DNVB é uma daquelas siglas características da nova economia, marcada pelo avanço das marcas nativas digitais, ou Digitally Native Vertical Brands, empresas que operam em um ambiente online.
Para que uma marca seja nativa digital, ela precisa ter o controle de todas as etapas do seu processo produtivo, desde a concepção até a disponibilização para o público-alvo.
Uma das características mais marcantes desse tipo de marca é o foco constante em proporcionar uma experiência excepcional ao cliente.
Isso é feito através de um design pensado para atender, de maneira rápida e intuitiva, as necessidades dos clientes, criando uma vivência digital capaz de garantir sua satisfação.
É possível perceber que as DNVBs são empresas que prezam muito pela versatilidade e estão o tempo coletando dados e aprendendo com eles para se relacionar da melhor forma com seus clientes.
Quer saber mais sobre o que é DNVB, como esse tipo de marca nativa digital funciona e quais são seus diferenciais competitivos no mercado?
Então, continue a leitura deste artigo completo e fique por dentro dos seguintes tópicos:
O que é DNVB?
A DNVB (Digitally Native Vertical Brand) é uma marca nativa digital caracterizada pela estrutura vertical e oferta de produtos ou serviços em um ambiente online, o que as faz ter características únicas e grandes diferenciais em relação a empresas convencionais.
De maneira geral, as marcas nativas digitais nascem, crescem e operam em um ecossistema online e seu diferencial está no controle de todos os aspectos do negócio, desde a produção até o atendimento ao cliente, eliminando intermediários e possibilitando uma interação mais direta.
O conceito foi cunhado por Andy Dunn, fundador e CEO da empresa norte-americana Bonobos, focada em oferecer produtos de moda masculina sob medida, de forma totalmente online.
Esse criativo empreendedor começou a cogitar a ideia de criar uma marca online que tivesse controle total sobre todos os aspectos do processo produtivo, desde a fabricação até a experiência do cliente.
O termo acabou sendo popularizado por um artigo publicado por ele em seu blog na plataforma Medium intitulado “The Book of DNVB”, no qual delineou os princípios e características fundamentais que definem as Digitally Native Vertical Brands.
Entre os pontos destacados por Dunn está a importância da verticalidade, isto é, o total domínio da cadeia de valor de uma empresa, evitando intermediários que possam diluir a relação com o cliente e, consequentemente, as margens de lucro.
Outro ponto importante destacado pelo empreendedor foi o foco intenso na experiência do cliente e a capacidade de construir relacionamentos autênticos e diretos com o público-alvo, por meio de um ecossistema digital.
Características e diferenciais de uma DNVB
Como explica Guilherme Danelli, responsável pela Bloxs 88, plataforma de investimentos alternativos e soluções de acesso ao mercado de capitais para startups:
“A DNVB é uma marca que nasce e busca se desenvolver no mundo digital, controlando todo o processo de produção, venda e atendimento do seu produto. Seu grande diferencial é a força da marca própria, a oferta de soluções exclusivas e uma experiência personalizada ao cliente. É muito comum que esse tipo de empresa tenha uma “missão” a ser cumprida, com visão e valores bastante claros, no sentido de gerar um impacto concreto na sociedade. Por isso, é muito comum que consiga atrair consumidores engajados.“
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Exemplos de DNVB
Danelli cita como exemplo de DNVB a própria Bloxs 88 (antiga Bloxs Crowdfunding), que foi concebida como uma marca nativa digital com a missão de preencher duas grandes lacunas que, de certa forma, até hoje caracterizam o mercado de capitais brasileiro.
A primeira delas é o baixo acesso que pequenas e médias empresas tem a essa forma de captação mais eficiente de recursos, fazendo com que se tornem reféns a linhas tradicionais de crédito que, além de burocráticas, são extremamente caras, afetando a competitividade e a capacidade de crescimento das companhias.
“É impressionante, mas 80% do crédito oferecido no país hoje está concentrado na mão de apenas cinco bancos. Para agravar ainda mais a situação, menos de 0,0125% das empresas brasileiras acessam o mercado de capitais. Foi para mudar essa realidade que a Bloxs Crowdfunding nasceu e se consolidou como a maior plataforma de investimentos participativos do Brasil.“
A segunda lacuna é o pouco acesso que os investidores comuns têm a ativos alternativos capazes de entregar retornos bem acima da média dos títulos tradicionais de renda fixa e variável
“Investir diretamente em startups ou projetos de alta qualidade na economia real sempre foi uma espécie de privilégio de grandes investidores, não apenas no Brasil, mas no mundo. Por isso, desenvolvemos uma plataforma para que pequenos investidores pudessem se unir para financiar ou se tornar sócios de empresas com grande potencial de crescimento e geração de resultados.“
De fato, a Bloxs 88 se inspirou no conceito de DNVB para criar uma marca nativa digital no segmento de investimentos alternativos, adotando uma estrutura vertical de pipeline que vai desde a originação e a estruturação de ofertas de investimento até a sua distribuição para o público final.
Mas existem diversos outros exemplos de DNVBs que podemos citar, a fim de exemplificar melhor como as marcas nativas digitais se diferenciam de empresas convencionais que têm operações online nos mais diferentes segmentos, como:
Algumas marcas que são exemplos de DNVBs são:
- Amaro: uma loja de vestuário que oferece experiências personalizadas para seus clientes, controlando todo o processo de produção, venda e atendimento. A Amaro possui lojas físicas chamadas de Guide Shops, onde os clientes podem experimentar as roupas e fazer pedidos online.
- Zissou: uma marca de colchões que tem como slogan “Dormir & Viver”. A Zissou vende colchões em caixas que se adaptam ao corpo e ao ambiente do cliente. A marca também possui um estúdio físico onde os clientes podem testar os produtos e receber orientações sobre o sono.
- Sallve: uma marca de cosméticos que se propõe a criar produtos com a participação dos clientes, através de pesquisas e feedbacks nas redes sociais. A Sallve vende seus produtos exclusivamente pelo seu site, onde também oferece conteúdos educativos sobre cuidados com a pele.
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Como funciona uma DNVB?
Uma marca nativa digital funciona de maneira diferente de outras empresas que têm operações online, já que buscam controlar toda a cadeia de valor do seu negócio e priorizar uma experiência excepcional do cliente por meio de um relacionamento direto e personalizado online.
Dessa forma, a característica fundamental de uma marca nativa digital é sua verticalidade, na medida em que precisa controlar desde o design e o desenvolvimento de soluções até sua distribuição ao público final, sem deixar de oferecer um atendimento ao atendimento ao cliente de excelência.
Com isso, é eliminada a necessidade de intermediários, permitindo que a empresa corte custos e tenha uma interação mais direta com os consumidores.
Omnicanalidade e a transformação da experiência
O que muitas pessoas acabam confundindo é o fato de que as DNVBs podem, sim, ter operações com lojas físicas, por exemplo, como parte de uma estratégia de crescimento e consolidação.
De fato, mesmo sendo nativas digitais, as DNVBs também podem explorar o ambiente físico, o que não só complementa, como também reforça a interconexão entre canais, em uma estratégia conhecida como “omnicanalidade”.
De acordo com Guilherme Danelli, responsável pela Bloxs 88:
“As lojas físicas de DNVBs não são vistas como simples pontos de venda, mas como extensões de sua presença online, gerando oportunidades para enriquecer a experiência do cliente.“
De fato, em muitos casos, é importante que uma marca nativa digital aprimore a satisfação dos clientes, oferendo a oportunidade de tocar, sentir e experimentar o produto presencialmente, antes de tomar uma decisão de compra.
Além disso, é muito comum que DNVBs realizem eventos de engajamento, como workshops e outras atividades, no intuito de aprofundar o relacionamento direto com a marca.
Impacto nas Gerações Y e Z
As DNVBs emergiram paralelamente às gerações Y e Z, que têm familiaridade natural com a tecnologia. Esses consumidores demandam mais do que produtos, pois buscam conexões autênticas e experiências que sejam memoráveis.
Dessa forma, o objetivo da DNVB é construir relacionamentos genuínos com o público e valorizar a interação direta.
Vantagens das DNVBs para o consumidor e os negócios
O foco nas DNVBs não está apenas na satisfação do cliente, mas também na eficiência dos negócios, ao encurtar a cadeia do varejo e controlar verticalmente o processo. Com isso, as marcas podem oferecer preços competitivos e obter margens melhores, além de oferecer um atendimento personalizado, com base em dados, o que permite ter uma interação mais relevante e envolvente.
DNVB x E-commerce: qual a diferença?
É importante não confundir uma DNVB com um e-commerce convencional.
Enquanto o e-commerce é um canal de vendas online, as DNVBs abrangem todo o espectro da marca, desde a criação até a experiência do cliente. Elas incorporam uma mentalidade digital desde o início, criando um relacionamento mais profundo e autêntico.
Dessa forma, à medida que as expectativas dos consumidores evoluem e as barreiras entre o digital e o físico se tornam mais fluidas, as marcas nativas digitais trazem uma abordagem inovadora com forte repercussão principalmente nas gerações atuais.
Não é à toa que elas estão revolucionando a experiência do cliente, ao redefinir o modo como as empresas operam e se conectam com seu público.
Com seu foco incansável na satisfação do cliente e na eficiência, as DNVBs estão criando um novo caminho mais dinâmico e envolvente para a economia digital.
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