Você sabe o que é uma aceleradora de startup? Criada para acelerar o desenvolvimento das startups, essas organizações vem ganhando cada vez mais força e relevância. Isso porque, de acordo com a Associação Brasileira de Startups, de 2015 a 2019, o número de startups saltou de uma média de 4.100 para 12.700, um aumento de 2017%.
Até dezembro de 2021, o país contava com 14.065 startups espalhadas em 78 comunidades e 710 cidades brasileiras. Diante desse crescimento, os empreendedores têm recorrido às aceleradoras de startups para aumentar a sua rentabilidade.
Mas essa não é a única alternativa para os donos de startups. Existem alternativas de obter os recursos necessários para expandir os negócios e se destacar no mercado. A Blox for Business, por exemplo, uma plataforma inovadora de operações estruturadas para o mercado de capitais, que oferece um ecossistema para empresas que buscam capital, parceiros originadores e investidores institucionais.
Ao longo deste artigo você entenderá melhor o que é uma aceleradora de startup, como ela funciona, quais os tipos, vantagens, além de outras formas de alavancar a sua startup.
O que são startups?
Antes de adentrar no tema principal deste artigo, que são as aceleradoras de startups, vamos à definição de startup. O Sebrae caracteriza startups como empresas em seu período inicial, capazes de entregar o mesmo produto em escala ilimitada e escaláveis, ou seja, capazes de cresceram sem que isso altere o seu modelo de negócios.
Na prática, os empreendedores precisam de altos recursos para investir em equipamentos de ponta, equipe especializada, infraestrutura, inteligência, bem como as questões burocráticas. O fato é que nesse momento inicial, as empresas não conseguem obter renda. Em geral, o retorno vem a longo prazo.
Esse é um momento desafiador para as startups, fase conhecida como vale da morte por representar a “morte” de muitas dessas empresas. O período em que a startup começa de fato a ter lucro pode demorar mais de 10 anos ou mais.
Justamente por conta disso, apenas 10% das startups conseguem se destacar e alcançar o sucesso, segundo a Forbes. É nesse cenário que entram as aceleradoras de startups.
LEIA MAIS: Como investir em startup e criar o próximo unicórnio brasileiro
O que são aceleradoras de startups?
As aceleradoras de startups têm o objetivo de fomentar o desenvolvimento das startups, ajudando-as a enfrentar o período inicial desafiador, o “vale da morte”.
Muito mais do que apenas viabilizar a aceleração das startups, essas empresas apoiam-nas em diversos quesitos, como conhecimento tecnológico, de mercado, científico, criando conexões, disponibilizando infraestrutura, ajudando-as a se consolidarem e alcançarem o patamar desejado.
Apesar de muitos confundirem aceleradoras e incubadoras, existem diferenças entre ambas. Enquanto as aceleradoras, em sua maioria, são gerenciadas por outros empreendedores e investidores experientes, as incubadoras contam com executivos experientes e bem relacionados com empresas do trade, universidades e poder público.
Outra diferença é que as incubadoras atuam com pequenas empresas de nichos específicos, enquanto as aceleradoras atuam com startups escaláveis.
LEIA TAMBÉM: Empresa unicórnio: o que é e como criar a sua?
Como funciona uma aceleradora de startup?
Ao criar uma startup, os empreendedores buscam obter lucros, assim como em qualquer negócio. Em geral, ao contar com o apoio de uma aceleradora, a startup cede um percentual da empresa que pode variar a depender de diversos fatores, como tempo de aceleração, riscos de desenvolvimento, potencial de mercado do serviço ou produto oferecido, além do valor de mercado da startup, conhecido como valuation.
No processo de aceleração, a aceleradora de startup pode optar por se tornar sócia da startup e com o crescimento desta, seu valor cresce e, consequentemente, a porcentagem da aceleradora também aumenta, podendo chegar ao momento de exit, que ocorre quando a aceleradora considera o momento para vender a sua parte.
Na prática, a aceleração ocorre por meio de uma equipe que prepara mentorias exclusivas para diferentes áreas de gestão, com suporte online ou presencial.
Tipos de aceleradoras de startup
São muitos os programas de aceleração existentes, mas no geral, eles são divididos em:
Programas governamentais
Nos programas governamentais, a empresa não precisa pagar o equity para ter a aceleração. O programa é gratuito e é direcionado para empresas específicas, que cumprem com alguma necessidade do governo local.
Programas de aceleração pagos
Apesar de não pegar o equity das startups, esses programas cobram pela aceleração. Nesses casos, as startups não recebem aporte financeiro, elas investem na aceleração em troca de mentorias para desenvolvimento e conexões com players do mercado.
Aceleradoras segmentadas
São aquelas direcionadas para um segmento específico. Dessa forma, a equipe de aceleração será especializada na área em que a startup atua e as conexões da aceleradora também serão voltadas para esse público-alvo.
Quais as vantagens e desvantagens de uma aceleradora de startups?
Existem vantagens e desvantagens em contar com uma aceleradora de startups. As startups podem contar com mentores e instrutores especializados para transmitir conhecimentos de gestão, processos, negociação, relacionamento com outros investidores e outros.
Além disso, as aceleradoras de startups oferecem recursos e rede de contatos, o que possibilita uma interação com outras startups.
Por outro lado, existe um prazo para o programa de aceleração, que dura em média oito meses. Isso pode ser considerado uma desvantagem, visto que algumas startups ainda podem precisar do suporte da aceleradora depois desse prazo.
Além disso, as aceleradoras de startups podem não funcionar para todo os modelos de negócios. Elas são recomendadas para negócios que possuam limitações na capacidade de gestão. Portanto, é necessário analisar as necessidades do negócio antes de optar por uma aceleradora.
Como conseguir recursos para alavancar sua startup
Se você é empreendedor e precisa de recursos para expandir a sua startup, saiba que além das aceleradoras de startups, existem outras alternativas no mercado. A Bloxs for Business, por exemplo, é uma plataforma inovadora de operações estruturadas para o mercado de capitais, oferecendo um ecossistema para empresas que buscam capital, parceiros originadores e investimentos institucionais.
A plataforma oferece diversas soluções, como:
- CRA
- CRI
- CCB
- Diretórios creditórios
- Tokenização
A Bloxs for Business é ideal para os empreendedores otimizarem as potencialidades da sua base de clientes e contatos de negócios, além de aumentarem suas fontes de receita. O processo é simples, fácil e sem burocracia.
Basta apenas preencher os detalhes do seu perfil de atuação na plataforma, aguardar a análise da equipe, assinar o contrato, habilitar a parceria e submeter operações para análise.
Saiba mais detalhes no vídeo a seguir:
Para dar início a essa parceria e alavancar seus negócios, acesse o site da Bloxs for Business e faça seu cadastro.