Hoje quero trazer para vocês informações acerca de uma tese de investimentos no cenário pós-pandemia.
De todas as certezas (se é que elas existem) e consensos de mercado sobre o “pós-pandemia” uma chamou muito a atenção do nosso setor de análise;
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR + NOVOS HÁBITOS
Isso é pauta obrigatória entre os “Faria Limers”. De todas as conversas com gestores de fortunas que tive, de todas as lives relevantes que acompanhamos e em todas as teleconferências de resultados do 1TRI a linha de raciocínio é a mesma.
O CONSUMIDOR VAI MUDAR SEUS HÁBITOS
Concordamos.
A psicologia comportamental voltada ao consumo, aponta que normalmente, levam cerca de 66 dias para alguém adquirir um novo hábito e continuar a fazê-lo quando não coagido.
A digitalização por exemplo é um fenômeno que foi amplamente acelerado dentro do atual contexto tendo que evoluir 5 anos em 5 semanas. Quase 40% dos atuais compradores online fizeram sua primeira compra em março/2020, de acordo com estudo da SmartCommerce. Esse dado ilustra bem o que estamos falando.
Consumidores mais velhos, por exemplo, podem ter ficado desconfortáveis com a compra de mantimentos ou outros produtos online, mas o coronavírus os forçou a ficar confortáveis. Quando entram na nova rotina e se acostumam com a facilidade de entrega à sua porta, esses compradores podem não voltar aos velhos hábitos quando tudo voltar ao normal.
BOOM! Um novo hábito se formou.
O mesmo poderíamos falar do home office. Muitos esperam que a situação atual de tantas pessoas que trabalham em suas casas leve a uma mudança dramática nas relações de trabalho mais flexíveis, enquanto empresas percebem que não é necessário ter todos em um escritório para fazer as coisas.
Uma pesquisa recente realizada pela OpinionBox, levantau 10 hábitos comuns atualmente, e buscou responder se esses novos hábitos vão durar ou acabarão junto com a pandemia.
E o OSCAR vai para…HÁBITOS DE HIGIENE.
O principal destaque fica por conta dos hábitos de higiene. 66% acham que após a pandemia continuarão tendo mais cuidados com a higiene. Em contrapartida, 24% acham que as pessoas vão deixar de se preocupar tanto quando tudo passar.
Os novos hábitos de higiene, demandam novos produtos, novas abordagens. As mãos se tornaram o grande vilão da pandemia. É ela a responsável por levarmos ao nosso rosto o vírus do COVID-19, segundo os especialistas.
Além de água e sabão, o uso do álcool gel 70% tem sido contínuo para a prevenção da doença e, como vimos, deve sim se tornar um NOVO HÁBITO, muito bom por sinal.
Esquecemos, por vezes, que nem todas as pessoas e circunstâncias permitem o uso do álcool gel 70% de forma indiscriminada. Crianças podem levar o produto aos olhos e causar irritação ou danos mais severos ou simplesmente peles sensíveis e questões de estética.
Complemento nosso racional com um case de acidente de trabalho com direito a queimadura de segundo grau e tudo ocorrido dentro da PETROBRAS no dia 04/05/2020.
Você duvida? Veja aqui o report oficial emitido pela PETROBRAS
Isso posto, seguimos atentos e em busca de todas as novas oportunidades geradas por esse cenário de pandemia para ofertarmos aos nossos investidores. Não custa lembrar que “skin in the game” (a pele em jogo) é um princípio muito forte aqui na BLOXS e por isso também investimos em todas as ofertas.
Obs: Quer conversar? Agende aqui uma videoconferência com nosso time comercial.
Abraço.