O mercado de investimentos e as corretoras de valores estão se popularizando, e com isso o Home Broker se torna cada vez mais conhecido. Se você está ingressando no fantástico mundo do mercado de capitais já deve ter visto algo sobre ele em suas buscas.
Mas, para que não restem mais dúvidas, falaremos agora sobre o que é o Home Broker, para que serve, como funciona e para quem se destina.
Entendendo o conceito de Home Broker
Antigamente, fazer investimentos parecia uma opção destinada apenas para iluminados e escolhidos, uma pequena parcela da população, mas com a disseminação do conhecimento sobre o mercado de investimentos e o acesso às tecnologias, cada vez mais pessoas estão aderindo ao mercado de capitais e inserindo isso de forma muito natural em suas rotinas.
É em meio a essa onda de acessibilidade e conectividade que surge o Home Broker. Que nada mais é do que uma ferramenta que dá acesso a negociações de ações via internet na Bolsa de Valores.
Lá na Bolsa de Valores existem pessoas trabalhando para comprar e vender ações, e o Home Broker dá a possibilidade para os interessados que estão na outra ponta de efetivarem a negociação, como um intermediário. Tudo isso é feito com bastante segurança, rapidez e agilidade.
Anteriormente, antes do advento e popularização do Home Broker os investidores ou interessado em fazer investimentos deveriam procurar uma mesa de operações de uma corretora de valores, o que era feito por ligação telefônica. Por volta do ano de 1999 surgiram os primeiros sistemas via internet para essas negociações.
Como é a utilização da plataforma
Existem muitas corretoras e operadores que disponibilizam plataformas de Home Broker, cada uma com suas características. No geral não são muito diferentes do que os internet bankings que todos já estamos bem habituados.
O Home Broker confere bastante autonomia para os seus usuários, embora não seja possível operar na Bolsa de Valores sem nenhum intermediário. É necessário que o investidor tenha um cadastro em uma corretora, essas plataformas permitem realizar transações de qualquer lugar em que seja possível acessar a internet.
Comumente, o perfil de investidor que usa o Home Broker é mais experiente de moderado a agressivo.
Ao acessar o Home Broker da corretora o investidor emite uma ordem de compra ou de venda dos ativos de seu interesse. Posteriormente, a corretora recebe esse pedido e envia para o sistema de negociações da Bolsa de Valores, tudo de forma muito instantânea.
Como escolher uma plataforma Home Broker
É possível escolher por uma corretora e simplesmente utilizar o Home Broker que ela já oferece, mas há alguns pontos a serem levados em conta ao decidir qual a plataforma ideal para você.
Geralmente os sistemas oferecem outras funcionalidades além das negociações de compra e venda de ações, como ver cotações, visualizar os dados administrativos, acompanhar as ordens que são enviadas pelo investidor e mais.
Por isso, um dos pontos a ser analisado é se a plataforma que você escolher oferece tudo o que você precisa para decidir e realizar suas ações sobre os ativos, e preferencialmente com uma navegação facilitada e amigável.
Para os que preferem investimentos a longo prazo é melhor se o Home Broker oferecer boas análises e recomendações. Para o que operam diariamente a agilidade é um ponto inegociável afinal, segundos podem fazem a diferença na ação sobre um ativo.
Outro ponto que todos sempre estão de olho é nos custos de operação. É preciso saber como é o acesso que a corretora responsável oferece para o uso da plataforma e suas taxas.
Tudo deve ser feito com segurança
Estamos falando da combinação mercado de capitais e negociações online, portanto, a segurança não pode ficar de forma alguma fora dessa conversa.
Tenha a certeza de que pode confiar na corretora escolhida e na plataforma que será utilizada, procure por comentários de outros usuários e tire todas as suas dúvidas com os responsáveis.
É de extrema importância também que os seus dados estejam protegidos, tanto no programa quanto da conexão que será utilizada no momento do uso.
Mantenha suas senhas seguras, o computador livre dos vírus, e navegue em conexões confiáveis. Tanto para evitar invasões criminosas, quanto para não sofrer prejuízos por quedas de conexão durante um pedido.
Fazendo as suas negociações via Home Broker
O que poderá ser negociado vai depender também da corretora de sua escolha. Há as que além de ações na Bolsa de Valores também permitem que sejam negociados títulos públicos, fundos de investimentos e mais.
E para começar a usar, basta escolher o Home Broker e a corretora que serão utilizados e abrir a sua conta. Com a conta em operação, escolha o ativo, defina sua estratégia, emita a ordem de compra e aguarde para ver se a ordem é ou não executada, dentro do valor que foi definido.
E se ainda restar dúvidas, entre em contato com a corretora escolhida.
E para continuar descobrindo mais detalhes sobre o mercado de capitais e o mundo dos investimentos leia também: