Muitos empreendedores já viram suas ideias estagnarem por falta de recursos financeiros, assim como para pequenas empresas é um verdadeiro desafio colocar em prática novos projetos.
Mas, assim como o número de empreendedores cresceu, a internet possibilitou que novas formas de captar recursos também crescesse, de forma mais acessível e alternativa, como as plataformas de financiamento coletivo, onde, após aprovado, seu projeto pode receber investimento de apoiadores que acreditam no potencial da sua ideia.
Também conhecidas por crowdfunding, ou até financiamento coletivo, essas plataformas buscam por investidores ou empresas que queiram contribuir com projetos criativos e inovadores, como startups com potencial de crescimento.
De acordo com Felipe Souto, CEO da Bloxs:
“Por definição, o crowdfunding significa “financiamento coletivo”, é uma espécie de “vaquinha” online através da qual empresas ou pessoas físicas buscam recursos para viabilizar seus projetos.”
Desde 2017, o formato passou a atrair investidores como forma de aplicar seus recursos e, claro, de empreendedores que buscam por recursos.
Entenda mais no decorrer do artigo:
Projetos com alto potencial de retorno
Apesar da facilidade oferecida pelas plataformas, o empreendedor apenas tem acesso aos recursos captados no caso de atingir a meta proposta dentro de um prazo pré-definido. É necessário atrair a atenção de investidores que acreditem no seu projeto, serviço ou produto, ou seja, que sejam promissores e visem alto potencial de retorno de lucros.
Os empreendedores têm a oportunidade de acessar o mercado de capitais e encontrar investidores dispostos a financiar, ou tornam-se sócios, de projetos sólidos, principalmente em segmentos como Agronegócio, Energia Distribuída, Real Estate, Ativos Judiciários e Setor Comercial.
E não se engane, apesar dos segmentos de amplas possibilidades, o crowdfunding é considerado uma linha alternativa porque abre espaço para projetos específicos, oportunidades únicas, que nem sempre cabem nas estruturas tradicionais de investimentos.
A modalidade é segura e sem burocracia, regulamentada pela Comissão de Valores Mobiliárias, a CVM, que permite que apenas plataformas de crowdfunding autorizadas possam realizar captações, garantindo segurança aos investidores e, principalmente, aos empreendedores, para que saibam que seus projetos estarão amparados.
Como os projetos são definidos como promissores?
Mesmo sem burocracia, as plataformas buscam por projetos que realmente possam, não só atrair investidores, mas tenham potencial, sejam bem estruturados e atendam às regras da instrução normativa 588, da CVM.
E nem só de boas ideias se mantém o crowdfunding em pé, o empreendedor precisa avaliar a posição do seu projeto através de um planejamento estratégico que considere:
● Lucratividade esperada;
● Custos necessários;
● Benefícios reais para o mercado em questão;
● Metas definidas.
O empreendedor precisa avaliar a viabilidade econômica do seu projeto para entender as condições internas e externas que permitem a concretização do negócio, o que é essencial para que os investidores decidam se é viável financiar a ideia.
As possibilidades de investimento são infinitas dentro do crowdfunding, o que leva os investidores a buscarem projetos da economia real que proporcionem segurança e rentabilidade. Os pontos a serem analisados são:
● Cenário macroeconômico: tendências inflacionárias, taxas de juros e perspectivas de crescimento;
● Condições financeiras atuais do negócio: mesmo na busca de novos recursos financeiros, é necessário uma estabilidade para então cogitar crescimento/expansão do projeto;
● Demanda de mercado: mesmo com segmentos de interesse definidos, como agronegócio ou energia, é necessário ter procura.
Os projetos precisam de começo, meio e fim, afinal não é apenas uma busca por capital, estamos falando de negócios sólidos. Por exemplo, de 100 bons projetos, na Bloxs é comum que apenas 2 sejam aprovados e lançados por nós.
Mais do que recursos financeiros
O objetivo principal, sem dúvidas, é captar os valores necessários para impulsionar um negócio, porém as possibilidades vão além disso. As linhas de crédito alternativas abrem as portas que bancos tradicionais nem sempre abrem para empreendedores, com condições diferenciadas, sem burocracia, taxas justas e aumento da rentabilidade dos projetos.
Através do crowdfunding, o empreendedor tem acesso ao mercado de capitais, o colocando em atuação de forma escalável, ou seja, é possível criar a própria rede de investidores para seus projetos. Além da divulgação do seu projeto em uma plataforma que agregará mais valor a sua marca.
Na Bloxs trabalhamos com duas modalidades:
➔ Operação de DÍVIDA
Através desse formato, o empreendedor capta novos recursos para seu projeto através de contratos de investimento com prazos determinados e taxas que variam de acordo com o negócio, quanto mais você ganha, mais os investidores também ganham.
➔ Operação EQUITY
Aqui, além do capital financeiro, o empreendedor pode captar novos sócios para o seu negócio, o que irá agregar no desenvolvimento do projeto por meio de “smart money”, um diferencial importante que todo empreendimento deveria buscar, pois agrega em experiência, networking e conhecimento.
Existem outras possibilidades?
Além das modalidade mencionadas anteriormente, o crowdfunding é, antes de tudo, um financiamento coletivo que existe há muito tempo em diferentes formatos, como:
● Doação: as pessoas doam recursos sem intenção de retorno financeiro, apenas por acreditarem na ideia;
● Recompensa: a modalidade mais conhecida, em que os investidores do projeto contam com benefícios/recompensas exclusivas pela participação da pré-venda do produto;
● Empréstimo: o benefício é resultado dos juros retidos dos recursos investidos.
A modalidade ideal para o seu projeto precisa ser avaliada de acordo com seu negócio, seus objetivos e capital necessário.
Passo a passo necessário
Na Bloxs, procuramos entender a história do empreendedor, toda sua experiência e reputação no mercado, além da capacidade de executar o projeto proposto. Ao decidir buscar uma plataforma de crowdfunding como a nossa, é necessário organizar toda sua proposta, através do passo a passo:
➔ Defina a proposta de investimento;
➔ Escolha a plataforma adequada, como a Bloxs que possui experiência sólida e comprovada para te apoiar;
➔ Monte seu deck, ou seja, seu material publicitário com informações sobre sua empresa;
➔ Faça a validação jurídica de todos seus documentos;
➔ Atue junto da plataforma escolhida para captar recursos;
➔ Após concluir o processo de captação, mantenha seus investidores atualizados sobre a evolução do projeto.
Se você é empreendedor, tem em mãos um projeto promissor e busca recursos para alavancar o seu negócio, faça seu cadastro em nossa plataforma.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs