Os melhores fundos imobiliários tiveram um ano difícil na bolsa de valores (B3).
Principalmente os fundos focados em lajes corporativas, estabelecimentos comerciais e participações em outros fundos, os chamados “fundos de fundos“.
O problema é que a volatilidade desses papéis acabou gerando riscos para os pequenos investidores, que são a maioria dos cotistas desse tipo de investimento.
Por isso, se você investe em fundos imobiliários com foco em renda passiva e construção de patrimônio, preste muita atenção no gráfico a seguir:
O Ifix é o índice que reúne os maiores e melhores fundos imobiliários (FII) do país.
O gráfico mostra a volatilidade desse índice neste ano, marcado pelos efeitos da pandemia sobre o setor imobiliário institucional, comercial e corporativo.
Perceba uma coisa importante: em apenas duas semanas, o Ifix sofreu uma queda equivalente a três anos de valorização dos melhores fundos imobiliários do Brasil.
O pior de tudo é que a grande maioria dos investidores de FIIs são pessoas físicas, que gostam desses papéis por causa da isenção de imposto de renda sobre dividendos e por poderem ter exposição a grandes empreendimentos imobiliários sem gastar muito.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Entre os poucos fundos que escaparam desse derretimento estão os chamados “fundos de tijolo”, que investem em imóveis construídos e funcionais.
Mesmo assim, é possível perceber que a forte volatilidade do mercado financeiro traz grandes riscos para esse tipo de investimento, ameaçando o patrimônio de quem procura investir nos melhores fundos de investimento com foco em renda recorrente.
Por isso, a Bloxs preparou um artigo para você que se interessa pela solidez do mercado imobiliário, mas não quer ficar suscetível ao sobe e desce da bolsa de valores.
O que são fundos imobiliários?
O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é um tipo de investimento coletivo que visa ter participação direta ou indireta nos rendimentos provenientes da administração de imóveis corporativos, comerciais, logísticos e residenciais.
Faça parte da nossa lista de interesse em real estate.
A grande vantagem dos FIIs é a possibilidade de diversificar a carteira com excelentes ativos imobiliários, localizados nas principais cidades do país, através de cotas negociadas na bolsa de valores.
Assim, ao adquirir cotas de um fundo, o investidor confia seus recursos a uma pessoa jurídica responsável por gerir esse patrimônio, buscando opções de investimento e taxas de retorno previstas em seu prospecto.
Os FIIs integram a classe dos chamados fundos estruturados, que possuem regras específicas de atuação.
Os melhores fundos de investimento são aqueles focados em ativos reais, submetidos a cláusulas contratuais de locação específicas, com alto potencial de geração de renda para seus cotistas.
Leia também: Três passos simples para aproveitar a crise e montar uma carteira de investimentos de sucesso
Melhores fundos imobiliários do mercado
Entre os melhores fundos imobiliários, os mais procurados pela qualidade dos seus ativos e gestão de excelência são os seguintes:
- XP Log FII – XPLG11
- FII BTG Pactual Corporate Office Fund – BRCR 11
- HSI Malls – HSML11
- CSHG Renda Urbana FII – HGRU11
- Kinea Renda Imobiliária FII – KNRI11
Como foi o desempenho dos melhores fundos imobiliários neste ano?
Os melhores fundos imobiliários vinham gerando muita euforia entre os investidores comuns nos últimos anos.
Isso porque, para muitos deles, essa era a única forma de investir no mercado imobiliário de alto padrão com preços acessíveis.
Sem falar que a distribuição de dividendos desses fundos é isenta de imposto de renda, pelo menos por enquanto.
Vale lembrar que já tramita no Congresso Nacional uma reforma tributária que pode mudar esse quadro.
Mesmo assim, para aqueles que buscam geração de renda passiva no longo prazo, os melhores fundos imobiliários podem ajudá-los a construir ou ampliar seu patrimônio.
Mas é preciso ter em mente que as cotas desses fundos são negociadas na bolsa de valores e, por isso, estão suscetíveis a toda a volatilidade do mercado financeiro.
Perceba no gráfico a seguir que um dos melhores fundos imobiliários do mercado, o HSML11, sofreu uma queda forte no início deste ano, perdendo quase 60% do seu valor em poucos dias.
Isso ocorreu devido ao pânico do mercado financeiro com as medidas de contenção da covid-19, que afetaram em cheio o setor de shoppings.
Passado o medo inicial, o fundo ainda registra queda de 22% neste ano.
Evidentemente, os shoppings não deixaram de ser um bom negócio para investir de uma hora para outra.
Ocorre que a natureza do mercado financeiro é essa: ele exagera nas reações, tanto em momentos de pânico quanto de euforia, distorcendo o valor dos ativos.
Por essa razão, a sua carteira imobiliária não pode estar toda concentrada nesse tipo de investimento.
Você também deve diversificar seu portfólio com ativos reais, imunes à volatilidade da bolsa, como forma de proteger sua carteira e aumentar a rentabilidade.
Por isso, defendemos aqui na Bloxs que você destine cerca de 20% a 30% dos seus recursos de longo prazo a projetos de cimento e tijolo tocados por especialistas e com robustas garantias contratuais.
Tudo isso de forma 100% online, através de uma plataforma autorizada pela CVM para esse tipo de captação.
Invista em imóveis sem a volatilidade da bolsa: conheça os investimentos alternativos
Os investimentos alternativos formam uma classe de ativos totalmente imunes à volatilidade do mercado financeiro.
Isso porque, nessa modalidade de investimento, os investidores financiam ou se tornam sócios de projetos específicos, como um condomínio de casas de classe média em Pernambuco, um edifício residencial em bairro nobre de São Paulo, a instalação de usinas solares em coberturas corporativas no Rio de Janeiro, entre outras infinitas possibilidades.
Saiba mais sobre as vantagens de investir na economia real no seguinte vídeo gravado pelo CEO da Bloxs, Felipe Souto:
Seja sócio de um empreendimento imobiliário seguro e rentável
Se você não quer ficar refém da volatilidade dos melhores fundos imobiliários, pode investir agora em grandes projetos residenciais.
O segmento residencial disparou na pandemia e deve continuar crescendo forte nos próximos anos.
Isso porque os juros reduzidos e a abundância de crédito estão permitindo que mais famílias tenham acesso à tão sonhada casa própria.
A Bloxs acaba de abrir uma captação imperdível para quem quer ter exposição a empreendimentos imobiliários seguros e rentáveis em suas carteiras.
Quer conhecer melhor opções de projetos imobiliários para diversificar sua carteira?
Então, cadastra-se na Bloxs Investimentos.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos investimentos alternativos?
Então não deixe de acompanhar nosso portal de Conteúdos e conferir nosso portfólio de ofertas repleto de oportunidades para você rentabilizar seu capital de forma inteligente e segura.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs