O valuation é extremamente importante por uma série de motivos, uma vez que através dele é possível avaliar o sucesso de uma empresa e entre muitas outras características.
Dessa forma, desde uma empresa de manutenção elétrica a uma padaria possuem um valuation que é alterado conforme o seu crescimento ou declínio financeiro.
Essa métrica possui um papel fundamental para os empreendedores, investidores e todos aqueles que precisam realizar avaliações relacionadas às empresas, ativos ou até mesmo o próprio patrimônio, buscando um termômetro da sua saúde econômica.
Continue lendo este artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é o método valuation, qual é a sua função no mercado e quais são os seus diferentes métodos de avaliação.
O que é método valuation?
O termo valuation, em português, significa avaliação de empresa, valorização de empresas ou até mesmo arbitragem de valor. Essa é uma forma de avaliar o valor de um determinado ativo, sendo real ou financeiro.
De acordo com a definição de valuation que é adotada, é possível perceber que ela pode ser desde um ativo real, sendo esse um imóvel, como o estabelecimento de uma empresa de nobreak, a um ativo financeiro, sendo esse as ações dessa empresa.
Além disso, os ativos podem ser também debêntures, que são as dívidas dessa empresa, incluindo ainda o valor global de uma empresa.
Outro fato importante é que também é muito comum ouvir o termo valuation para se referir ao resultado do processo de avaliação.
Dessa forma, quando uma pessoa afirma que o valuation de uma empresa de serralheria industrial está em R$ 500 milhões, ele está então se referindo a sua avaliação e valor da empresa.
Entretanto, para realizar o valuation de um ativo, é necessário passar por um processo e efetuar cálculos que consigam demonstrar não apenas quanto esse negócio vale hoje, mas também quanto ele poderá valer no futuro.
Isso acontece porque o cálculo do valuation é realizado com a premissa de que qualquer ativo vale algo em razão dos fluxos de caixa futuros que ele vai proporcionar ao seu investidor.
Por exemplo, uma empresa que fabrica cesta aérea pode oferecer um certo valor no momento, entretanto, o seu valor futuro pode mudar a depender das suas promessas e evoluções.
Dessa forma, quando um investidor efetua um investimento em uma empresa, ele não está olhando para quanto é o seu valor atual, mas sim o quanto ela pode valer no futuro, com o intuito de tirar bons resultados do seu investimento.
Com isso, o valuation busca relacionar o valor do ativo à incerteza que ele possui e à sua expectativa do aumento nos fluxos de caixa futuros que ele irá proporcionar.
Como você pode perceber, por se tratar de um cálculo que não lida apenas com valores reais, mas também com valores futuros, ele não é exato, entretanto, pode chegar muito perto da realidade que um ativo pode apresentar.
Quais são os benefícios do método valuation?
O método valuation possui muita relevância, entretanto, é necessário compreender alguns conceitos, onde a diferença entre alguns temas é fundamental para a compreensão de qual é a importância do valuation e como ele atua. Dentre os principais conceitos, podem-se citar:
- Valor;
- Custo;
- Preço.
Embora eles pareçam muito semelhantes em seus significados, possuem diferentes aplicações e finalidades dentro do mercado, possuindo um grande impacto no valuation de um ativo.
Valor
O valor de um ativo está diretamente relacionado à utilidade ou ao benefício que ele pode proporcionar, podendo este ser um bem ou serviço.
Por exemplo, uma empresa que fabrica cinto de segurança para obra com uma alta durabilidade e nenhum caso de acidente ao utilizá-lo durante todos os anos de produção pode possuir um valor muito alto por ter a autoridade do produto e espaço no mercado.
Entretanto, esse conceito também apresenta alguma subjetividade, onde esta pode ser chamada de o paradoxo do valor.
Custo
O custo pode ser definido como a quantia de moeda, ou seja, dinheiro, que é gasta em todo o processo de fabricação de um produto ou serviço, ou então na aquisição deles.
Por exemplo, se você fabrica juntas de borracha, você pode possuir alguns custos com o material, mão de obra, locação e entre muitos outros fatores que podem ser levados em consideração com o intuito de obter o produto final.
Preço
O preço é o montante que é recebido pelo vendedor de um bem ou serviço, onde esse seria o valor que ele é colocado no mercado e onde o cliente pode adquiri-lo.
Por exemplo, se você busca por uma resistência coleira na internet e a encontra por um valor de R$ 70,00, esse seria o seu preço e o quanto o vendedor irá receber em troca do produto.
Através das definições de valor, custo e preço, é possível perceber que o custo e o preço podem ser superiores ou inferiores ao valor de um produto ou serviço.
Esse é o papel fundamental do valuation, onde ele possui a função de determinar o valor justo de um ativo e se ele está mais caro ou barato do que deveria ser.
Com isso, você consegue identificar se está realizando um bom negócio ou um mau negócio em um investimento ou negociação.
Quais são os principais tipos dos métodos?
Existem basicamente três tipos diferentes de métodos para realizar o cálculo do valuation de um ativo, onde esses são:
- Fluxo de caixa descontado;
- Avaliação relativa;
- Avaliação por direitos contingentes.
Esses são os métodos para se calcular o valuation de um ativo, podendo ser utilizado em diferentes situações.
Fluxo de caixa descontado
O método do Fluxo de Caixa Descontado, ou DCF, é o que possui uma melhor fundamentação teórica, sendo um dos mais utilizados.
Para realizar esse cálculo, o valor do ativo é representado pelo valor presente dos fluxos de caixa futuros desse mesmo ativo, descontando uma taxa que represente o risco do investimento.
Dessa forma, ao considerar o grau de risco de um ativo, aqueles que possuem um fluxo de caixa maiores e mais estáveis devem valer mais do que os ativos menores e mais voláteis.
Cada tipo de ativo irá gerar um fluxo de caixa diferente, onde dividendos são os fluxos de caixa que são gerados pelas ações, juros e valor de face para os instrumentos de dívidas e fluxos de caixa após impostos para uma empresa.
Avaliação relativa
O método da avaliação relativa ou por múltiplos é efetuado através do valor de um ativo que toma como base ativos similares e que possuem uma variável em comum.
Existem dois componentes principais no conceito de avaliação relativa, onde a noção de ativos comparáveis ou similares e o preço padronizado são utilizados.
Já em relação à aplicação do valuation por múltiplos, existem três variações possíveis, onde essas podem ser a comparação direta, média do grupo de pares e a média do grupo de pares ajustada pelas diferenças.
Avaliação por direitos contingentes
Por fim, o método por direitos contingentes, que é mais conhecido como avaliação por opções reais, é nada menos do que um ativo que proporciona um retorno apenas em certas circunstâncias.
Por exemplo, as opções de compra de ações (call) de um filme stretch fabricante, que serão exercidas apenas caso o preço preestabelecido exceda um determinado valor ou até mesmo ficar abaixo deste número para as opções de venda (put).
Quais são as aplicações dos métodos?
Para realizar o cálculo do valuation pelo método do fluxo de caixa descontado, serão necessários três dados:
- Calcular os fluxos de caixa previstos;
- Estabelecer uma taxa de desconto para o risco;
- Estimar o crescimento esperado.
Além disso, em relação à projeção dos fluxos de caixa, é necessário estabelecer as premissas, que serão as bases para as quais a projeção será realizada, como:
- Quais produtos serão vendidos;
- Qual será a região geográfica;
- Definir se outros produtos serão oferecidos no futuro;
- Quais serão os canais de vendas;
- Quais as despesas de comercialização e divulgação;
- Qual é a previsão da inflação futura.
Essas são as principais premissas que deverão ser respondidas com o intuito de conseguir realizar os cálculos do valuation corretamente.
A taxa de desconto é comumente utilizada como o custo de capital utilizado, onde com base nas taxas de desconto utilizadas, os fluxos de caixa futuros serão trazidos a valor presente e somados.
Do valor encontrado, será então diminuído o investimento inicial, chegando ao valor presente líquido. Com isso, o valuation de um ativo pode ser representado pela seguinte fórmula:
Va = Fc1 + Fc2 + Fc3 + … + Fcn + Fc (1 + g) (-) Inv0.
(1+i)1 (1+i)2 (1+i)3 (1+i)n (i – g)
Onde:
- Va: valuation;
- Fcn: fluxo de caixa em cada período projetado;
- I: taxa de desconto ou o custo do capital;
- N: número de períodos;
- G: taxa de crescimento;
- Inv0: investimento inicial na data zero.
Esses são os elementos que compõem a fórmula do valuation de um ativo, o permitindo compreender o seu real valor.
O valuation de um ativo é muito importante para conseguir analisar se está fazendo um bom negócio ou não, sendo extremamente necessário para qualquer investidor ou empreendedor.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.