Quando se trata sobre a aquisição de um novo patrimônio, diversas são as opções pelas quais um indivíduo pode recorrer, indo muito além de um pedido de empréstimo a um banco ou qualquer tipo de instituição financeira. Entre as opções oferecidas está o leasing.
Uma prática que vem se tornando comum na sociedade a ponto de se tratar de um conceito cujas características passam a se tornar conhecidas do público, aumentando assim a sua procura por quem precisa de algum tipo de auxílio de base financeira.
E, de fato, os programas de financiamentos são hoje muito mais acessíveis, com algumas agências bancárias oferecendo o acesso a tais tipos de programas até mesmo por meio dos seus aplicativos para dispositivos móveis, facilitando assim o contato com seus clientes.
O mesmo tipo de conceito que trabalha com a abertura de possibilidade para que um negócio voltado aos serviços de pintura possa crescer em termos de oportunidade, alcançando uma aplicação necessária para se adquirir certos acessórios para airless.
Eles são equipamentos que podem aumentar a qualidade de trabalho de um profissional de tal área, contando com a ajuda de dispositivos que podem amplificar a capacidade de quem trabalha com esse tipo de serviço, crescendo dessa forma seu valor no mercado.
Mas para tamanha expansão é preciso contar com o acesso aos equipamentos corretos, ou até mesmo com a contratação de outros funcionários, para que dessa forma seja possível amplificar o nível de trabalho a ser oferecido por uma companhia em particular.
Crescimento profissional que está ligado ao acesso adequado a diversas oportunidades e equipamentos, o que inclui a instalação de um climatizador para fábricas para garantir uma melhor qualidade de trabalho para quem irá atuar dentro desses espaços.
Sendo necessário nesse caso o acesso a um bom capital de investimento, assim como a possibilidade de aluguel de um espaço quando se pensa no objetivo de gerenciar algum tipo de estabelecimento comercial.
E para quem trabalha com a possibilidade de não só alugar um imóvel, mas também prevê a aquisição futura de tal espaço, existe uma aplicação financeira que deve ser considerada, sendo ela o sistema conhecido como leasing.
Como funciona o sistema de leasing?
O mercado financeiro trabalha cada vez mais com novas oportunidades, visando assim uma melhor aproximação do público por meio de diferentes aplicações. Para tanto, existe também uma maior percepção da sociedade baseada nos programas de aspecto digital.
Conceito que permite a um usuário procurar por diversas oportunidades financeiras através de aplicações de fácil acesso, como os canais digitais, mas além de negócios mais conhecidos como empréstimos, existem outras possibilidades, incluindo a ideia de leasing.
Uma aplicação que se aproxima do conceito de financiamento, mas trabalha com algumas características específicas, tratando-se de um acordo comercial que possui alguns atributos diferentes, o que inclui diferentes taxações além de outras particularidades.
Precisa de Crédito?
Abra sua conta na Bloxs e capte até R$ 150 milhões de forma simples, rápida, e digital.
De uma forma geral, esse tipo de aplicação se aproxima bastante de um conceito de aluguel, porém existe por parte de quem contrata tal serviço a intenção de posteriormente adquirir o patrimônio em questão que será acordado em um programa de leasing.
Sendo assim uma aplicação a qual um distribuidor de equipamentos de proteção individual pode recorrer para adquirir um novo armazém de estoque para os seus serviços, assim como pode ser uma solução a ser oferecida por tal companhia aos seus clientes.
Conceito que no mercado nacional também é conhecido pelo termo arrendamento mercantil, uma ferramenta de financiamento que pode ser utilizada para se ter acesso a diferentes itens de patrimônio, com um destaque maior para ativos como:
- Imóveis;
- Carros;
- Motos;
- Equipamentos eletrônicos;
- Barcos.
Ou seja, qualquer tipo de bem cuja aquisição se mostra necessária tanto para planos pessoais como para quem planeja ter acesso a uma gestão otimizada de algum tipo de negócio, o que pode incluir um aluguel de aparelho lava jato para um comércio específico.
A popularidade do leasing se dá também pela sua pluralidade de opções, já que se trata de um sistema que pode ser acessado através de diferentes formatos, entre eles:
Leasing financeiro
Essa é a modalidade mais comum de arrendamento, trabalhando com um contrato cuja validade costuma variar entre 2 a 3 anos. Um sistema onde o arrendatário, ou seja, a pessoa que solicita tal serviço, passa a ter acesso a um patrimônio específico.
