[CAOS NOS MERCADOS] Como estamos encarando por aqui…

O meu último texto para você, foi na quarta-feira de cinzas com o tema, RESSACA DO CARNAVAL COM CORONAVÍRUS.   

Naquela ocasião alertamos nossos investidores para os potenciais reflexos no mercado financeiro local proveniente dos impactos do vírus nos Estados Unidos e principalmente na Europa.  

Ontem, segunda-feira 09/03, o mercado entrou em modo PÂNICO.  O Ibovespa encerrou o pregão com a maior queda diária em mais de 20 anos, reflexo do tombo histórico nos preços do petróleo, que chegaram a cair mais de 30% em meio à guerra de preços entre Rússia e Arábia Saudita. 

 O baque foi repentino e forte. Não podemos ignorar.   

Tampouco deixaremos de dizer que esse tipo de movimento é algo que SEMPRE vai acontecer.   

Eles mudam de nome, mudam os atores. mudam a natureza, mas sempre ocorrem.   

Há um ditado no mercado cunhado por Milton Friedman que nos ensina que “não existe almoço grátis”, ou seja, para ter retornos superiores aos míseros 1% a.a. de juro real, em tese, temos que correr mais riscos e com ele o seu preço.   

Discordando, ou melhor, complementando o ensinamento de Friedman, Harry Markowitz pontua sobre o tão famoso “almoço”.  

“A diversificação é o último almoço grátis disponível”.  

Por isso, costumamos dizer que a diversificação é o caminho. Um portfólio diversificado composto por diferentes classes de ativos (Bolsa, Fundos, Multimercado, Câmbio, etc) e principalmente com ativos reais não correlacionados, é uma arma muito poderosa rumo a retornos consistentes.  

Essa estratégia não é uma fórmula mágica secreta. Os grandes investidores institucionais como o ENDOWMENT DE YALE e FAMILY OFFICES já aplicam a risca essa cartilha faz bastante tempo. 

Em e-mail enviado em janeiro para todos os nosso investidores, falamos de forma detalhada acerca desse tema, onde trouxemos tambèm a possibilidade da ocorrência de um CISNE NEGRO (a la Taleb)  que ilustramos, na ocasião, com uma – pouco provável –  saída de Paulo Guedes do governo. Guedes não saiu. Mas veio o COVID-19 e a CRISE DO PETRÓLEO. 

Enquanto o mundo (financeiro é claro) está sangrando,vemos projetos com lastro na economia real a todo vapor… A floresta de eucalipto está lá no Mato Grosso do Sul crescendo dia a dia e não ficará gripada. A Usina Solar está gerando energia, o empreendimento imobiliário segue vendendo apartamentos (…) O fato de não ter uma painel de cotação e um botão de venda nesses empreendimentos os torna resilientes e aversos ao pânico natural das multidões cujo ímpeto animalesco é FUGIR, ou no caso dos mercados, VENDER.  

Vamos a um exemplo prático. 

Invisto em todas a nossas ofertas colocando a “Pele em jogo” como gostamos de dizer por aqui e ontem, em meio a um noticiário carregado, eis que meu investimento no projeto do MOTEL DROPS em Brasília gerou frutos. 

Investi R$ 10.225,00 no projeto em 19/08/2019 e ontem, eu e mais de 50 investidores, recebemos o pagamento do JUROS SEMESTRAL do projeto que foi pago diretamente em minha conta corrente.  

Adotar uma estratégia de diversificação com esse tipo de ativos NÃO mais é um RECURSO EXCLUSIVO das grandes fortunas. Te dar acesso a esse tipo de investimento é o propósito e razão de existir da Bloxs Investimentos Alternativos. Só depende de você.  


Para tirar todas as suas dúvidas sobre nossa plataforma, tipos de investimento e novas ofertas quero TE CONVIDAR para um WEBINAR ESPECIAL que irei realizar AO VIVO e ONLINE no INSTAGRAM dia 12/03 (quinta-feira) às 19h30.  

Clique AQUI para ser avisado e NÃO PERCA
Abraços,

Felipe Souto

Conteúdos relacionados

Parabéns, agora você faz parte da Lista

Você terá acesso a novos conteúdos e será notificado com exclusividade sobre ofertas relacionadas a esse segmento.