Quais são os melhores livros para investidores? Tanto quem está dando os primeiros passos em investimentos, como quem já possui uma certa experiência com aplicações financeiras precisa estar sempre se atualizando e antenado ao que acontece no mercado financeiro, principalmente por meio de conteúdos específicos que trazem uma visão mais aprofundada sobre o assunto. Os livros são uma excelente ferramenta para isso.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Sendo assim, apresentaremos a você os top 11 livros para investidores com sugestões para quem está buscando conhecer o assunto e também para quem quer aprender um pouco mais. Confira a seguir!
- O mais importante para o investidor
- O Investidor Inteligente
- Trilogia Taleb
- Os Axiomas de Zurique
- Desafio aos Deuses: A Fascinante História do Risco
- Princípios
- Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar
- Bilhões e Lágrimas: A economia brasileira e seus atores
- Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações
- Faça fortuna com ações antes que seja tarde
- Investidor de Sucesso 4.0
O mais importante para o investidor
No livro “The Most Important Thing”, (O mais importante para o investidor – na tradução para o português), o autor Howard Marks – cofundador e copresidente da investidora de dívidas, Oaktree Capital Management – lista as 20 coisas mais importantes na hora de investir.
É uma obra importante que traz uma visão de alguém que obteve sucesso financeiro com investimentos apontando aspectos algumas vezes negligenciados no momento de investir. Entre as coisas mais importantes na hora de investir listadas pelo autor estão o pensamento de primeiro nível, a compreensão da eficácia do mercado e suas limitações, valor e sua relação com preço, entendimento, reconhecimento e controle do risco, atentar para os ciclos, evitar armadilhas e investir defensivamente.
O Investidor Inteligente
Esse é um livro para investidores que todos que se interessam pelo assunto devem ler. Quer saber o porquê? A obra literária é nada menos do que o livro de cabeceira de um dos maiores investidores do mercado financeiro global e um dos homens mais ricos do mundo: Warren Buffett.
Mas o que esse livro tem de tão especial? Escrito pelo economista americano Benjamin Graham (1984 – 1976), primeiro a afirmar que o cálculo do valor de uma ação deveria ser realizado pelo fluxo de caixa de uma empresa a partir do valor presente e descontada de uma taxa de risco.
Neste livro para investidores, Graham também foi o primeiro a apostar na compra de ações e empresas bem estabelecidas e com perspectivas positivas de geração de caixa em momentos delicados do mercado como forma de mantê-las por longos períodos de tempo no portfólio.
Trilogia Taleb
Considerado o guru dos investimentos, o professor e investidor libanês radicado nos Estados Unidos, Nassim Nicholas Taleb, é reconhecido por sua influência no mercado financeiro e escreveu uma série de livros sobre investimentos, entre eles, uma trilogia que está entre os melhores livros para investidores.
Em “Iludido pelo Acaso”, ele explica que todo investidor deve entender como um evento inesperado pode afetar tanto o mercado financeiro como a vida das pessoas. Na obra, Taleb afirma que é fácil ganhar dinheiro na bolsa quanto o cenário é favorável. O desafiador é conseguir entender o mercado financeiro quando o cenário se torna mais difícil, e antes dos demais. Nesta indicação de livro para investidores, o autor recomenda às pessoas que se preparem para as diversas situações de perdas que podem acontecer, assim como aprender e aproveitar ao máximo os momentos de otimismo justificado no mercado.
Em “A Lógica do Cisne Negro”, Nassim Taleb define o cisne negro como um acontecimento improvável – antes da descoberta de cisnes negros acreditava-se que existiam apenas cisnes brancos, daí a origem do nome da obra – mas que depois de ocorrer torna-se mais previsível do que realmente era. O que o autor tenta passar como mensagem no livro é que situações improváveis podem acontecer a qualquer momento, apesar de muitas pessoas não levá-las em consideração até que se realizem, ensinando dessa forma como os investidores devem lidar o risco de suas decisões.
Faça parte da nossa lista de interesse no setor de Negócios.
O título por si só já é impactante. Se algo frágil quebra com facilidade quando exposto a situações adversas, antifrágil é oposto. É justamente essa mensagem transmitida no livro “Antifrágil: coisas que beneficiam o caos”. De acordo com o autor, uma carteira de investimentos precisa enfrentar situações inicialmente adversas, o caos, para ter sucesso.
Os Axiomas de Zurique
Mais um livro para investidores que não pode faltar em quem se interessa sobre o assunto. Em “Os Axiomas de Zurique”, o autor Max Gunther apresenta os dogmas que os banqueiros suíços de sucesso seguem para conquistar fortuna no mercado financeiro.
Dessa forma, a obra revela 12 axiomas que todos os investidores devem seguir, como não ter medo de arriscar um pouco, realizar o lucro cedo demais, sair e partir para outra se as especulações andam mal, não se iludir com a ordem, ter confiança e não otimismo, avaliar por si mesmo e não seguir a opinião da maioria e outros.