Como um imóvel que se pretende adquirir no fim do contrato, sendo necessário apenas concluir o pagamento de um valor residual, tendo como base todos os valores pagos no decorrer do período de contratação.
Leasing operacional
O formato operacional opera a partir de um conceito mais simples, com um tempo mínimo de contração de 90 dias, opção que é mais comum para o aluguel de itens de menor valor, tal como equipamentos a serem usados em uma manutenção elétrica em condomínios.
Nesse sistema, a aquisição final de tais bens está atrelada ao pagamento completo do valor de mercado justamente pelo tempo menor de relação entre o arrendatário e o arrendador de tal patrimônio específico.
Leasing de retorno
Conhecido também como leaseback, esse sistema é voltado especificamente para as relações mantidas entre duas empresas, um método que trabalha com o objetivo de colocar algum patrimônio seu à venda para certa companhia, de forma a acessar um capital rápido.
Após isso, esse indivíduo passa a alugar o seu bem vendido como um imóvel, até que seja possível adquiri-lo novamente em um momento futuro. Uma opção que pode ser usada por um serviço de transporte aéreo empresas que pretende ampliar suas atividades.
Sendo necessário o acesso a um certo capital imediato de investimento, colocando então no sistema de leasing algum item de valor para essa companhia, um bem que se pretende adquirir novamente no futuro com o auxílio da sua performance comercial alcançada.
Leasing imobiliário
Por mais que o arrendamento de um imóvel seja possível também nas opções citadas acima, o modelo de leasing imobiliário trabalha com algumas características mais específicas.
Envolvendo, nesse caso, a compra de um terreno por parte de uma instituição financeira, companhia que, por meio do sistema de leasing, pode alugar um imóvel recém-construído nesse espaço, existindo o objetivo por parte desse indivíduo de comprar o espaço no futuro.
Modalidade onde o auxílio de uma companhia externa se mostra necessária para facilitar o acesso a esse patrimônio de valor.
Com tamanhas possibilidades, é possível que um indivíduo que se sinta interessado em recorrer a tal aplicação financeira tenha algumas dúvidas, sendo importante sanar tais questionamentos para que seja possível ter acesso às melhores oportunidades.
Qual o melhor perfil de leasing aos meus planos?
Bem, para se responder isso primeiro é preciso entender quais são os seus planos, correto? Uma decisão que é baseada também na realidade atual do indivíduo que busca por tal tipo de aplicação financeira.
O que envolve o desejo de se adquirir um veículo, obter ferramentas que possam ser utilizadas em um negócio específico ou então garantir acesso à sua sonhada casa própria, observando atributos como projeto de fundação preço necessário para levantar tal imóvel.
Existe uma solução indicada para cada tipo de objetivo levantado, e é justamente por causa dessa diversidade de opções que o método de leasing vem crescendo tanto no mercado.
Mas além de se olhar os pontos positivos, é preciso também observar os índices negativos associados a esse método de financiamento.
Quais são os prós e contras de tal sistema?
Entre os benefícios de se recorrer a um sistema de leasing estão as diversas possibilidades, conforme foram citadas anteriormente, mas além de tudo isso existe também a dedução dos pagamentos devidos no cálculo do imposto de renda.
O que é diferente do que ocorre com o sistema comum de financiamento, que trabalha com uma taxação específica em relação à sua taxação legal. Por outro lado, trata-se de um contrato de valor comercial, o que atribui diferentes responsabilidades ao arrendatário.
Incluindo seu comprometimento em adquirir esse item arrendado após o fim do contrato, sendo necessário muitas vezes estender tal contrato para se evitar a quebra de alguma cláusula e assim receber algum tipo de multa conforme acordado nesse contrato.
Em geral, trata-se de uma relação comercial a ser estabelecida entre o arrendador e o arrendatário, destacando assim as responsabilidades de ambas as partes em cumprir suas obrigações descritas dentro desse contrato.
Isso facilita o acesso a algum tipo de patrimônio, contando que todas as particularidades desse acordo comercial sejam mantidas por ambos os lados de tal negociação.
O que exige o mesmo tipo de conhecimento legal que uma empresa pode procurar ao obter um licenciamento ambiental simplificado, documento que permita tal companhia atuar em um espaço específico.
Documento que exige o mesmo tipo de valor profissional de quem busca por realizar um acordo de leasing, de forma a garantir a eliminação de qualquer possível dor de cabeça legal, garantindo com que esse acordo apenas facilite a aquisição de algum patrimônio.
E não importa qual for esse patrimônio, seja uma casa própria ou algum tipo de equipamento a ser usado em seu empreendimento. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.