MVP é uma das formas que as empresas têm para reduzir seus custos e esforços e validar sua ideia de item ou serviço no mercado. Dessa forma, conheça mais sobre o termo e entenda qual a sua importância e como ele interfere na sua empresa.
- O que é MVP e para que serve?
- Qual a importância do MVP?
- Quais são as características do MVP
- MVP e Lean Startup
- Exemplos de MVP
- Quais os tipos de MVP?
- Vantagens de fazer um MVP
- Como fazer um MVP do projeto? (passo a passo)
- Como calcular o MVP?
- Atenção ao criar um MVP
- Como a Bloxs pode ajudar a sua empresa?
O que é MVP e para que serve?
A sigla é em inglês e significa Produto Minimamente Viável. Assim, é um conjunto de testes iniciais feitos para demonstrar se vale a pena começar um negócio ou mercadoria. Por isso, são diversas práticas para que se chegue aos melhores resultados.
O intuito é sempre criar algo com os menores recursos e isso não é apenas o seu preço. Dessa forma, exige pouco esforço, processo e tempo, mas ainda é uma solução para os problemas que encontrou, mesmo em forma de protótipo.
Para que serve
Ele tem como uma das principais funções ver a reação prática do mercado sobre o que vai lançar. Portanto, consegue verificar se de fato vai resolver as necessidades dos seus clientes ou não.
O item é uma forma de mudar a visão inicial da startup e medir se ela é ou não bem recebida. Então, mostra se é uma demanda real que pode ajudar a sociedade.
Qual a importância do MVP?
O MVP é uma forma de investigar a opinião do público sobre uma ideia. Com isso, permite à startup entender os motivos que moldam as escolhas de cada um dos clientes. Além disso, dá para detectar falhas que existem nos itens antes de lançar ele de verdade.
A troca de informações com os fregueses ajuda a encontrar a melhor resposta para lidar com a sua estratégia. Dessa forma, dá para melhorar a solução e aplicar o melhor preço no item para que ele seja inovador de verdade.
Como usar os dados
O criador da ideia ainda consegue ter uma boa leitura do mercado e entender se há necessidade de que o conceito mude para atender o público. Então, funciona como um feedback para nortear como desenvolver um bom produto e fortalecer a sua marca.
Quais são as características do MVP
A estratégia tem algumas características próprias para se definir as suas características principais. Portanto, veja quais são algumas delas a seguir:
- Precisam ter boa qualidade para que desperte o desejo das pessoas;
- Tem que beneficiar o usuário para que ele tenha vontade de retornar a sua plataforma quando o item se lançar;
- Deve fornecer dados claros para que você possa melhorar a ideia.
O MVP precisa ter o menor custo possível, mesmo com um acabamento ruim. Isso porque, seu intuito não é ser o resultado final, mas sim verificar como que seus clientes potenciais reagem ao negócio.
É importante ressaltar que o negócio é apenas uma estatística, com um alto potencial de melhoria. Por isso, uma resposta negativa não significa um fracasso e sim uma chance de se tornar mais competitivo no mercado.
MVP e Lean Startup
O termo se liga de forma direta aos conceitos de Lean Startup. Já que, essa estratégia de negócio serve para criar estratégias e agir de modo pontual em cada item que possa significar mais gastos de recursos e tempo.
A meta da Lean é chegar aos melhores resultados, com o menor nível de incerteza. Por isso, precisa se aliar ao conceito para ter uma visão mais clara sobre o setor e entender o que o público acha da situação.
Como eles se conectam
Os dois devem caminhar juntos para definir o melhor rumo da startup ou do negócio. Então, ao desenvolver um, faça um projeto que se complemente com as informações do outro. Dessa forma, as suas respostas serão mais eficazes para definir se a ideia é ou não boa.
Exemplos de MVP
O MVP tem como ideal te ajudar a tomar as melhores decisões para o futuro da sua marca. Portanto, seu principal papel é levantar hipóteses e ver como os fregueses reagem a cada uma delas.
Exemplo fictício
Imagine que você tem um modelo de negócios para um restaurante italiano. Assim, antes de iniciar a empresa precisa considerar dois aspectos importantes:
- Aplicar em um espaço personalizado que te permita ter um bom serviço de atendimento;
- Investir apenas na qualidade da comida e ganhar clientes só pelo sabor.
A ideia principal do é fazer refeições agradáveis, mas de acordo com as características que chamam mais a atenção. Então, o melhor cenário será conquistar um público que volte sempre para comer.
Uma opção média é conseguir atrair pessoas de modo sazonal, que se interessem pela experiência, mas não tanto pela comida. Enquanto isso, a alternativa horrível é que o negócio não chame a atenção do mercado.
A rede social fez testes antes de começar as suas operações. Para isso, começou com uma operação pequena dentro do campus da Universidade de Harvard. Com isso, seus criadores conseguiram ter dados para mudar a plataforma e agradar o público.
Quais os tipos de MVP?
