Costumes tradicionais são difíceis de serem repensados. Mas acredite: o hábito de aplicar na poupança te faz perder dinheiro! Talvez, o que esteja faltando para você é uma mãozinha para conhecer alguns investimentos que rendem mais do que poupança.
Faça parte da nossa lista de interesse em real estate.
Leia este artigo até o final! Independentemente de você ter a intenção de fazer uma mudança na sua vida agora, conhecimento é sempre bem-vindo, não é verdade? Vem comigo!
Rendimento da poupança é de 4,55% ao ano.
Desconte também a inflação e verá que seu ganho é muito pequeno. Deixar o dinheiro na caderneta de poupança virou um costume. Quantas vezes você não chegou no banco e seu gerente tentou te empurrar uma aplicação desvantajosa para você? Lembre-se:
- Gerente ganha comissão, da mesma forma que vendedor de loja
- Bancos pagam pouco para investidor e ganham muito com empréstimos que concede
- A melhor forma de buscar um investimento é fazer o que você está fazendo agora: pesquisando e estudando!
Alternativas de investimentos que rendem mais do que poupança dentro dos bancos
-
CDB
O CDB é a sigla para “Certificado de Depósito Bancário”. Funciona da seguinte forma: o banco precisa de dinheiro. Você quer investir. Você e o banco “negociam” o rendimento e quanto vai ser investido, além do tempo de resgate. Interessante, não?
O “negociam” está entre aspas porque o banco nunca vai entrar para perder. No momento de Selic baixa, o banco vai te “empurrar” títulos pré-fixados. Ou seja, títulos em que a rentabilidade vai depender da taxa básica de juros.
No momento de Selic alta, o gerente do banco vai te persuadir a escolher pelos títulos pós-fixados. Ou seja, a rentabilidade é pré-determinada e você não tirará tanta vantagem da alta na taxa de juros.
O CDB é apenas a primeira alternativa que estou te passando. Seus rendimentos não são dos maiores pela mesma lógica da poupança. Dificilmente você vai encontrar algo realmente vantajoso em um banco, principalmente nos bancos grandes. Vamos para as próximas dicas de investimento!
-
RDB
Muito semelhante ao CDB, RDB é a sigla para Recibo de Depósito Bancário. Mas há algo muito importante que você precisa saber: o RDB tem liquidez diária, ou seja, dá para resgatá-lo antes do vencimento.
Talvez você já conhece o CDB e RDB. Talvez conheça alguns dos próximos investimentos abaixo. Mas te insisto: vá até o final do texto! Isso porque o último tipo de investimento sugerido é uma novidade e pouca gente conhece.
-
LCI
Sigla para Letras de Crédito Imobiliário. É um investimento que você faz ao banco para que ele empreste dinheiro para o setor imobiliário. Eu te deixo com o seguinte questionamento: por que você não empresta dinheiro para o setor imobiliário sem intermediário?
-
LCA
Semelhante ao LCI. Mas ao invés de o dinheiro do banco ser emprestado para o setor imobiliário, o rumo do empréstimo é o agronegócio. Por isso a sigla Letras de Crédito do Agronegócio.
Novamente, os bancos são intermediários. O que vou te apresentar abaixo, com detalhes sobre rentabilidade e funcionamento, é um negócio em que não há intermediário.
Entre os investimentos que rendem mais do que poupança, é aquele em que a negociação direta e segura farão seu dinheiro crescer mais!
-
Crowdfunding Imobiliário
Você sabe o que é crowdfunding? Resumindo, trata-se de uma “vaquinha virtual”, muito usada para filantropia e projetos culturais, como filmes.
Hoje em dia também é muito usada para investir em imóveis. Aí você me pergunta: de que forma? Te respondo agora mesmo, em tópicos:
– Empresas do setor pagam menos juros com você do que com bancos
– Sem intermediação de bancos, você ganha mais, o setor imobiliário também
– A fase de “pré-obra” envolve custos como:
- Prospectar terreno
- Consulta jurídica ao plano diretor da cidade
- Estudo do solo
- Avaliação da vizinhança
– Os bancos não oferecem créditos para a etapa de pré-obra
– Incorporadoras (as empresas do setor) tem duas alternativas:
A) Ter capital próprio para investir na pré-obra
B) Fazer um crowdfunding (vaquinha) entre os interessados em investir (emprestar dinheiro para a incorporadora)
Bom, você está curioso, não é verdade? Te expliquei como funcionam as coisas, mas não te falei rentabilidade ainda. Vou te dar exemplo de um dos crowdfundings, para matar sua curiosidade:
- Rentabilidade anual de 15,00% a.a.
- Rentabilidade mensal: 1,17% a.m.
- Rentabilidade total: 32,25%
- Tempo de retorno total: 24 meses
Ou seja, rende consideravelmente mais do que poupança! Melhor ainda: rentabilidade alta com segurança!
Você não está comprando um imóvel: está emprestando dinheiro para a incorporadora fazer seu projeto. A incorporadora, por sua vez, paga menos juros com você do que com o banco.
Leia também: Fundo de investimento vs. crowdfunding imobiliário: onde seu dinheiro rende mais?
Buscar conhecimento é a chave do sucesso
Em suma, estamos chegando ao final do artigo e preciso te dizer uma coisa: você está no caminho certo! Leu o artigo até o final e quer se informar ainda mais sobre investimentos que rendem mais do que poupança.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs