O avanço das tecnologias vem trazendo grandes reformulações para os mais diversos mercados, diante das novas aplicações que se mostram presentes. Sendo possível citar, por exemplo, o papel da inteligência artificial junto a diversos empreendimentos.
Um conceito que conversa não apenas com a presença de novas soluções no tempo presente para uma companhia, mas também para o seu futuro. Tudo a partir de um sistema que pode apresentar com o seu público, adotando assim práticas que o interesse.
Conversando diretamente com o processo de transformação da própria audiência de um empreendimento. Pois se o mercado encontra-se nesse ponto cada vez mais dinâmico de transformação, quando se fala do público isso expande-se ainda mais.
Com o meio comercial agindo apenas de forma reativa, em busca de acompanhar as novas necessidades do público ao qual uma empresa está empenhada em conquistar.
Como uma empresa de soluções digitais, em busca de responder quem procura por portaria virtual valores. Apresentando a essa audiência não só os preços desse serviço a ser ofertado, mas também a própria contratação de tal ofício, tudo através da internet.
A questão é que conhecer profundamente um público, assim como suas necessidades em constante processo de modificação não é uma das tarefas mais fáceis. Principalmente quando se trata de um negócio de audiência ampla, com diferentes perfis ali presentes.
Existindo então a necessidade de estudar todo esse campo variado, para se chegar a um processo de tomada de decisões que consiga responder às diferentes demandas que podem estar sendo levantadas por grupos específicos de sua audiência.
O mercado de tecnologia destaca-se ao auxiliar a gestão desses empreendimentos, de forma a se comunicarem com o público. Assim como uma consultoria contábil para abertura de empresa é de grande utilidade para os primeiros passos de uma companhia.
E dentro das possibilidades ligadas ao processo de inovação tecnológica, uma ferramenta em particular precisa ser observada com atenção, tratando-se do conceito de inteligência artificial.
I.A. – Inteligência Artificial
Além de ser o título de um filme do diretor Steven Spielberg, o conceito de AI (Artificial Intelligence) é também uma das bases tanto para um grande número de histórias de ficção científica do passado, como também para a tecnologia moderna como um todo.
Essa concepção, cujo termo foi institucionalizado pelo matemático John McCarthy em 1956, lida o processo no qual um sistema de computador passa a realizar diferentes conexões, similar a uma mente humana, porém em um nível mecânico e eletrônico.
Algo estabelecido por McCarthy através também do seu sistema de linguagem de programação, estabelecido como uma das bases para as codificações futuras envolvendo o conceito de inteligência artificial.
E a concepção desses sistemas só veio a crescer com o passar do tempo, podendo ser encontrado hoje no meio comercial, por meio de um sistema erp contas a receber, a ajuda uma empresa a ter um melhor controle dos valores a receber de seus clientes.
Para o lado do usuário, tal tecnologia pode ser encontrada também nos sistemas das assistentes virtuais a realizarem algum tipo de atendimento, ao entrarem em contato com alguma empresa que já trabalhe com essas aplicações de comunicação otimizada.
De fato, o crescimento dos programas de inteligência no mercado é tamanho que o seu uso pode ser perceptível entre os mais diversos tipos de empreendimentos. Sendo válido destacar o papel de tais peças para o setor bancário.
Os benefícios da IA para as fintechs
O uso da inteligência artificial para as fintechs (startups financeiras focadas em tecnologia) sempre foi comum. Aliás esse é o diferencial, tanto para a forma com que essas empresas podem gerenciar os seus ativos, como também comunicar-se com o seu público, através de sistemas aprimorados.
Com a inteligência artificial conseguindo explorar de forma profunda as finanças de todos os envolvidos nessa possível transição, em busca de chegar então a possibilidades que sejam benéficas aos participantes dessa relação.
Além de muitas outras vantagens mais amplas, promovidas pela IA das fintechs, como:
- Aumento no nível de segurança;
- Atendimento rápido ao público;
- Praticidade aos clientes;
- Redução de custos.
Benefícios que se destacam principalmente quando se pensa no conceito dos aplicativos, trazendo um acesso a diversas movimentações a serem feitas em suas contas, tudo por meio de um aplicativo a ser acessado em seu celular ou computador.
Destacando-se nesse caso o projeto de comunicação a ser adotado entre uma empresa do ramo financeiro com os seus clientes.
Pois da mesma forma com que uma central de interfonia condominial pode otimizar o contato entre os moradores de um condomínio entre si e com os funcionários desse ambiente residencial, o contato digital com o público pode facilitar as ações de uma agência.
E para se ter uma boa gestão sobre todas essas informações, passando das empresas para o público, é importante então estar atento às aplicações que um programa de inteligência artificial pode trazer ao seu negócio.
Principalmente em relação ao atendimento a ser oferecido por essas fintechs.
Tendências de atendimento
Tamanho a importância da inteligência artificial para o setor de atendimento, é possível ver esse conceito sendo aplicado de formas diversas, com destaque para as maneiras com que as tecnologias financeiras estão lidando com esse recurso.
Sendo válido então pôr em evidência algumas algumas dessas tendências, como:
Chatbots
Os bots voltados ao atendimento ao público são práticas comuns de serem adotadas por negócios distintos. Desde uma engenharia Elétrica Empresa até as citadas startups financeiras.
Isso pois, independente do setor do seu negócio, esse programa permite uma aproximação melhor junto ao seu público, através de programas que respondem às indagações levantadas por um usuário. Tudo de forma prática e automática.
Contato inteligente
A tecnologia de inteligência artificial costuma trabalhar também com outro conceito tecnológico, que é o machine learning. Um método associado ao processo de aprendizagem de um sistema de computador.
Com a complementação entre essas tecnologias é possível, não só ter acesso às informações dos seus clientes, quando elas forem requisitadas, mas também desenvolver práticas otimizadas de contato, ao estudar esses dados complexos.
E da mesma forma com que um controlador de acesso empresas pode ser conectado a um banco de dados com informações dos funcionários, liberando sua entrada através de um reconhecimento facial, as fintechs podem se beneficiar de tal tecnologia.
Principalmente ao oferecer um atendimento personalizado, mesmo que digital, muitas vezes tornando difícil para o próprio cliente perceber que está se comunicando com uma máquina.
Atendimento agilizado
Ao mesmo tempo, não é como se tais tecnologias substituíssem o papel do atendimento humano. Pelo contrário, é recomendável a colaboração entre ambos os sistemas, algo que pode ser alcançado através da aplicação de uma inteligência artificial aos seus negócios.
Nesse sistema, um chatbot pode ser responsável por coletar informações importantes do usuário, como seus dados e o motivo que o levou a buscar esse atendimento. Após isso, é possível esse cliente até um atendente humano, que possa melhor respondê-lo.
Tudo através de um sistema muito mais rápido, tanto para empresa como para os clientes.
Oferecer acesso a informações
Em muitos casos o cliente pode estar atrás de informações muito mais práticas, que não precisam passar pela necessidade de um atendente, como o andamento de sua solicitação de crédito, entre outros dados similares.
Para esses casos, tal tipo de tecnologia pode ser útil ao oferecer um acesso rápido a uma série de dados importantes para o cliente. Tudo de forma segura, por meio de um aplicativo, por exemplo, levando a informações como:
- Limite de crédito para empréstimo;
- Aplicações;
- Movimentações na conta;
- Gestão Financeira e
- Investimentos.
Criando dessa forma uma relação veloz e prática não só para o público, mas também para as próprias instituições financeiras, que podem economizar com a aplicação desses sistemas digitais, ao invés de lidar com um número amplo de funcionários.
E da mesma forma com que o conceito de inteligência artificial pode ser útil para as entidades financeiras, o mesmo pode ser dito para os mais variados tipos de negócio.
Tal como um dispositivo de proteção contra surtos atmosféricos, cujos índices registrados podem ser acessados facilmente por meio de um sistema digital, disponibilizado através de um aplicativo.
O mais importante é estar atento não só sobre como essa tecnologia pode ser útil ao seu negócio, mas também sobre o processo de evolução da própria, que de maneira dinâmica pode apresentar novas funcionalidades para quem adota o seu uso.
De forma a otimizar ainda mais a relação entre uma tecnologia financeira e os seus clientes, através desse sistema de origem digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.