Alfa e Beta são indicadores de performance de uma carteira de investimentos. Eles não são os únicos indicadores, porém são os mais citados na gestão do fundo de investimentos.
É por meio da combinação de ambos que é feita a diversificação da carteira de forma analítica e sistêmica. No mercado financeiro, os melhores gestores também são avaliados pelo Alfa e Beta das carteiras que administram.
Alfa: superação do índice
O alfa representa o desempenho de um fundo de investimento quando comparado com o seu índice de referência (benchmarking). Se um fundo tem como referência um índice de 10%, mas na prática entrega 15% de rentabilidade, podemos dizer que o Alfa foi positivo em 5%.
Portanto, o Alfa também mede a competência de um gestor em diversificar a carteira com base no índice. Geralmente, eles preferem fundos com alfa elevado.
O Alfa pode ser positivo (quando obtém alta rentabilidade, superior ao índice), neutro (igual ao índice) ou negativo (houve perda).
Benchmarking e a projeção da rentabilidade dos Indicadores Alfa e Beta
O benchmarking é um índice de referência de todos os investimentos, seja renda fixa ou variável. O mercado utiliza esta ferramenta para tangibilizar a possível rentabilidade que a carteira terá.
Ele não afirma o quanto você receberá de lucro ou de perda, mas facilita a compreensão de como estará sua carteira daqui a algum período.
Os investimentos de renda fixa possuem como benchmark o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), a Selic, a Ptxa ( lastro em moeda estrangeira) e outros indicadores de inflação.
Já os investimentos de renda variável tem como principal referência o Ibovespa. Existem outros índices setoriais dentro da bolsa, como Índice Brasil 100, que traz as 100 ações mais negociadas na bolsa.
Portanto, se você verificar que o benchmark de um CDB é alcançar 100% do CDI, e no período analisado ele alcança 105%, o seu Alfa será de 5%.
Leitura do Alfa
Alfa 0: significa que não houve superação do índice. Ele apenas o acompanhou. Está abaixo do esperado pelo gestor, no entanto, o fundo não perdeu nem ganhou valor no mercado.
Alfa 1: aqui é um exemplo, poderia ser 2, 3, 4, etc. É representado por percentual, ou seja, 1%. Este alfa indica que o fundo superou o seu índice de referência em 1%. Se tivesse superado em 5, seria 5%.
Alfa -1: aqui é o exemplo inverno, também poderia ser -2, -3, -4, etc. É representado por percentual, ou seja, -1%. Este alfa indica que o fundo alcançou um desempenho inferior (-1%) do que o benchmark.
Beta: variação do mercado
O Beta representa o retorno financeiro do ativo em comparação ao mercado. É um indicador de risco, pois vai analisar o quanto do seu investimento está suscetível a variação do mercado, ou, o quanto daquele ativo dentro da sua carteira é sensível a esta volatilidade.
Diferente do Alfa, ele não é tão claro e passível de uma mensuração precisa.
É uma medida que não é constante, mas quanto maior o Beta de uma ação, por exemplo, maior é sua sensibilidade. Inevitável dizer que as ações com maior potencial de ganho são as que possuem o Beta elevado.
O gestor de carteira fará a leitura entre o Alfa, o Beta e seu perfil de investidor. Investidores tradicionais ou avessos ao risco não serão conquistados por Beta agressivos, mas isso não significa perda de rentabilidade, uma vez que é a junção dos 2 que fará a diferença para o retorno financeiro.
Interpretação do Beta
O indicador pode ser interpretado em três variáveis:
Beta = 1: o valor do ativo rentabilizará igual ao seu benchmark.
Beta > 1: o investimento é mais sensível do que o seu índice de referência, ou seja, se o mercado tiver uma queda, o ativo cairá ainda mais. Se houver um ganho, ele ganhará ainda mais. Aqui se enquadra os investidores arrojados.
Beta < 1: é o inverso do anterior. O investimento cairá ou ganhará menos do que o mercado. Aqui se enquadra os investidores conservadores.
Qual entre os indicadores Alfa e Beta é o melhor?
Se considerarmos o Alfa, os especialistas são unânimes que quanto maior, melhor para a carteira. No caso do Beta é muito relativo, pois depende do perfil de cada investidor.
Analisar a carteira por um todo e considerar, individualmente, cada ativo é interessante para definição de qual Alfa e Beta a ser escolhido.
- Leia mais: O que são Debêntures?
Quer aprender a como ganhar dinheiro investindo em negócios alternativos? Venha para a Bloxs, a primeira plataforma de investimentos alternativos do Brasil.