Recentemente em uma de nossas lives na Bloxs conversei com a Veridiana, do canal @economiadiaria. O tema da conversa tinha como centro o PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL, especialidade da nossa convidada.
Dentre os tópicos de planejamento, como não tocar no tema RESERVA DE EMERGÊNCIA.
A reserva nada mais é que um montante definido para as eventualidades como: problemas de saúde, demissões e rendimentos menores que os previstos. Pode ser interpretada como a quantia necessária para ajudá-lo a superar um período difícil ou não esperado. Nada mais apropriado ao momento, correto?
Ouvimos alguns especialistas recentemente citando o coronavírus como um típico “Cisne Negro”. Segundo Nassim Taleb, criador do conceito, “Cisne Negro” é evento de extrema raridade e que provoca um impacto violento. Porém o próprio Taleb em 2007 já alertava sobre os riscos relacionados a epidemias mundiais.
É próprio do ser humano negar muitas vezes a realidade que não nos interessa. Tiremos pelo problema do lixo e do saneamento, questões evidentes e pouco atacadas pela sociedade.
Vivemos em um mundo com mais de 8 bilhões de seres humanos em extrema interação. A urbanização pós-revolução industrial e a melhoria nos sistemas de transporte e de comunicação nos trouxeram a este nível de interconexão, o que gerou não somente benefícios.
Vírus e bactérias sempre foram parte da nossa vida. Apesar de toda a evolução da ciência, o combate aos micro-organismos quando descobertos demanda tempo. Estamos sentindo isso na pele agora mesmo. Alguém apostaria hoje que não se repetirá?
ALERTA: Este é um CISNE BRANCO!
Na minha conversa com a Veridiana entendemos então que sim, precisamos reconsiderar o tamanho da nossa RESERVA DE EMERGÊNCIA. Tão importante quanto este replanejamento, tenho sempre alertado a amigos e clientes que busquem proteger seu patrimônio e ter fontes de renda seguras.
Acompanhe série especial de conteúdos no blog.bloxs.com.br:
COMO BLINDAR SUA VIDA FINANCEIRA DAS PANDEMIAS ALTERNATIVAS DE ALOCAÇÃO COM FOCO EM PROTEÇÃO PATRIMONIAL E RENDA |
Quer conhecer a operação COM FOCO EM PROTEÇÃO PATRIMONIAL E RENDA captada pela Bloxs?