Olá, Investidor! Tudo bem?
💰 Clique aqui e reserve suas cotas na Drops Crédito Privado III! 💰[Última Semana]
🕔 Leitura estimada em 07 min.
VEM AÍ
Cannabis: agora você verá esse mercado com outros olhos
O que você sabe sobre cannabis, Investidor?
Se a sua visão é que a erva é somente alucinógena, me deixe te trazer um aspecto desse mercado que talvez você ainda não saiba: o seu altíssimo potencial de lucratividade no Brasil.
🌿 Cannabis, um mercado em forte expansão. Em todo o mundo, cresce a cada dia o número de projetos de pesquisa e desenvolvimento envolvendo a cannabis, a famosa “planta da maconha”, para fins não recreativos, especialmente na área medicinal.
Apesar de a sua regulamentação avançar a um ritmo abaixo do ideal no país, não há dúvidas de que estamos diante de um mercado extremamente promissor, que oferece terreno fértil para a inovação em diversos setores, como medicamentos, cosméticos, alimentos, bebidas, papel, tecidos e materiais de construção.
Organizações como a Associação Nacional do Cânhamo (ANC) estimam que o mercado brasileiro de cânhamo industrial pode movimentar cerca de R$ 5 bilhões por ano, gerando mais de 100 mil postos de trabalho diretos e indiretos.
➡️ Cadastre-se na lista de interesse aqui!
🌎 Expansão mundial. Nos últimos anos, o mercado de cannabis vem registrando forte expansão em várias partes do mundo, graças a mudanças na percepção e nas políticas em relação à planta. A legalização e regulamentação da planta para fins medicinais, industriais e recreativos crescem a cada ano, abrindo oportunidades para empresas e investidores em todo o mundo, principalmente na área de inovação e startups.
💡 Quer saber mais sobre o potencial econômico da cannabis no Brasil e no mundo? Leia nosso artigo completo!
MERCADO FINANCEIRO
Do medo ao otimismo
Os gestores dos principais fundos multimercados do país estão mais otimistas com o cenário econômico e os ativos locais, principalmente com a bolsa brasileira, graças ao avanço da agenda fiscal e surpresas positivas com a inflação.
🍜 Apetite para o risco. Isso foi o que revelou uma pesquisa recente da Empiricus Research, que notou uma mudança significativa nas posições desses gestores em relação à bolsa, agora com uma postura comprada em ações brasileiras. Além disso, a perspectiva mais construtiva para o ambiente local tem levado a um fechamento mais forte das curvas de juros, indicando um possível início de ciclo de queda da taxa Selic em agosto. Proteja seu portfólio da inflação aqui!
Segundo o mesmo levantamento, houve uma melhora relevante nos sentimentos em relação ao crescimento do PIB e à inflação, graças ao arrefecimento da inflação e ao andamento das agendas do governo, que reduzem riscos importantes.
❓E o que isso quer dizer? Essa melhora se reflete no posicionamento dos gestores, que mudaram de uma posição líquida vendida para uma postura comprada em ações locais, demonstrando um maior apetite por risco. Além disso, o avanço favorável da desinflação tem contribuído para um fechamento maior das curvas de juros, indicando uma possível queda da taxa Selic a partir de agosto.
Perceba no gráfico abaixo:
🌍 Cenário global. Em relação ao panorama internacional, os gestores se mostraram mais cautelosos no último mês. A pesquisa destaca a preocupação com a inflação e os desafios políticos relacionados ao teto da dívida nos Estados Unidos.
Embora a atividade econômica nos EUA tenha se mantido resiliente e a inflação tenha aderência, o Federal Reserve sinalizou a possibilidade de aumentar os juros caso os índices de preços continuem elevados.
⚠️ Muita calma nessa hora. Essa perspectiva de restrição financeira nos EUA, somada aos desafios políticos, levou os gestores a adotarem uma postura mais cautelosa em relação aos ativos americanos.
No panorama global, também foram observadas desacelerações na Europa e preocupações com a economia chinesa.
✨ Se você deseja saber mais sobre as perspectivas e posições dos principais gestores de fundos multimercados do país, clique e saiba mais!
MERCADO FINANCEIRO
Inflação em declínio, PIB em ascensão
Nos últimos meses, os primeiros sinais de queda de juros começaram a surgir, trazendo um cenário mais favorável para as empresas captarem recursos e apresentando novos desafios para os investidores.
📝 Presidente do BC já fala em queda de juros. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já está preparando o público para essa mudança, afirmando que a queda da inflação e a melhora do PIB estão abrindo espaço para o corte da taxa Selic, que atualmente está em 13,75%.
Perceba os dados de inflação até maio/2023:
Campos Neto destacou que as notícias para a inflação e as projeções de longo prazo do mercado começaram a melhorar, abrindo espaço para a atuação do Copom sobre a taxa Selic.
📝 Diretor do BC, porém, enfatiza desafios: “não precisa ter pressa para baixar os juros”. O diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, Renato Dias Gomes, defendeu uma postura cautelosa em relação à redução dos juros.
Ele argumentou que a perda de fôlego da inflação tem sido lenta em serviços e que as expectativas ainda estão “desancoradas”. Apesar das projeções pessimistas, a economia brasileira surpreendeu positivamente, com um PIB em alta impulsionado pelo setor de serviços e pelo agronegócio. Conheça aqui nossa oportunidade no segmento!
🌾🐮 E mais uma vez o agro mostra sua força. O setor agropecuário teve um crescimento significativo no primeiro trimestre, registrando um avanço de 21,6% em relação ao trimestre anterior e de 18,8% em comparação com o mesmo período do ano passado. Essa performance se deve, em grande parte, a uma safra recorde de soja, aumento na produção de milho e crescimento no abate de bovinos e frangos.
📣 Quer saber sobre os reflexos da queda de juros para empresas e investidores? Leia nosso artigo completo!
MINERAÇÃO DE BITCOIN
Parceria estratégica
A Compass Mining, pioneira na exposição varejista na mineração de Bitcoin, uniu-se à Arthur Mining, ofertante da B-Cripto – Mineração de Bitcoin I, e renomada provedora de hospedagem, para oferecer uma solução completa aos mineradores.
💡 Uma instalação de destaque. O local escolhido para essa parceria é o Ohio 2, uma instalação de 20 megawatts localizada em Ohio. Essa instalação é alimentada por uma combinação de energia hidrelétrica e gás natural, tornando-a uma opção sustentável para a mineração de Bitcoin.
🌟 Reconhecimento da qualidade técnica. A Compass Mining selecionou a Arthur Mining como um dos melhores provedores emergentes de hospedagem na indústria de mineração de Bitcoin.
A parceria entre Compass Mining e Arthur Mining traz benefícios significativos para os mineradores de Bitcoin; saiba quais!