chamados de ADRs – American Depositary Receipts – e essa é a principal representação internacional adotada pelas principais empresas de capital aberto do Brasil.
O Dow Jones Brazil Titans 20 ADR, que compila o desempenho dos 20 ADRs brasileiros mais líquidos no mercado americano, teve queda de 4,81% na segunda-feira e baixa de 1,99% na terça, acumulando baixa de 6,71% em apenas duas sessões.
Crises, mini crises, eventos improváveis, sempre vão acontecer essa é a única certeza que temos. O que não sabemos é quando. Vou além, a volatilidade é BOA para o sistema, faz bem e gera oportunidades.
No dia 27/01, quase um mês atrás, escrevi um artigo intitulado de “ALERTA CORONAVÍRUS”, onde tratamos do possível ( hoje real) impacto da crise nos mercados. Fomos além, expandindo a análise para potenciais “Cisnes Negros” e como estes podem afetar seus investimentos.
Se você possui ações, seja diretamente seja via fundos, provavelmente seu portfólio vai sentir e, como sabemos, não há nada de anormal nisso.
Se você já é um investidor da Bloxs, já sabe da importância que damos a diversificação e a inclusão de investimentos alternativos não correlacionados com o sobe e desce do mercado para obtenção de um retorno consistente no longo prazo investindo em projetos de lastreados na economia real como “energia”, “florestas”, “real estate”, etc.
Se ainda não é, FAÇA O SEU CADASTRO para ter acesso às oportunidades assim que elas forem disponibilizadas.
Esse momento de turbulência vai passar. Todos passam. Uns lucram com isso, outros sobrevivem e muitos ficam pelo caminho. Com ressaca, um pouco tonto, trabalhamos para ficarmos ( você e eu ) no primeiro grupo.
Vamos em frente!