Desafio aos Deuses: A Fascinante História do Risco
Este é um livro para investidores que, apesar de não abordar de forma direta as bolsas de valores, apresenta uma teoria interessante e ao mesmo tempo clara a respeito de como funciona os mercados financeiros e também o mercado de seguros tendo como ponto de partida o fato de que os seres humanos acreditaram, durante milênios, que os deuses traçavam o seu destino, mas com o tempo isso começou a mudar com o uso de instrumentos de mediação e controle de riscos.
Escrito por Peter L. Bernstein, a obra traz uma narrativa que se aproxima de um romance e por isso agrada tanto quem está iniciando no assunto como os especialistas, sendo considerado por muitos um livro muito empolgante.
Leia também: Vale a pena investir em empresas que pagam dividendos na bolsa?
Princípios
Mais uma obra que está entre os melhores livros para investidores, “Princípios” apresenta os valores que moldaram a vida e o trabalho do homem considerado nada menos que o “Steve Jobs dos investimentos”: Ray Dalio.
Fundador da quinta empresa privada mais importante dos Estados Unidos – a Bridgewater Associates” – considerada também uma das maiores gestores de fundos hedge, Dalio acredita que economia, vida, investimentos e gestão podem ser sistematizados por meio de regras.
Em suma, “Princípios” apresenta aos leitores o que Ray Dalio considera fundamental para alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional por meio de uma abordagem direta e de fácil entendimento, trazendo aspectos a importância de manter a mente aberta, transparência e de encarar a realidade.
Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar
Esse é mais um dos livros que todo investidor precisa ler. Em “Rápido e Devagar: Duas Forma de Pensar”, o ganhador do Prêmio Nobel de Economia, Daniel Kahneman, reuniu diversos anos de pesquisa que confrontam o pensamento de que o ato de tomar decisões é algo racional e apresenta uma visão diferenciada o funcionamento da mente e esse processo de tomada de decisões.
De acordo com Kahneman, o pensamento humano se desenvolve de duas formas: uma mais rápida e intuitiva e outra mais lenta e lógica. Além disso, apresenta ideias inovadoras sobre a tomada de decisões tanto na vida pessoal como nos negócios e como é possível se proteger contra possíveis falhas mentais por meio de algumas técnicas. Para os investidores, ter esse entendimento é de grande importância para aumentar as chances de sucesso.
Bilhões e Lágrimas: A economia brasileira e seus atores
Conhecer a história da economia do país e de atores que ajudaram na sua construção é de suma importância para quem atua no mercado financeiro. Por conta disso, “Bilhões e Lágrima: A economia brasileira e seus atores”, de Consuelo Dieguez é mais um dos melhores livros para investidores.
Colaboradora da Revista Piauí em 2006, Dieguez recebeu como primeira pauta um perfil do banqueiro Luiz Cezar Fernandes, ex-dono do Banco Pactual, e após acompanhar o seu dia a dia se deu conta da importância das histórias não contadas pelo jornalismo.
A partir de então, Consuelo Dieguez deu início a um mergulho na história de atores importantes da história recente do país, como Luciano Coutinho, Daniel Dantas, Sérgio Rosa e outros, para desvendar e analisar de forma inteligente o cenário econômico da época por meio dos aspectos individuais da vida de cada um.
Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações
Para quem está começando a realizar investimentos, conseguir escolher as melhores ações pode ser muito desafiador. É justamente essa a proposta do livro para investidores “Valuation: como avaliar empresas e escolher as melhores ações”, de Aswath Damodaran.
A obra é direcionada para aqueles que querem compreender de fato o verdadeiro valor das ações por meio de ferramentas que facilitam o entendimento sobre o funcionamento de uma empresa e de seus valores, possibilitando a identificação dos melhores negócios para realizar investimentos.
Faça fortuna com ações antes que seja tarde
Considerada uma obra de referência para quem busca informações sobre investimentos na bolsa de valores, em “Faça fortuna com ações antes que seja tarde”, Décio Bazin apresenta uma série de técnicas para quem quer investir em ações com ganhos a longo prazo, além de sua opinião a respeito da bolsa de valores e seus principais personagens.
Com mais de três décadas de experiência na bolsa e quase 20 anos como analista de mercado de capitais dos jornais Balanço Financeiro e Gazeta Mercantil, já dá para ter uma ideia do quanto enriquecedora é essa obra. Bazin explica como utilizar o método cash-yield, dando prioridade aos dividendos na escolha de ações para a composição de uma carteira diversificada na bolsa de valores, com exemplos da sua própria experiência pessoal.
Investidor de Sucesso 4.0
Não poderíamos deixar de tratar desta obra escrita pelo nosso CEO, Felipe Souto. Com quase 20 anos de experiência acumulados no mercado financeiro, o livro traz ao longo das suas 300 páginas, um conteúdo muito rico que possibilita que o investidor tenha uma compreensão ampla sobre os investimentos tradicionais e principalmente sobre as novas formas de investir através das fintechs de crowdfunding, p2p lending, tokens, ativos judiciais, dentre outros.
Esperamos que tenham gostado da nossa seleção, aproveita e comenta qual livro você adicionaria nessa lista.
Abraço!
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs
1 Comment
Olá, Sara! Que ótima sugestão. Vamos avaliar com carinho uma nova lista de livros para 2021. Pode continuar nos enviando sugestões. Abraço! 😉