Você sabe o que é uma empresa unicórnio? Esse termo foi usado pela primeira vez em 2013, pela investidora Aileen Lee, e é de grande importância para investidores em busca de oportunidades para investir e para empreendedores que desejam expandir os seus negócios.
Mas no que consiste uma empresa unicórnio? Quais empresas brasileiras se enquadram nesse conceito? Quais as vantagens de uma empresa nesse perfil?
Ao longo deste arquivo responderemos a esses questionamentos e apresentaremos alternativas como o crowdfunding para você, empreendedor, que precisa de recursos para alavancar a sua empresa, mas esbarrou na burocracia dos bancos e instituições financeiras tradicionais.
O que significa uma empresa unicórnio?
Em 2013, a fundadora da Cowboy Ventures, Aileen Lee, usou o termo startup unicórnio no artigo “Welcome to the unicorn club” (em português “Bem-vindo ao clube dos unicórnios: aprendendo com as startups de um bilhão de dólares”) para se referir às empresas tecnológicas que atingem o valor de 1 bilhão de dólares sem estarem cotadas na bolsa por conta da dificuldade em encontra-las.
No seu texto, Lee afirma que as primeiras startups unicórnios nasceram nos anos de 1990, com o Google e logo depois o Facebook. Vale destacar que startups são empresas em desenvolvimento, que tem como objetivo aprimorar um modelo de negócio, mas para isso precisam de investimentos.
Apesar de atualmente não ser mais tão difícil ou raro encontrar essas empresas devido ao aumento consideravelmente nos últimos anos, o termo empresa unicórnio continua sendo utilizado.
Mas, então, quais as características de uma empresa unicórnio? Como deve ser uma empresa para ser unicórnio?
LEIA TAMBÉM: Como investir em startup e criar o próximo unicórnio brasileiro
Características de uma empresa unicórnio
Quais aspectos tornam uma empresa unicórnio? Criar ou se tornar uma empresa unicórnio é desafiador e arriscado, afinal de contas, são muitos os fatores envolvidos e muitas empresas podem não sobreviver aos primeiros anos, ainda que recebam muitos investimentos.
Mas podemos listar algumas características que as empresas unicórnio brasileiras têm em comum:
1. Investimento em tecnologia
Esse é um aspecto comum entre as empresas unicórnio. As primeiras startups enquadradas nesse conceito são do setor tecnológico, mas ainda que não seja necessário ser da área, é fundamental investir em tecnologia para acompanhar as novidades, modernidades e como elas impactam a vida e a rotina das pessoas.
Além disso, é importante ter as redes sociais como aliadas para reforçar a comunicação, ampliando sua mensagem e causando impacto no seu público.
2. Cliente no centro
Outra característica das empresas unicórnios de sucesso é colocar o foco principal no cliente. As ideias, estratégias, ferramentas, funcionalidades e o pós-venda são sempre pensadas no usuário. Se antes o valor era dado ao produto, hoje o mais importante é a experiência de compra e a resolução do problema do cliente.
3. Diversidade
As empresas unicórnios precisam apostar na diversidade e valorizam o talento e a criatividade. Para isso, contam com profissionais diferentes que criam ideias criativas, inovadoras, disruptivas.
4. Pioneirismo
As empresas que apostam na diversidade, na inovação e colocam o cliente no centro precisam estar à frente das suas concorrentes. Para isso, é imprescindível pensar “fora da caixa”, estar à frente, se antecipar às tendências, ser pioneira no seu ramo de atuação.
LEIA TAMBÉM: Empréstimo para microempreendedor: o que você precisa saber antes de contratar
Exemplos de empresas unicórnios
Agora que você já sabe as empresas unicórnio definição e suas principais características, confira a seguir algumas das principais empresas que se enquadram nesse conceito nacionais e internacionais:
Brasileiras:
- iFood: empresa de delivery de alimentos, farmácias, supermercados;
- 99 Táxi: empresa de transporte de passageiros;
- Loggy: empresa de logística empresarial;
- Nubank: fintech do setor financeiro;
- Gympass: empresa que oferece acesso a academias.
Internacionais:
- Xiaomi (China): empresa de tecnologia e manufatura de produtos eletrônicos;
- Airbnb (EUA): plataforma que oferece alojamentos para turismo e férias;
- Wish (EUA): plataforma de comércio eletrônico;
- SpaceX (EUA): empresa de transporte espacial.
Você deve estar se perguntando: como é possível se tornar uma empresa unicórnio? Confira a seguir!
LEIA TAMBÉM: Investimento anjo: o que é e como conseguir para sua empresa
Como se tornar uma empresa unicórnio
Conforme explicado ao longo deste artigo, é fundamental tem recursos para investir em inovação, diversidade e tecnologia. Essa é uma realidade não apenas para você que deseja formar a própria startup, mas para qualquer empreendedor que deseje crescer e alavancar o seu negócio.
É justamente aí que está o grande desafio. Conseguir dinheiro para investir no próprio negócio não é uma tarefa fácil para os empreendedores brasileiros. Para se ter uma ideia, mesmo com a queda da taxa básica de juros para 2% em maio do ano passado, seu menor patamar na história, as micro e pequenas empresas ainda enfrentaram dificuldades para conseguir crédito.
Portanto, se você deseja tornar a sua empresa unicórnio, vai precisar lidar com todas as questões burocráticas dos bancos e instituições financeiras, sem a garantia de que conseguirá.
Mas essa não é a única alternativa para os empreendedores que desejam crescer, alavancar os negócios e obter bons resultados. Existem formas de obter os recursos necessários sem burocracia, de forma simples e fácil: por meio do crowdfunding.
Como formar a própria startup o crowdfunding
Por meio do crowdfunding ou financiamento coletivo, os empreendedores podem ter acesso ao mercado de capitais e formar a sua própria de investidores. Dessa forma é possível obter os recursos necessários para criar a própria startup.
Com a Bloxs, os empreendedores podem obter os recursos necessários, além de uma equipe de especialistas que os auxiliarão a tomar as melhores decisões. Por meio do crowdfunding, por exemplo, você pode formar um grupo de investidores para financiar a sua startup se tornar se sócio de empreendimentos sólidos em investidores nas mais diversas áreas, como setor comercial, agronegócio, mercado imobiliário, geração de energia distribuída, e distressed assets (ativos judiciais). Trata-se de um investimento coletivo e direto com alto potencial de retorno.
Para ter acesso a todas essas oportunidades, basta apenas se cadastrar na Bloxs, plataforma 100% online e regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), para ter acesso às melhores oportunidades.
Recentemente, a Bloxs se tornou o Grupo Bloxs, plataforma que atua dentro das regras da ICVM 588, se posicionando como um Hub de acesso ao mercado de capitais, com ótimas oportunidades de negócios para investidores e uma ampla gama de produtos e serviços para empresas e parceiros.
Para saber mais como a Bloxs pode te ajudar a expandir os seus negócios, entre em contato conosco.