O MVP se divide em algumas categorias para que fique mais fácil identificar seus resultados. Então, veja a seguir quais são eles e como funcionam em seus mínimos detalhes:
- Fumaça
- Protótipo
- Duplo
- Mágico de Oz
- Concierge
- Piecemeal
MVP Fumaça
Este estilo avalia o interesse que futuros clientes têm sobre a ideia por meio de um canal de marketing. Assim, antes de lançar o item se analisa como o público lida com ele por meio de ferramentas de mídia.
MVP Protótipo
É quando a empresa cria um modelo que executa uma função parecida com a que pretende testar. Dessa forma, permite analisar interação e performance antes de construir o modelo final.
MVP Duplo
É um teste A/B para analisar a aceitação, performance e experiência de todas as etapas do processo. Assim, é possível mudar tamanho, meio de transporte, como usar e outras características.
MVP Mágico de Oz
Neste caso a interface do software precisa estar pronta e funcionar para que se realize testes. Mas, como a automação não está completa, as ações externas são feitas de forma manual.
MVP Concierge
Serve para entender o que o público precisa de modo personalizado. No geral, é feito antes de qualquer projeto.
MVP Piecemeal
O MVP é uma alternativa para quem está com pouca tenda porque se concentra em testes por meio de plataformas grátis. Portanto, são testes feitos em cima de algo que já existe e que deve ser aprimorado no modelo final.
MVP Single Featured
Neste caso o protótipo deve ter apenas a função principal. Assim, caso aceito se adiciona nele outros mecanismos.
Vantagens de fazer um MVP
O conceito te dá a vantagem de saber como o mercado vai receber a sua ideia. Por isso, quando lançar o produto ou serviço vai ter uma noção do que esperar e de onde encontrar seu maior nicho de clientes.
Mais um aspecto positivo é que os feedbacks ajudam que você defina qual o melhor caminho trilhar. Ou seja, com a opinião de terceiros dá para fazer mudanças e tornar seu negócio mais interessante e lucrativo.
Como fazer um MVP do projeto? (passo a passo)
Para construir seu modelo é preciso seguir um roteiro e verificar cada etapa dele. Mas, para lhe ajudar com isso, basta ver o passo a passo a seguir:
Definir qual será o valor do MVP
Faça uma estimativa de qual valor chamará a atenção do mercado e de futuros investidores. Assim, essa proposta é um dos principais destaques do que pretende comercializar.
Teste a sua intenção
Depois de desenvolver um MVP que contemple o valor é preciso entender se há interesse em pagar por isso. Assim, faça um teste alpha mostrando o produto para um público controlado. Após isso, parta para o Beta e divulgue os valores para quem deseja atingir.
Caso seu item seja instável e possa ter problemas inesperados, mantenha o controle sobre os usuários. Além disso, veja quais são as falhas e busque soluções para que não ocorram mais.
Interação
Quando atingir a quantidade desejada de feedbacks é necessário interpretar cada um deles. Afinal, nem todos terão a mesma opinião e há quem não entenda o conceito e interprete a ação de forma errada. Por isso, é preciso saber filtrar toda a experiência.
O que considerar
Antes de investir para colocar sua ideia em prática de forma total é preciso avaliar se os testes foram suficientes. Portanto, leve em conta apenas as métricas válidas e ignore o que for vaidade. Então, se os resultados forem bons, avance para o produto final desejado.
Como calcular o MVP?
Para calcular o MVP é bom considerar todas as etapas. Por isso, não se aconselha que o preço conte apenas com uma parte do processo. Afinal, ele tem que ter o menos custo, mas seguir inteiro para o mercado.
Quem deseja chegar a um preço justo tem que definir os gastos de todas as fases, seja em produto ou mão de obra. Mas, também precisa contar com matérias-primas mais baratas e que possam baratear ao máximo os custos da sua ideia.
O preço precisa ser estimulado como o menor possível, enquanto as funções precisam atender de forma plena as necessidades. Dessa forma, as suas chances de lucrar, caso os resultados sejam positivos, são bem maiores no futuro.
Atenção ao criar um MVP
Para criar um modelo bom e que cumpra com as suas expectativas é bom prestar atenção em alguns detalhes. Portanto, os principais deles estão anotados a seguir, confira quais são eles:
- Foque em criar uma hipótese que solucione de verdade um problema real;
- Procure atalhos na produção e avalie trabalhos anteriores para não cometer os mesmo erros;
- Defina quais métricas pretende analisar antes de lançar o MVP;
- Aplique a pesquisa em um contexto realista, com opiniões sinceras;
- Trabalhe com um número restrito;
- Caso tenha dificuldades, busque ajuda para interpretar os feedbacks;
- Aperfeiçoe seu produto para que ele se torne mais interessante.
Use o MVP ao seu favor
Essa técnica é uma das formas mais interessantes de saber se a sua ideia é boa ou não. Por isso, procure analisar cada etapa e agir de forma honesta para entender como o mercado se comporta sobre o seu produto ou serviço.
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