O coliving é um conceito inovador de moradia compartilhada que vem ganhando força nas principais metrópoles do mundo e chegou com tudo no Brasil.
A escassez de oferta de terrenos e espaços residenciais nos melhores bairros das grandes cidades brasileiras fez disparar o valor do metro quadrado.
Esse cenário desafiador para as incorporadoras e empresas do ramo, no entanto, permitiu que o mercado imobiliário se reinventasse e criasse novas soluções para atender à crescente demanda por moradia nessas regiões.
Dentro do conceito da economia compartilhada, o coliving se destaca pelos ganhos de eficiência no uso das propriedades, além de reduzir drasticamente a ociosidade dos imóveis e aumentar a rentabilidade da sua exploração comercial.
No artigo de hoje você vai entender melhor o que é o coliving e como a Bloxs pode ajudar você a diversificar sua carteira de investimentos com oportunidades imperdíveis nesse promissor segmento da nova economia.
Coliving: o conceito de moradia que revolucionou o mercado imobiliário
Cada vez mais popular em grandes cidades dos Estados Unidos e do Reino Unido, como Nova York, Chicago, Birmingham e Londres, o coliving surgiu como uma solução para a falta de espaços residenciais nas regiões mais procuradas das principais metrópoles do mundo.
Quem não gostaria de morar nos bairros mais badalados de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, com ambientes totalmente mobiliados e toda a infraestrutura necessária para viver bem?
E se você descobrisse que isso é possível pagando muito menos do que um aluguel padrão?
Essa é justamente a vantagem do coliving: morar no centro das principais cidades brasileiras por valores extremamente acessíveis, graças ao compartilhamento do espaço residencial.
Leia também: Economia compartilhada, coliving e a uberização do real estate.
Para isso, grupos de pessoas – geralmente da mesma faixa etária e com interesses e visões de mundo semelhantes – compartilham áreas comuns de casas ou apartamentos, como cozinha, sala de estar, home office, etc., sem abrir mão dos seus próprios espaços privativos de descanso, estudo e trabalho.
O compartilhamento do imóvel faz despencar o custo individual do aluguel, sem falar que os moradores contam com todas as comodidades dignas dos melhores hotéis internacionais, como internet sem fio de alta velocidade, limpeza semanal completa, mobiliário, serviços de lavanderia e manutenção, entre outros.
Fim da burocracia e dos preços exorbitantes para morar bem
Fiador ou seguro-fiança? Nada disso! A regra é acabar com a burocracia.
Basta aceitar os termos e condições contratuais e as regras de convivência e pronto: é só morar!
As opções de apartamentos compartilhados em São Paulo, por exemplo, vão de pontos privilegiadíssimos, como Oscar Freire até áreas nobres e comerciais, a exemplo a Alameda Santos, ao lado da Avenida Paulista.
Quanto custaria normalmente para viver nesses bairros com toda a infraestrutura e comodidade que mencionamos?
Muito, muito mais do que o aluguel de apenas R$ 2.000 aproximadamente que a Yuca, parceira da Bloxs, cobra dos seus clientes.
Rafael Steinbruch, sócio e head de Real Estate da Yuca, defende que é preciso acabar com as dificuldades para morar em imóveis de alto padrão:
“A gente quer levar um produto incrível, sem intermediários, sem as dificuldades de um aluguel residencial comum. Geralmente o cliente precisa falar com a administradora, com o corretor, etc., e no final não sabe com quem está fazendo negócio, que é o proprietário.”
Conexão: a essência do coliving
As cidades nasceram e se desenvolveram por meio da conexão das pessoas. E essa é justamente a essência do coliving: a conexão – não só dos moradores, mas também de interesses e objetivos comuns.
É por isso que os espaços residenciais compartilhados, via de regra, encontram-se em regiões centrais das principais cidades do país, pois é no centro onde as conexões se estabelecem.
Longe de ser uma tendência incipiente, a economia compartilhada se tornou – para utilizar uma expressão da moda – o “novo normal”.
Contudo, não é por outra razão que gigantes desse segmento, como Uber e Airbnb, revolucionaram os seus segmentos, tornando obsoletos nomes estabelecidos nas indústrias de transporte, hospitalidade e tantos outros setores.
O coliving, portanto, mais do que uma “moda passageira”, em breve se tornará regra e desbancará os players do mercado imobiliário que não se atualizarem em relação às demandas do cliente da nova economia.
Como investir em coliving e aproveitar a disparada da economia compartilhada no setor imobiliário?
Quando falamos em investimento imobiliário para renda passiva, logo vêm à cabeça os produtos tradicionais disponíveis nas prateleiras dos principais bancos e corretoras, como LCIs, CRIs, etc.
Leia também: Letra de Crédito Imobiliário: o que é e como funciona a LCI?
Afinal, não faz muito tempo que a rentabilidade de títulos de renda fixa facilmente ultrapassava a casa dos 10% ao ano.
Esse tempo, no entanto, ficou para trás e não deve voltar tão cedo.
Entretanto, é praticamente consenso entre os analistas do mercado que os juros baixos chegaram para ficar.
Se, por um lado, o “novo normal” dos investimentos tradicionais é a baixa rentabilidade, nos investimentos alternativos, a realidade é outra.
A oferta que a Bloxs tem no segmento de coliving em parceria com a Yuca, por exemplo, apresenta rentabilidade-alvo equivalente a 500% do CDI.
A captação do Yuca Coliving Invest II tem por objetivo investir na modernização de imóveis para posterior aluguel através do modelo de moradia compartilhada.
Este é o segundo projeto da Yuca financiado através da Bloxs, agora no formato “dívida”.
O empreendimento anterior foi um sucesso. Nossa plataforma levantou R$ 1,85 milhão em maio de 2020 em poucos dias.
Foram 56 investidores que já estão acompanhando mensalmente a evolução do negócio, em formato “equity”.
Leia também: Guia de Investimento Imobiliário para Renda.
A Yuca é uma empresa altamente focada em tecnologia e sua missão é ajudar as pessoas a viverem melhor na cidade de São Paulo.
A proposta da empresa é bem simples, mas impactante:
“Acreditamos que todo mundo deveria poder andar a pé na rua à noite perto de casa, sem ter que passar horas no trânsito. Mesmo que caia um temporal à tarde ou haja algum problema na marginal, simplesmente ter certeza de que vai voltar bem pra casa.”
Pioneira no seu segmento
Uma das pioneiras na oferta de coliving no Brasil, a Yuca é uma empresa altamente especializada no segmento de moradias compartilhadas. Graças à vasta experiência acumulada por sua equipe inclusive no exterior.
A administração profissional faz toda a diferença. Antes do início de qualquer empreendimento, são realizados minuciosos estudos de mercado, como viabilidade, demanda e concorrência. Esse cuidado traz ainda mais segurança para o negócio.
Portanto, não é em qualquer lugar que o investidor encontrará a oportunidade de investir na nova economia, com baixo risco de crédito, alta rentabilidade, pagamentos trimestrais e prazo de 48 meses para conclusão da operação.
Confira a entrevista que fizemos com Rafael Steinbruch sobre todos os detalhes do Yuca Coliving Invest II:
Se você se interessou por essa oportunidade, não deixe de entrar em contato conosco para saber as vantagens e conhecer também outras excelentes ofertas como esta em nosso portfólio.
Abra sua conta:
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs