Os investimentos alternativos são ativos financeiros que não se encaixam em uma das categorias convencionais de investimento.
Por isso, você não encontrará essa modalidade de investimento altamente lucrativa em seu banco ou corretora.
A razão é que os investimentos alternativos estão mais ligados a projetos específicos da economia real, em que o investidor pode financiar ou se tornar sócio de empreendimentos em áreas como:
- Agronegócio;
- Mercado imobiliário;
- Geração de energia distribuída;
- Setor comercial;
- Distressed assets (ativos judiciais).
Como é possível perceber, estamos falando de uma categoria bastante rentável e segura que até há pouco tempo só estava disponível para grandes investidores.
Quer saber se os investimentos alternativos são para você? Descubra agora em um teste rápido e fácil!
Então, continue a leitura deste artigo especial que preparamos para você.
Você ficará por dentro dos seguintes tópicos:
- O que são investimentos alternativos?
- Tipos e investimentos alternativos
- Diferenças entre os investimentos alternativos e os investimentos tradicionais
- Característica dos investimentos alternativos
- – volatilidade + rentabilidade = alternativos
- Como são regulados os investimentos alternativos?
- Investimentos alternativos: mais rentabilidade e segurança para sua carteira
- Como diversificar seu portfólio com investimentos alternativos?
- Investimentos alternativos em agronegócio
- Investimentos alternativos no mercado imobiliário
- Investimentos alternativos no setor comercial
- Investimentos alternativos em geração de energia
- Conclusão
O que são investimentos alternativos?
Os investimentos alternativos são uma classe de ativos diretamente ligados à economia real. Essa classe de ativos não sofre com a volatilidade da bolsa de valores.
São chamados “alternativos”, pois não se enquadram nos moldes dos mercados tradicionais, dedicados a aplicações em renda fixa ou à compra de ações na bolsa.
Entenda melhor no vídeo abaixo:
Essa modalidade de investimento permite que os investidores financiem ou se tornem sócios de projetos específicos, como um edifício residencial, uma fazenda multicultura, uma usina de geração de energia solar, entre outras infinitas possibilidades.
Também são considerados investimentos alternativos os ativos judiciais.
É muito frequente que as pessoas vençam processos na justiça contra empresas públicas e privadas, por exemplo. Mas, devido à demora e à burocracia do pagamento, esses recebíveis podem ser negociados no mercado através de plataformas autorizadas pela CVM, como a Bloxs.
Confira no vídeo abaixo a resposta do CEO da Bloxs, Felipe Souto, para a pergunta: “Por que investir em ativos alternativos”?
Leia também: Entenda tudo sobre Ativos Reais: conceito, tipos, exemplos, como investir e mais
Tipos e investimentos alternativos
Existem diversos tipos de investimentos alternativos, entre eles:
- Venture Capital
- Fundos de Hedge
- Real Estate
- Distressed assets
- Commodities
- Private Equity
- Debêntures
- Infraestrutura
- Special Situations
- Crowdfunding
- Colecionáveis (vinho, carros, arte, selos)
Diferenças entre os investimentos alternativos e os investimentos tradicionais
Os investimentos tradicionais são aqueles fornecidos por bancos e corretoras e têm um caráter financeiro, ou seja, variam conforme as condições de cada mercado.
Na renda fixa, podemos citar o exemplo dos CDBs, LCIs/LCAs, debêntures, títulos do tesouro, entre diversas outras opções.
Na renda variável, os exemplos variam de ações a outros valores mobiliários geralmente negociados em bolsa, como fundos imobiliários, derivativos, contratos de câmbio, etc.
Cada produto de investimento tradicional tem características próprias de rentabilidade, risco e liquidez (capacidade de transformar o investimento em caixa).
Confira no quadro abaixo as principais diferenças entre os investimentos alternativos e os investimentos tradicionais:
Característica da renda fixa
Diversos produtos de renda fixa contam com benefícios, como proteção pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), como no caso de Certificados de Depósito Bancário (CDB), e isenção de Imposto de Renda, como LCIs e debêntures incentivadas.
O maior problema atual desse tipo de produto é a sua baixa rentabilidade, já que a Selic (taxa básica de juros da economia que serve de referência para a rentabilidade desses produtos) está extremamente baixa.
Característica da renda variável
De outro lado, a renda variável apresenta oscilações que podem colocar em risco o patrimônio dos investidores, em razão de tensões políticas e econômicas, além de “cisnes negros”, como foi o caso da pandemia da Covid-19.
Em razão disso, muitos investidores passaram a buscar formar alternativas de rentabilizar e proteger suas carteiras, abrindo mão da liquidez dos recursos no curto prazo.
Leia também: Onde investir na crise? Saiba o que fazer com suas aplicações
Característica dos investimentos alternativos
Os investimentos alternativos são caracterizados por sua alta rentabilidade e risco controlado, graças a cláusulas contratuais robustas previstas em cada projeto.
No entanto, sua liquidez é extremamente reduzida, para não dizer inexistente. Ou seja, não é possível transformar os recursos investidos em caixa de forma rápida, em caso de necessidade.
Por isso, trata-se de uma classe para diversificar a carteira, e não para aplicar os recursos de um fundo de reserva, por exemplo.
– volatilidade + rentabilidade = alternativos
Assim, os investimentos alternativos passaram a ser uma opção natural para esses investidores que não tinham o hábito de investir na economia real, em razão dos altos riscos envolvidos em um cenário de juros elevados e inflação descontrolada.
A aprovação de reformas importantes – como a do teto de gastos, a da previdência e a trabalhista – permitiu que o Banco Central flexibilizasse sua política monetária, baixando os juros para incentivar a retomada econômica.
Leia também: Investimentos para crianças: 5 estratégias para enriquecer seu filho
Como são regulados os investimentos alternativos?
Os investimentos alternativos estão regulados pela Instrução Normativa 588 da CVM, órgão responsável por disciplinar e fiscalizar as ofertas públicas em nosso país.
Apenas plataformas autorizadas pela CVM podem oferecer ao mercado investimentos alternativos.
A Bloxs é uma plataforma de investimentos alternativos autorizada pela CVM nos termos do Ato Declaratório 16.489, de 19 de julho de 2018.
A ICVM 588 permite que empresas com receita anual de até R$ 10 milhões realizem ofertas por meio do crowdfunding, com dispensa automática de registro da oferta e do emissor no órgão responsável.
Para proteger os investidores, uma das condições previstas na instrução normativa é que as plataformas de investimento passem pelo processo de autorização junto à CVM, que fiscalizará sua atuação.
A Bloxs é uma plataforma totalmente aderente à legislação sobre investimentos alternativos.
Leia também: Três passos simples para aproveitar a crise e montar uma carteira de investimentos de sucesso
Investimentos alternativos: mais rentabilidade e segurança para sua carteira
Os investimentos alternativos têm presença garantida nas carteiras de grandes investidores, como family offices, fundos de investimento e instituições do mercado financeiro.
Esses grandes investidores costumam manter em seus portfólios participações em empresas promissoras e itens de alto valor, como obras de arte, vinhos finos, commodities, entre outros ativos de baixa volatilidade.
Seu objetivo é aumentar a rentabilidade dos seus portfólios e, ao mesmo tempo, se proteger contra as oscilações do mercado tradicional.
Isso porque os investimentos alternativos, apesar de sua baixa liquidez, oferecem um duplo benefício: alta lucratividade no longo prazo e risco controlado.
São ideais, portanto, para “blindar” qualquer carteira de investimentos contra a volatilidade do mercado financeiro, funcionando como uma espécie de “hedge”.
Somente em 2017, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou a abertura desse mercado para os investidores comuns.
Até então, apenas fundos estruturados, como fundos de venture capital, podiam ter exposição a esse mercado.
A partir da publicação da Instrução Normativa 588 da CVM, qualquer investidor pode agora ser sócio de bons empreendimentos ou financiar iniciativas de alto valor na economia real a partir de cotas extremamente acessíveis.
Leia também: Fundos estruturados: por que estão crescendo tanto?
Como diversificar seu portfólio com investimentos alternativos?
Somente plataformas autorizadas pela CVM podem realizar operações com investimentos alternativos.
A Bloxs é uma dessas plataformas e oferece aos investidores um portfólio exclusivo de projetos com rentabilidades que podem superar 20% ao ano.
É isso mesmo!
As ofertas da Bloxs são muito mais rentáveis do que praticamente todos os investimentos em renda fixa. E o melhor: elas não têm correlação com o mercado financeiro.
Por isso, você pode ficar tranquilo, seus investimentos estarão nas mãos de especialistas, em um mercado totalmente regulado e fiscalizado pela CVM.
Investimentos alternativos em agronegócio
A Bloxs já realizou diversas captações de sucesso no agronegócio.
Foi o caso da oferta Agrosucesso Gado Invest.
Com uma rentabilidade-alvo de 22,01% ao ano, essa oportunidade permitiu que os investidores fossem sócios de um projeto pecuário em recria intensiva.
Faça parte da nossa lista de interesse em agronegócio.
Essa é uma das fases de maior crescimento e desenvolvimento de um bovino.
Foram 184 investidores que, juntos, levantaram R$ 3.160.000,00 reais.
Investimentos alternativos no mercado imobiliário
No mercado imobiliário, a Bloxs já teve a oportunidade concretizar diversos projetos robustos e altamente lucrativos.
Foi o caso do Yuca Coliving Invest.
Nessa oportunidade, os investidores puderam se tornar sócios de uma empresa que se tornou proprietária de 2 apartamentos na região de Itaim e Pinheiros, bairros nobres de São Paulo.
Faça parte da nossa lista de interesse em real estate.
Após a aquisição, os apartamentos foram reformados, mobiliados e equipados para aluguel na modalidade coliving.
A rentabilidade projetada?
22,30% ao ano!
Foram 56 investidores que, juntos, captaram R$ 1.580.000,00 para viabilizar esse empreendimento.
Leia também: 7 motivos que explicam por que a Bloxs é confiável
Investimentos alternativos no setor comercial
Outra área de expertise da Bloxs é o setor comercial.
Exemplos de captações de sucesso no segmento não faltam.
Recentemente, concluímos uma captação extremamente ousada no mercado de entretenimento.
Faça parte da nossa lista de interesse no setor de Negócios.
Foi o projeto Dejour Entretenimento Náutico.
Mesmo em um cenário extremamente desafiador por causa da pandemia, que afetou em cheio o setor de eventos e turismo, a Bloxs lançou de forma pioneira uma captação para o primeiro floating club do Brasil.
Estruturado pela AG Invest, de Álvaro Garnero, embaixador do turismo nacional, o projeto prevê a oferta de atrações em três cidades litorâneas brasileiras ao longo do próximo ano.
Investimentos alternativos em geração de energia
Buscando sempre o que há de mais inovador nos setores em que atua, a Bloxs já concretizou diversas captações de sucesso no setor de energia solar.
A geração de energia solar fotovoltaica é uma das que mais crescem no mundo.
No Brasil, o número de empreendimentos dobra a cada ano.
Faça parte da nossa lista de interesse em energia.
Trata-se de um ativo que muitos investidores de grande porte fazem questão de ter em carteira, em razão do rápido retorno do investimento e da renda recorrente que esse sólido segmento proporciona.
A Bloxs conclui recentemente a captação do projeto CGC Energia Solar SP.
Os investidores garantiram uma participação de 80% de uma empresa controlada pela CGC Energia, responsável por gerenciar os recursos captados para construir, operar e distribuir energia renovável para empresas.
O projeto prevê a construção de até cinco usinas fotovoltaicas com capacidade de 105 kWp de potência cada, totalizando 525 kWp.
O projeto será executado na região de São José do Rio Preto (SP), onde a CGC já opera diversas outras usinas.
Conclusão
A Bloxs espera que este conteúdo tenha ajudado você a compreender melhor o que são investimentos alternativos e como você pode inserir esses produtos em sua carteira para aumentar sua rentabilidade e diminuir seu risco.
Os investimentos alternativos, sem dúvida, devem estar presentes no portfólio de todo investidor consciente, que busca construir ou aumentar seu patrimônio através de projetos promissores e com garantias robustas.
Não deixe de acompanhar nosso portal de conteúdos para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos investimentos alternativos.
Até mais!
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs
1 Comment
Olá Conteudos, tudo bem?
Somos o site Cripto Poker, chegamos ao mercado para viabilizar seu jogo de poker com Criptomoedas, jogando no aplicativo Suprema Poker.
Compre suas fichas de forma fácil e rápida. Aceitamos Bitcoin, Ethereum, Tether e muitas outras criptomoedas, confira!
Taxas praticadas
Oferecemos as melhores taxas do mercado na conversão da sua criptomoeda para fichas de poker. Taxa a partir de apenas 3.5% na conversão para suas fichas!
Para saber mais acesse: https://criptopoker.net.br/