Você está pensando em investir? Parabéns! Isso mostra que você está alcançando uma maturidade econômica para planejamento financeiro que pouca parcela da população brasileira possui.
Uma pesquisa feita antes do impacto da pandemia mostrou um avanço em relação a quantidade de investidores, mesmo assim esse número chega a 44% dos brasileiros. Isso se deu devido uma grande vinculação de propagandas, principalmente em mídias digitais.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Outro acelerador foi o surgimento de plataformas 100% digitais, que facilitaram muito o acesso a informações e atendimento personalizado.
Os dados da pesquisa apontam o perfil do investidor brasileiro, que na sua maioria é do sexo masculino, faixa etária de 45 a 50 anos, com ensino médio, e residentes na região sudeste do país, seguido pelo Nordeste, cerca de 85% são assalariados, sendo a maioria celetista.
Investir não é tão complicado assim, basta um pouco de aprendizado e prática. Aqui vai encontrar o que você precisa saber para investir. Se quer dominar esse assunto, continue a leitura.
Educação Financeira é essencial
Se tudo tem um começo, essa é a porta de entrada para quem tem o desejo de ser investidor. Podemos citar pelo menos 2 razões que vão reforçar essa necessidade:
- Para ser um investidor é necessário que tenha seu planejamento financeiro em dia, pois como você vai guardar valores se não consegue nem ao mínimo pagar as contas que tem. Aqui a educação financeira é primariamente importante.
- Para que você possa se tornar um investidor é necessário ter uma educação financeira que lhe permita viver dentro de um planejamento financeiro, controlando seus gastos, para que sempre possa ter recursos para investir, e se seu investimento veio de uma fonte extra seus ganhos mensais, que você possa esquecer o valor investido para que ele possa rentabilizar.
Então, como pode perceber, a educação financeira é fator preponderante para quem quer ser investidor.
Leia também: Como montar uma carteira de investimentos de alta performance
3 conceitos básicos da educação financeira
A educação financeira é composta de 3 pilares, eles dão sustentação para a vida do investidor. Sem conhecer esses conceitos você não alcançará o tão sonhado patamar de viver de renda, onde o dinheiro vai trabalhar por você.
Você já pensou em ter uma renda mensal, onde você não precise vender seu tempo de trabalho e, pelo contrário, gastar seu tempo pensando somente em maneiras de multiplicar seus rendimentos? Se é isso que você almeja, aqui vamos te ensinar como fazer, mas antes você precisa conhecer os conceitos dos 3 pilares da educação financeira.
Quando se escuta a palavra investidor o que vem em sua mente? Para muitos, a palavra remete a uma pessoa rica, bem-sucedida na vida.
Em certo ponto você não está errado, o problema é que as estatísticas comprovam isso. Isso porque a maioria não nascem na condição de investidor, eles se tornam investidores. E já vimos aqui, que a grande maioria dos investidores brasileiros são assalariados, no regime da CLT.
Qualquer pessoa pode se tornar um investidor desde que compreenda os 3 pilares que fazem a educação financeira:
- Ganhar
- Poupar
- Investir
Ganhar dinheiro alguns dizem que é uma arte, talvez não seja tanto assim, mas a verdade que alguns têm mais facilidade de ganhar dinheiro mais que o normal, porém todo ser humano de certa forma ganha dinheiro, pois sem ele a vida fica altamente comprometida.
Poupar, ou saber administrar, esse sim é o ponto principal, pois envolve muitos outros quesitos, como: ter controle com seu padrão de vida, ter objetivos financeiros, saber enxergar as prioridades, e o mais importante de tudo, saber gastar seu dinheiro. Quem domina esse conceito pode até ter uma renda menor, mas saberá alcançar seus objetivos.
Investir é saber aplicar o que você poupou. O dinheiro não deve ficar parado, pois como sabemos existe uma tal de infração, que se seu recurso não estiver investido, ela vai consumir todo seu capital.
Leia também: Onde colocar a reserva emergência?
O que saber antes de começar a investir
Algumas ações são necessárias antes de começar seus investimentos, como prometemos aqui você todas as informações necessárias para se tornar um investidor, veja a seguir:
Organize sua vida financeira
Sendo bem claro, a maioria das pessoas quando despertam para esse desejo de ser investidor, elas não estão em condições de mexer em seu orçamento para tal ação. Então só existem duas saídas: desistir ou enfrentar, e acredito que se você chegou até aqui na leitura, não está no grupo que desiste rápido, então como proceder nessa situação.
Organize sua vida financeira, para identificar quais são as prioridades financeiras, assim saberá se algum gasto pode ser cortado, ou pelo menos reduzido, abrindo espaço para o início de seus investimentos.
Uma outra ação seria a troca de dívidas que tem altos juros, por outra de juros menores. Exemplo clássico dessa troca, é quando você tem dívidas com cartão de crédito ou limite do cheque especial, esses são os juros mais altos do mercado.
Você pode tirar um empréstimo com juros mais baixos, como o empréstimo pessoal ou com garantia de veículo e até reduzir essas parcelas, dando origem em seu orçamento uma margem para iniciar seu projeto.
Planeje seus objetivos financeiros
Um bom planejamento financeiro envolve objetivos financeiros, afinal você precisa saber quais realizações espera de seus investimentos.
Isso permite você mensurar valores e prazos, assim podemos dizer que terá total domínio sobre os seus investimentos.
Os objetivos financeiros, dão razões para seu investimento. Havia um homem que queria viver de aluguéis, e ele idealizou uma vila com 10 casas, e trabalhou arduamente por um pouco mais de 15 anos, até que sua vila estivesse pronta, foi difícil, mas seu investimento lhe deu um retorno bem melhor e mais rápido que se fosse esperar viver de aposentadoria.
Não é preciso ser expert para começar
É certo que ninguém se torna um investidor sem ter algum conhecimento, mas não é preciso ser um expert para começar.
Você pode buscar um conhecimento básico por canais de internet, e ter um entendimento para um início seguro.
Diversificar é bom, mas com cautela
Ao entrar nesse universo de investidor você encontrará vários caminhos ou alternativas, bem todo investimento tem um certo grau de risco, e você verá que quanto mais segurança oferecer, menor será a vantagem de rendimentos, isso pode lhe levar a riscos maiores.
Nosso conselho é que você possa diversificar, para não apostar num único local, mas que tenha cautela, fazendo investimentos que lhe tragam segurança, para depois ter mais confiança de riscos maiores.
Apenas comece
Viva essa experiência sem medo, mesmo que não possua grandes quantias, mas apenas a comece, você irá experimentar uma nova vida com ótimas perspectivas.
Leia também: Faltam ativos reais na sua carteira? Veja quanto está deixando de ganhar…
Busque um aprendizado contínuo
Aprender nunca é demais, então se você quer ser um investidor, perceberá que será preciso sempre conhecer um pouco mais, e atualizar seus conhecimentos antigos.
Seja na arte de investidor, como em planejamento financeiro, busque aprender. Isso será importante para seus negócios.
Considerações finais
Aqui você que ser investidor te colocará num patamar diferenciado, e que para começar é preciso planejamento financeiro de suas finanças pessoais. Mas todo sacrifício nesse direcionamento é recompensador, e que apesar de você não se sentir completamente preparado, vale a pena começar.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs