As operações de fusão e aquisição de projetos de energia renovável cresceram 58% no ano passado, mostrando que o setor está bastante aquecido e na mira de grandes players.
Para este ano, a expectativa do Ministério de Minas e Energia (MME) é que a oferta interna de energia elétrica aumente 2,7%, impulsionada pelas fontes renováveis, que devem responder por 90,5% desse crescimento.
E o grande destaque desse avanço será a energia eólica e solar, que apontam para mais um ano de forte expansão e boas oportunidades em um mercado seguro e rentável.
Prova disso é a contínua consolidação pela qual o setor vem passando, com grandes grupos nacionais recalibrando seus portfólios e fundos de investimento ávidos por bons projetos já performados.
Especialistas afirmam que a participação da vertical de renováveis seguirá se expandindo em relação ao setor macro de energia nos próximos, abrindo uma ótima janela de captação para bons projetos que buscam investidores interessados em se posicionar nesse setor estratégico.
Neste artigo, vamos entender melhor por que o número de operações de fusão e aquisição no segmento de energia renovável está crescendo tanto e quais são as oportunidades geradas por essa consolidação.
Os tópicos que vamos abordar são os seguintes:
Fusões e aquisições em alta no mercado de energia renovável
A movimentação no setor de energia renovável continuou intensa no último ano, não apenas com a entrada de novos projetos, mas também com o aumento de fusões e aquisições.
Um levantamento realizado pela Redirection International e divulgado pelo Canal de Energia indica que o volume de operações de M&A registrou uma expansão de 58% em 2022 em comparação com o ano anterior, passando de 31 negociações para 49.
Esse ótimo desempenho acompanha o crescimento das atividades de M&A no setor macro de energia, que também testemunhou um forte avanço nesse tipo de operação, crescendo 81% no ano passado.
De fato, foi um ano bastante aquecido de negociações envolvendo grandes players e também projetos de menor porte, como foi o caso do projeto Arion Geração Solar MG, captado com sucesso pela Bloxs em 2020 e que abriu recentemente uma janela de liquidez para os investidores, com uma rentabilidade de 20% ao ano.
De acordo com o diretor da Redirection Internacional, João Caetano Magalhães:
É um momento interessante para negociações de energia renovável, com mega deals, startups e projetos em diferentes fases de implantação e operação no Brasil. Existem grandes grupos internacionais buscando vender ativos locais e grupos nacionais recalibrando seus portfólios, além dos fundos de investimento que estão bastante ativos no setor.
Para explicar como os grandes gestores avaliam projetos de energia renovável para investimentos, a Bloxs acaba de lançar o guia Lucrando com a transição energética, no qual ouviu especialistas para saber como eles enxergam oportunidades no setor.
Entre os especialistas ouvidos pela Bloxs está Guilherme Sassi, gestor da Navi Capital, que explicou que o setor de energia possui um marco regulatório bastante “testado” no país e apresenta bons níveis de rentabilidade, em especial os projetos de geração distribuída. Em suas palavras:
Mesmo com algumas crises e modificações regulatórias ao longo do tempo, o setor se manteve rentável. Além disso, vimos uma oportunidade interessante na geração distribuída, com uma rentabilidade mais atrativa em comparação com a geração centralizada. A combinação desses fatores, juntamente com a janela de oportunidade trazida pela Lei 14.300, tornou esse setor bastante atrativo para nós.
LEIA MAIS: “Guerra na Ucrânia pode impulsionar hidrogênio verde no Brasil”, diz gestor
O que significa essa consolidação no setor de energia?
O aumento das operações de fusões e aquisições (M&A) no setor de energia é sinal de que o mercado está atrativo para investimentos e apresenta boas perspectivas de crescimento no futuro.
Estudos apontam que as fontes alternativas de energia renovável serão responsáveis por quase 95% do aumento da potência instalada no mundo até 2026. Não se trata, portanto, de um movimento isolado no Brasil, mas uma tendência global que tende a acelerar nos próximos anos.
Isso significa que estamos em uma ótima janela de oportunidade para quem deseja se posicionar estrategicamente em um setor defensivo e que, ao mesmo tempo, está em forte expansão, em especial na energia solar, que deve responder por mais da metade do avanço da energia renovável no mundo.
Somente nos cinco primeiros meses deste ano, foram registradas 16 transações envolvendo empresas de energia renovável, mais de 50% do total de operações feitas no setor como um todo, que chegou a 25 até o final de abril.
Essa movimentação no setor comprova que os projetos de energia renovável estão sendo bastante visados para possíveis operações de aquisição, dando mais segurança e liquidez aos investidores que desejam entrar nesse mercado.
Para os empreendedores, é sem dúvida uma ótima janela de captação, na medida em que os investidores demonstram grande interesse em se posicionar no segmento e de participar de bons projetos, capazes de entregar valor consistente ao longo dos anos.
Foco no longo prazo
De acordo com Felipe Souto, CEO do Grupo Bloxs, ecossistema de investimentos alternativos e soluções de acesso ao mercado de capitais para pequenas e médias empresas de diversos setores, inclusive energia renovável:
Esse aumento das operações de M&A no setor de energia, com destaque para o segmento renovável, é um indicativo claro de que os players estão buscando economias de escala, mesmo em um ambiente desafiador. Seu foco está voltado para o longo prazo, já que as perspectivas para o setor são extremamente positivas, fazendo com que o ambiente atual de juros e crédito apertado fique em segundo plano.
Além disso, Felipe explica que esse movimento mostra que as empresas do setor estão buscando aumentar sua participação de mercado e fortalecer sua posição competitiva, permitindo que aumentem suas vantagens competitivas e enfrentem melhor períodos econômicos adversos.
O fato de que os participantes estão enxergando boas oportunidades de investimento em um mercado que não mostra sinais de recuo diante do forte aperto monetário implementado nos últimos anos é a prova cabal, na visão de Felipe, de que a estratégia agora é melhorar a eficiência operacional e aproveitar sinergias.
Ao combinar recursos, conhecimentos e tecnologias, as empresas podem reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar sua rentabilidade.
Expansão para novos mercados
Não se pode destacar ainda a entrada de novos agentes no segmento de energia renovável, com foco em projetos já performados, especialmente em energia eólica e solar.
O guia Lucrando com a transição energética, lançado recentemente pela Bloxs, mostra que diversos fundos de investimento encaram o segmento de geração distribuída como a nova frente de crescimento de oferta de energia no país e deve ganhar cada vez mais relevância em nossa matriz elétrica.
Isso porque o segmento conta com incentivos para crescer, apresenta baixo custo de entrada e operação, em comparação com outros segmentos de energia, e ainda apresenta bons níveis de rentabilidade, na medida em que cada vez mais famílias e empresas querem se ver livres do mercado cativo.
Trata-se, portanto, de uma estratégia estratégia que visa capturar novas oportunidades de crescimento, aumentar a base de clientes e ampliar as fontes de receita, com a diversificação de negócios.
Oportunidades para investir e captar no mercado de energia renovável
A expectativa de retorno financeiro desses empreendimentos é muito atraente e vem gerando ótimas oportunidades de captação para empresas de pequeno e médio porte que desejam participar desse crescimento.
A Bloxs Crowdfunding, por exemplo, plataforma de investimentos coletivos do Grupo Bloxs regulada pela CMV, já realizou diversas captações para projetos de energia renovável nos últimos anos, com destaque para a construção de usinas solares fotovoltaicas.
Atualmente está aberta para captação na plataforma o projeto B-Energy – Energia Solar I, com a proposta de oferecer aos investidores uma fonte segura de renda passiva por várias décadas, com um retorno de 15,29% ao ano acima da inflação.
O Grupo Bloxs possui soluções completas para empreendedores que desejam aproveitar o grande interesse dos investidores por energia renovável, oferecendo soluções completas de acesso ao mercado de capitais, por meio de uma equipe de especialistas no setor.
Por isso, se você deseja captar de R$ 1 milhão a R$ 120 milhões no mercado de energia renovável, a Bloxs tem a solução certa para a sua empresa, desde captações de investimento participativo (crowdfunding) até operações estruturadas, como debêntures, CRIs, fundos de investimento, entre outras.
Cadastre-se agora mesmo em nossa plataforma para ter acesso a oportunidades de investimento ou captação no segmento de energia renovável com um dos ecossistemas de investimentos alternativos que mais crescem no país.