A digitalização rural acelerou durante a pandemia e impulsionou o valor de mercado das agritechs, como são chamadas as empresas de tecnologia do campo.
Um levantamento feito pelo AgTech Garage, centro de inovação de Piracicaba (SP), mostrou que 44% das startups do agro se valorizaram com a maior demanda de produtos e serviços de tecnologia devido às restrições geradas pela Covid-19.
As inovações trazidas por essas empresas vão desde a implementação de canais de vendas online até a gestão remota e automatização das lavouras. Essas iniciativas estão sendo adotadas no momento em que o agronegócio brasileiro vive seu melhor momento, batendo recordes de produção e faturamento.
Faça parte da nossa lista de interesse em agronegócio.
Sem dúvida, a tecnologia é fundamental para aumentar a produtividade, competitividade e sustentabilidade das fazendas brasileiras, que não param de ganhar novos mercados ao redor do mundo
Vamos entender melhor como as agritechs estão ajudando o agro nacional a crescer e se desenvolver e por que o mercado de startups rurais é tão atrativo para investimentos.
Agritechs avançam no país, levando inovação tecnológica para o campo
A tecnologia está ganhando espaço nas fazendas brasileiras, ajudando os produtores a aumentar sua produtividade, faturamento e escala.
E quem está se beneficiando desse movimento são as startups que oferecem produtos e serviços inovadores para todas as etapas da cadeia produtiva do agronegócio.
Um mapeamento inédito feito pelo AgTech Garage mostrou que a digitalização também teve papel importante para garantir o abastecimento do mercado interno e externo no momento em que o distanciamento social se fez necessário para conter a disseminação do novo coronavírus.
Novos canais de distribuição, vendas online, monitoramento via satélite, automatização de lavouras, prestação de serviços remotos, drones para pulverização de defensivos, sensores de umidade do solo, entre tantas outras inovações passaram a fazer parte do cotidiano dos produtores.
Como explica Felipe Souto, CEO da Bloxs, plataforma que realiza captações de crowdfunding direcionadas ao agronegócio e outros setores da economia:
O produtor que não adotar essas novas tecnologias perderá competitividade e verá suas margens de lucro serem comprimidas. A digitalização já era uma realidade crescente no campo, e a pandemia só fez crescer sua implementação.
Leia também: Agritechs impulsionam produtividade e eficiência no campo
Valor de mercado das startups do agro dispara
Uma reportagem do Globo Rural mostrou como a revolução liderada pela agritechs no campo está impulsionando seu valor de mercado, atraindo cada vez mais investidores.
Uma pesquisa feita com CEOs de 104 empresas do setor entre os dias 3 e 19 de agosto revelou que 44% das agritechs aumentaram seu valor de mercado, com lançamento de novos produtos e serviços. Com isso, mais de 65% das empresas que participaram do levantamento disseram que suas receitas cresceram.
Nas palavras de Marcelo Carvalho, cofundador do AgTech Garage:
As startups agiram rápido, e a rapidez para manobrar nesse ambiente de pandemia, onde não é possível visitar os clientes, fez com que essas empresas desenvolvessem novos serviços e produtos, o que é bastante considerável.
Confira no gráfico a seguir os principais segmentos de atuação das startups consultadas:
Entre as culturas atendidas, o destaque fica para a soja, com quase 40%, seguida do milho e da cana-de-açúcar, com 30,8% e 20,2% respectivamente. Veja mais detalhes na imagem abaixo:
Mais de 70% das empresas pesquisadas disseram que registraram maior demanda por produtos e serviços digitais durante a pandemia. Mais de 65% delas disseram que suas receitas cresceram ou permaneceram estáveis no último ano. E para 44,2% das companhias consultadas, a pandemia teve efeito direto no seu crescimento.
Colaboração é fundamental para o crescimento da tecnologia no agronegócio
Apesar desses números promissores, o pequeno e médio produtor continua enfrentando dificuldades para implementar novas tecnologias em suas fazendas, principalmente por falta de crédito e capacitação.
Na visão de Carvalho:
Geralmente, é um produtor de menor porte que tem maior dificuldade. Daí a importância de arranjos locais, com cooperativas, empresas que tenham atuação em determinadas regiões e entidades para buscar soluções.
Rafael Rios, cofundador e COO da Bloxs, concorda com essa avaliação:
De nada adianta a agricultura 4.0 estar disponível para os empreendedores rurais, se estes não têm acesso a recursos que viabilizem sua implantação. Daí a importância de fontes alternativas de financiamento, como o crowdfunding, que é a porta de entrada de bons empresários do campo para o mercado de capitais.
Crowdfunding ajuda no avanço tecnológico do campo
Diante da escassez de recursos nas linhas tradicionais de crédito, o crowdfunding se tornou um aliado indispensável para empreendedores que têm bons projetos e desejam crescer com a entrada de novos investidores em seus negócios.
Entre as plataformas de crowdfunding com maior atuação no agronegócio brasileiro está a Bloxs, que já realizou captações nos mais variados segmentos, desde a exportação de carne bovina até projetos florestais.
Nessa modalidade de captação, um grupo de investidores se une para colocar de pé projetos do seu interesse, seja oferecendo financiamento ou se tornando sócio dos empreendimentos. E as operações do agronegócio costumam atrair muita atenção do público investidor, que mostra grande interesse em ter exposição ao setor.
Não é à toa que projetos como Agro Pec Goiás I (pecuária), Agro SL Grãos (agricultura) e Khaya Agroflorestal (floresta plantada) tiveram tanta demanda, encerrando suas cotas em poucas horas.
Em breve, a Bloxs lançará mais uma oferta no agronegócio, agora com foco em empresas de tecnologia que têm tudo para decolar nos próximos. E se você deseja captar recursos ou investir diretamente no agronegócio, não deixe de se cadastrar gratuitamente na Bloxs para ficar por dentro das últimas ofertas do setor e saber tudo sobre o mundo dos investimentos alternativos.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs