Startup do agronegócio é uma empresa que usa a tecnologia para aumentar a produtividade do campo e reduzir custos de produção através de soluções inovadoras.
A digitalização das fazendas brasileiras ganhou impulso durante a pandemia, devido ao aumento da demanda por serviços como canal de vendas online e automatização de lavouras.
Isso permitiu que o agro nacional crescesse forte durante a crise, ampliando sua presença no mercado internacional e batendo recordes de faturamento com a valorização do dólar.
Relatórios da indústria mostram que houve um aumento no número de agtechs, como são conhecidas as startups de agronegócio, cujo valor de mercado disparou, superando, em muitos casos, a marca de 40% de crescimento.
Vamos entender melhor como anda o mercado de tecnologia rural e saber por que investir em startup do agronegócio pode trazer excelentes resultados para investidores que querem diversificar suas carteiras com projetos da economia real.
Os tópicos que vamos abordar são os seguintes:
O que é uma startup do agronegócio?
É uma empresa que oferece soluções inovadoras para os problemas do campo através do uso intensivo da tecnologia, visando agregar valor a todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio.
Existem diversas denominações para uma startup do agronegócio, como agitech, agritech, agtech, entre outras, mas seu objetivo é sempre o mesmo: aumentar o faturamento dos produtores do campo, reduzir desperdícios e gerar ganhos de escala, cuidando, ao mesmo tempo, do meio ambiente.
A pandemia trouxe muitos desafios para os empreendedores do campo, mas também a oportunidade de repensar processos e readequar modelos operacionais ultrapassados, que não atendem mais os critérios ambientais, sociais e de governança exigidos pelas principais economias do mundo.
“É um movimento sem volta”, avalia Rafael Rios, cofundador e COO da Bloxs, plataforma de crowdfunding que faz captações para empresas de tecnologia do agronegócio. Para ele, a digitalização será decisiva para determinar quem terá sucesso ou não daqui para frente no campo:
A tendência é que as agritechs continuem crescendo e fornecendo produtos e serviços sofisticados para a agroindústria nacional.
Leia mais: Tecnologia entra com tudo no agronegócio e procura por agritechs dispara
Por que as startups do agro estão crescendo tanto?
Para explicar esse crescimento da tecnologia nas fazendas brasileiras, Felipe Souto, CEO da Bloxs, afirma que os modelos de alta precisão são indispensáveis para os produtores que desejam estar na vanguarda do desenvolvimento sustentável e ganhar mercado nos próximos anos:
O produtor que não se atualizar vai ficar para trás. As informações de alta precisão precisam virar rotina nas fazendas brasileiras. Já realizamos diversas captações para empresas tradicionais, da pecuária intensiva ao segmento florestal, e queremos aprofundar nossa oferta em tecnologia para o campo.
Número de agtechs dispara
O relatório “Radar Agtech Brasil 2020/2021”, preparado pela Embrapa, SP Ventures e Homo Ludens Research & Consulting com apoio do Ministério da Agricultura, mostra que existem hoje 1574 empresas classificadas como startup do agronegócio.
Esse número é 40% maior do que o registrado antes da pandemia, mostrando que o distanciamento social, de fato, elevou a procura desse tipo de empresa no mercado. E a tendência é, como vimos, de continuidade do seu crescimento.
Entre os diversos ramos de atuação dessas empresas, podemos citar:
- Drones de pulverização de lavouras.
- Uso de imagens via satélite para gestão da produção e de riscos.
- Sensores de controle da umidade do solo.
- Sistemas automatizados de irrigação.
- Sistemas informatizados para acompanhamento de peso, vacinas e alimentação de animais, entre outros.
Em entrevista ao portal Comunique-se, Givago Alvarenga, engenheiro especialista em infraestrutura e agricultura orgânica, afirma o seguinte:
Fora da porteira, uma startup do agro pode oferecer soluções como marketplaces e plataformas de negociação de produtos agrícolas; dentro, as soluções são de biotecnologias e agricultura de precisão, por exemplo. Essa inovação tecnológica abrange cada vez mais todos os estágios do agro.
Por essa razão, a próxima etapa de desenvolvimento do agronegócio brasileiro exige que empresas especializadas atuem para aumentar a produtividade das fazendas por meio da tecnologia, reduzindo seu caráter extensivo e otimizando recursos naturais e de capital para uma produção mais sustentável.
Como investir em uma startup do agronegócio?
O crowdfunding é uma modalidade de investimento coletivo regulada pela CVM que permite que pequenos investidores se unam para capitalizar empresas inovadoras e alavancar seu crescimento.
A Bloxs é pioneira nesse mercado e já concluiu diversas operações de sucesso para o agronegócio. Cadastre-se gratuitamente em nossa plataforma e tenha acesso a um portfólio exclusivo de ofertas diretamente ligadas à economia real.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs