O que são investimentos alternativos? Essa é uma pergunta recorrente, que podemos definir como sendo uma classe de ativos lastreados na economia real.
Essa opção permite investir em um projeto, através da modalidade de dívida ou equity. Ao escolher investir nos ativos reais, o investidor não precisar se preocupar com processos burocráticos, como manutenção, uma vez que esse processo será feito por um gestor especializado.
Aqui na Bloxs, o financiador pode acompanhar todos os relatórios e se manter informado sobre o passo a passo do andamento do projeto investido.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Já falei aqui no blog sobre a importância de diversificar sua carteira de investimentos.
Não por acaso, nos últimos meses, essa se tornou uma preocupação ainda maior entre os investidores.
Afinal, compreender o que são investimentos alternativos é uma opção inteligente para driblar os impactos negativos, de qualquer Cisne Negro que se instaurar.
Até porque, os fundos alternativos apresentam uma dinâmica de circulação de capital que foge dos moldes da economia tradicional.
Mas preste atenção! Não adianta sair por aí caçando qualquer ativo da economia real, porque isso não vai resolver seu problema – principalmente, se você já perdeu dinheiro em crises de grande proporção.
O importante agora é olhar de perto os mercados de capitais, financeiro e de balcão, para entender mais a fundo como os “investimentos incomuns”, podem colaborar com a sua rentabilidade e portfólio.
Pensando em ajudar você nessa empreitada, criei o Guia Definitivo: o que são investimentos alternativos. Aqui, você vai encontrar tudo o que precisa saber para inovar sua carteira e estar um passo à frente da multidão:
- O que são investimentos alternativos?
- O que são investimentos alternativos: principais diferenças entre investimentos alternativos e tradicionais
- Como os ativos alternativos são caracterizados?
- O que são investimentos alternativos: 5 principais características
- Como se caracterizam os investimentos tradicionais?
- Quais as vantagens para o seu portfólio?
- Participação ativa na escolha do investimento
- Quais as vantagens de investir com a Bloxs?
- Projetos de alta rentabilidade
- Poder de participação ativa nos investimentos
- Tecnologia ao seu favor!
- Segurança para investir e garantia de retorno
- Equipe de especialistas com experiência
- Contribuir com o desenvolvimento da economia nacional
- Quais os principais tipos de investimentos alternativos?
- Investimentos Alternativos via crowdfunding
- Quais são os segmentos em que a Bloxs atua?
- Mitos x Verdades sobre investimentos alternativos
- Como é a fiscalização dos investimentos alternativos?
- 3 dicas de como diversificar sua carteira com investimentos alternativos
- Conheça a Bloxs Investimentos Alternativos
O que são investimentos alternativos?
Investimentos alternativos são uma classe de aplicações que fazem parte da economia real. São considerados inovadores por não se encaixarem nos moldes dos mercados tradicionais, normalmente, ligados às aplicações em renda fixa ou à compra de ações na bolsa de valores.
Apesar disso, suas ofertas apresentam valor e prazo de retorno pré-definidos, bem como existem projetos os quais o investidor assume o risco sobre a performance do empreendimento.
Assim, uma das formas de compreender o que são investimentos alternativos é identificá-los como todo investimento aportado em negócios, títulos e empresas que não estão listados no mercado tradicional, como a bolsa de valores ou as corretoras de investimento.
Afinal, essa definição não é padronizada e, em geral, pode ser entendida como “alternative assets”, que é tudo aquilo que não é negociado no mercado tradicional.
Nos Estados Unidos, onde o mercado é mais maduro e evoluído, o que são investimentos alternativos se encaixam em uma ampla gama de produtos de investimento, como private equity, venture capital, hedge funds, contratos futuros estruturados, arte, antiguidades, vinhos, ativos imobiliários, fazendas, etc.
Normalmente, são acessados e investidos somente por investidores institucionais.
Leia também: Entenda tudo sobre Ativos Reais: conceito, tipos, exemplos, como investir e mais
O que são investimentos alternativos: principais diferenças entre investimentos alternativos e tradicionais
As principais diferenças entre investimentos alternativos e tradicionais são:
Isso tudo se resume à estratégia de aporte, dinâmica de circulação de capital e a gestão do investimento.
Leia também: Três passos simples para aproveitar a crise e montar uma carteira de investimentos de sucesso
Como os ativos alternativos são caracterizados?
Os investimentos alternativos são caracterizados por ter baixa – ou nula – correlação com mercados financeiros “líquidos”.
Na verdade, eles exploram as ineficiências esboçadas nesses canais tradicionais, a fim de proporcionar um retorno financeiro diferenciado, que independe das métricas inerentes ao pregão.
Desse modo, os ativos alternativos apresentam um perfil mais flexível, que se reflete em oportunidades “fora da caixa”.
Isso se materializa em investimentos que, em geral, demandam abrir mão de liquidez em detrimento de maiores retornos.
Assim, outro modo de compreender o que são investimentos alternativos, é observar suas características.
Desse modo, normalmente eles envolvem participação em negócios, empresas ou projetos com alto potencial de crescimento, geralmente, a partir da aquisição de valores mobiliários.
No nosso caso, trata-se do Contrato de Investimento Coletivo nos termos da ICVM 588.
É por isso que você precisa tirar os olhos um pouquinho do home broker, da sua corretora de investimentos tradicional para enxergar as novas formas de investir seu dinheiro, bem como – se você for dono de um projeto/negócio – outros canais para captação de investimentos.
Assim você conseguirá ampliar seu campo de visão e ter cada vez mais insights de oportunidades de negócio.
É importante também destacar que investimentos nessa categoria não são novidade, pelo contrário!
Grandes investidores institucionais como: Fundos de Pensão, Endowments e Family Offices, sempre souberam o que são investimentos alternativos e olham para esse tipo de produto com bons olhos.
O que são investimentos alternativos: o que mudou, então?
Basicamente, o mesmo que ocorreu com todas as indústrias.
Sim! Da mesma forma que o Uber, a Netflix, o Airbnb, o Ifood e diversos outros players conseguiram mudar e desintermediar seus segmentos graças a TECNOLOGIA, o mesmo está acontecendo com investimentos e, especialmente, os alternativos com lastro na economia real, em ativos reais.
Há 10 anos, seria impensável falarmos em investir numa floresta de eucalipto ou no Agro (quem não lembra do Boi Gordo?), sem haver de um lado a tecnologia.
Esse tipo de investimento é sério, confiável, pois é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), através da Instrução nº 588/2017.
É justamente tal legislação, que nos dá esse respaldo legal, que é tão necessário, para que possamos avançar com nosso trabalho e com a compreensão sobre o que são investimentos alternativos.
Tal avanço só ocorreu de fato em outubro de 2017, com a publicação da ICVM 588.
Dito isso, para fixar o que são investimentos alternativos na sua cabeça, já destaco, em nossa visão:
O que são investimentos alternativos: 5 principais características
Elas evidenciam bastante sobre a natureza desse tipo de produto e também de como se dá a sua dinâmica.
As principais características dos investimentos alternativos são:
- Ativos reais diretos em operações de equity e atuação de ativos alternativos;
- Atuação nos mercados privados;
- Baixa liquidez;
- Retorno superior à média dos demais produtos.
Diante dessas características, dá para perceber o quanto os investimentos alternativos são desburocratizados e, ao contrário do que muitos pensam, equivocadamente, não envolvem necessariamente riscos exagerados.
Afinal, para compreender o que são investimentos alternativos basta olhar para o beta que geram: seus riscos são proporcionais ao retorno esperado que, no nosso caso, pode chegar a mais de 20% a.a.
Apesar de já ter comentado acima, vale a pena reforçar: os investimentos alternativos são legais e, por isso, não podem ser ofertados por qualquer um.
Portanto, para intermediar tais investimentos é preciso estar regulamentado e submetido à fiscalização. Mas, explicarei melhor sobre isso mais adiante.
Por ora, vamos continuar nossa comparação entre investimentos alternativos e os tradicionais:
Como se caracterizam os investimentos tradicionais?
Os investimentos tradicionais se caracterizam a partir de um composto geral que envolvem estratégias. Elas, por sua vez, se baseiam na compra de títulos de renda fixa, títulos privados e ações do Mercado Financeiro.
A partir, principalmente, do advento e crescimento das plataformas de investimento independentes; como a XP, GUIDE, ÓRAMA, ETC, os investidores passaram a ter acesso a diversos produtos convencionais.
Leia também: É hora de democratizar os investimentos alternativos
Quais as vantagens para o seu portfólio?
As vantagens dos investimentos alternativos para seu portfólio são: diversificação da carteira, não-correlação com o mercado tradicional, participação ativa na escolha do investimento, diversidade de setores, proteção contra a inflação, dentre outras.
Entenda!
Diversificação da carteira
Que diversificar a sua carteira de investimentos é imprescindível você já sabe.
Entretanto, o grande diferencial de aplicar e de compreender o que são Investimentos Alternativos – e que talvez você não saiba – é que tais oportunidades estão inseridas no segmento da economia real, e são lastreadas em ativos reais.
Esse é um dos grandes benefícios desse tipo de investimento, pois os alternativos trazem uma segurança para seu portfólio, tendo em vista, que a rentabilidade desses projetos são muito superior ao alfa gerado por ativos financeiros, comuns ao mercado tradicional.
Assim, tal aspecto nos leva para o próximo benefício:
Não-correlação com o mercado tradicional
A não-correlação com os ativos financeiros e investimentos inerentes ao mercado tradicional é um dos principais benefícios que os investimentos alternativos oferecem para seu portfólio.
Isso proporciona a você uma liberdade e segurança maior para continuar investindo, mesmo em tempos de crise econômica e política.
Portanto, entender o que são investimentos alternativos é compreender uma das principais vantagens que eles apresentam: mitigar riscos, independentemente dos diversos movimentos, ou melhor, da volatilidade dos mercados financeiros tradicionais.
Proteção contra a inflação
Uma coisa leva à outra. Considerando que esses investimentos, em sua grande maioria, estão atrelados a algum projeto com fluxo de caixa estabelecido (quando não, encontra-se atrelada a alguma atividade econômica específica) tem-se que a maioria das oportunidades apresentam a capacidade de proteger-se contra a inflação.
Um exemplo disso são projetos ligados à geração de energia ou locação de imóveis comerciais.
Assim, esse se torna o modo mais eficiente e seguro de garantir uma diversificação de fato eficiente para sua carteira.
Leia também: Investimentos Alternativos: o novo padrão
Participação ativa na escolha do investimento
Diferentemente dos investimentos tradicionais, os Alternativos proporcionam um poder maior de participação aos seus investidores.
Afinal, ao investir na economia real, através de produtos lastreados em ativos reais, você consegue escolher, exatamente, em qual projeto deseja aplicar.
Diversidade de setores
Esse é um dos pilares para investidores de sucesso. De fato, apresentar uma carteira com investimentos inseridos em diferentes segmentos é o que contribui com a sua diversificação.
Entretanto, o grande benefício de compreender o que são Investimentos Alternativos e alocá-los na sua carteira é que eles são lastreados em ativos reais, existe uma gama muito mais diversa de setores das sociedades nos quais você pode investir, como, nos segmentos imobiliário, comercial, agronegócio, dentre outros.
Não por acaso, o nosso leque de ofertas é, de fato, bem rico! Você vai poder constatar isso um pouco mais a frente.
Por ora, compreenda:
Quais as vantagens de investir com a Bloxs?
As vantagens de investir na Bloxs são:
- Investir em projetos de alta rentabilidade
- Possuir grande poder de participação ativa nos investimentos
- Ter a tecnologia ao seu favor, segurança para investir e garantia de retorno
- Contar com uma equipe de especialistas no assunto (com experiência de mercado)
- Materializar os impactos positivos que seu investimento gera para a economia nacional e, que reverberam em outros setores da sociedade, em geral.
Faço questão de destacar que somos a primeira Plataforma de investimentos alternativos do Brasil regulamentada pela CVM (desde 2018).
Além disso, somos a primeira Plataforma de investimentos alternativos do Brasil que disponibiliza ofertas públicas de valores mobiliários (de alta performance), que estão inseridos nos mais diversos da sociedade.
Nosso pioneirismo reside, entre outros aspectos, no vasto leque de ofertas que disponibilizamos aos nossos investidores, nas quais estão lastreadas em ativos da economia real.
Portanto, unimos investidores à oportunidades da economia real, que sempre foram acessados por grandes fortunas, mas que agora, estão ao seu alcance – graças à nossa plataforma.
Iniciamos no ramo imobiliário, e, posteriormente – a partir de nossa expertise em investimentos – ampliamos nosso leque de ofertas para as demais searas.
Ao investir com a Bloxs, você adquire uma espécie de título de valor mobiliário – de acordo com a resolução CVM 588 – representado através de um contrato de investimento.
Assim, apresentamos duas modalidades: dívida (“DEBT”) – no qual você, basicamente, empresta dinheiro para aquele empreendimento, lastreado em garantias – ou a segunda modalidade de equity. Nela, você se torna sócio do projeto.
É gratificante apresentar para você nosso negócio, que tem uma proposta inovadora e que aproxima os investidores de investimentos na economia real de alta rentabilidade, lastreados em ativos reais.
Tudo de forma desburocratizada, eficiente e segura! Entenda:
Projetos de alta rentabilidade
Os investimentos ofertados pela Bloxs possuem uma taxa de rentabilidade, bastante acima do retorno que, usualmente, é gerado por investimentos tradicionais.
Isso se dá, justamente, devido o que são investimentos alternativos e o fato de estarem lastreados em ativos reais. Portanto, eles não estão correlacionados às inúmeras taxas e à volatilidade dos mercados financeiros tradicionais.
Sem a interferência desses aspectos, nossos projetos performam como muito mais eficiência, praticidade e, com retornos sólidos.
Nossa rentabilidade alvo gira em torno de 15% a 25% ao ano, a partir de operações que não possuem liquidez.
No entanto, vale lembrar, que existe a possibilidade de efetuar a venda do seu título mobiliário a um terceiro, como em um mercado secundário.
O que não existe é uma possibilidade de mercado de balcão, em que você poderá sair a qualquer momento do seu investimento. Assim, o prazo de duração dos nossos projetos varia de 12 a 36 meses.
Tendo em vista as altas taxas de alfa que são geradas a partir de nossas operações, muitos investidores já perceberam que vale a pena alocar cerca de 20% a 30% de nossos investimentos em seu portfólio.
Um exemplo impressionante dos bons resultados produzidos por nossas operações é referente ao projeto Réveillon Jeri 2020: Primeira oferta pública, no segmento de eventos, do Brasil!
Acompanhe no gráfico abaixo:
De fato, o retorno (que é de 5 meses, com pagamento realizado na primeira semana de maio/2020) e a rentabilidade de tal projeto performam de modo muito superior aos resultados obtidos em investimentos tradicionais, mesmo aqueles de renda fixa.
Portanto, trata-se de um modo inteligente de gerar alfa e mitigar os riscos de seu portfólio.
Leia também: Investimentos alternativos e a sua estratégia
Poder de participação ativa nos investimentos
Com a Bloxs, você possui um grande poder de participação ativa nos investimentos, diferente do que acontece em plataformas de investimentos tradicionais.
Significa, inclusive, que você pode escolher exatamente em qual projeto deseja investir.
Além disso, todos os valores referentes ao investimento são disponibilizados para o investidor, que pode acompanhar, “em tempo real”, o progresso de cada etapa do projeto.
Assim, o investidor tem acesso à:
- Informações sobre o plano de negócio;
- Informações sobre o valor mobiliário ofertado;
- Prazos, remuneração e garantias;
- Comunicação de informações pós-oferta;
- Alerta sobre riscos;
- Informações sobre a remuneração da plataforma;
- Tributação;
- Pacote de documentos jurídicos e financeiros;
- Além de imagens, e da atualização de como anda o desenvolvimento do projeto.
Acreditamos piamente que a DESINTERMEDIAÇÃO do modelo de negócio é o futuro em todos os modelos de negócio!
Trata-se de um jeito sofisticado de investir e diversificar seu portfólio na economia real. Afinal, com a gente, você é muito mais do um investidor: você é sócio de nossos projetos!
Tecnologia ao seu favor!
Quero destacar também, que, para nós, a tecnologia é uma ferramenta potente e fundamental, que colabora com a celeridade, eficiência e desburocratização das operações.
Por isso, esse é o nosso principal instrumento para interligar investidores comuns à investimentos alternativos de alta performance, com lastro na economia real e, com garantias contratuais sólidas.
Acreditamos que a disrupção tecnológica está entre as grandes oportunidades de geração de riqueza nos próximos anos, no Brasil.
Por isso, é importante que você entenda esse movimento para tirar proveito dele.
Além da nossa plataforma digital, estamos presentes no LinkedIn, Facebook e Instagram.
No canal do Youtube da Bloxs, disponibilizamos conteúdos exclusivos, gratuitos, bastante didáticos e enriquecedores, que conta com a participação de especialistas, como Pierre Schurmann – CEO e cofundador da Keiretsubr.
Segurança para investir e garantia de retorno
Cada um de nossos projetos segue os parâmetros da norma da CVM, que legisla ofertas públicas de valores mobiliários.
Isso significa que todas as nossas operações contam com garantias sólidas atreladas aos ativos, negócios e empresários individualmentes.
Desse modo, buscamos oportunidades com prazo total entre 6 e 36 meses, através de amortização periódica, ou ao final do período.
Assim, como já citei acima, a rentabilidade alvo de nossos projetos varia entre cerca de 15% a 20% a.a, a partir de operações estruturadas dentro dos mais altos padrões de análise, traçadas por quem entende do assunto!
Equipe de especialistas com experiência
Iniciamos no mercado em 2003, e tivemos o privilégio, a oportunidade, de acompanhar a transformação da indústria do mercado financeiro no Brasil.
Na época, as taxas de juros estavam na casa dos 26% ao ano. Entretanto, ao longo do tempo, tal cenário se transformou, e hoje, após um processo de Desbancarização (2008-2017) adentramos na fase da Desintermediação.
Nela, atuamos com pioneirismo e operações traçadas por experts do segmento. Por isso, ao longo de nossa trajetória conseguimos ver de perto o que são Investimentos Alternativos e como eles podem ser geridos. Somos:
Felipe Souto (CEO)
Ao todo, Felipe apresenta 17 anos de experiência no mercado financeiro e no mundo dos negócios. Suas principais áreas de atuação estão relacionados ao planejamento estratégico, expansão de negócios e alcance orgânico.
Sua trajetória é marcada por passagens em empresas importantes para os segmentos econômico e de energia do país, como a FUTURAINVEST (onde foi sócio-fundador).
Rafael Rios (Sócio e CFO)
Rafael Rios é um especialista em finanças que possui um vasto conhecimento e expertise nas áreas de planejamento econômico e financeiro, gestão de negócios, acompanhamento e supervisão de projetos.
Rios também atuou em casas de muita relevância para o cenário socioeconômico do Brasil, como a Ambev e uma grande empreiteira nacional.
Lucas Ayres (Sócio e CTO)
Lucas coleciona experiências na área de desenvolvimento de softwares e aplicativos, com foco em DevSecOps – a exemplo do CaUMa (Catálogo de URLs Maliciosas), serviço gratuito e público que ajuda as pessoas a identificarem URLs perigosas, criado pelo CERT.Bahia.
Sua carreira é marcada por passagens e produtos desenvolvidos, em empresas como: PoP-BA/RNP, StartOnApp (na qual é cofundador) e a startup socioambiental Safe Drinking Water For All (SDW), especializada em tecnologias hídricas (CTO).
Cristal Freitas (Gestão de Marketing)
É gestora especialista em Marketing Digital, que possui uma rica experiência de mercado, com foco total em estratégias online nos últimos 8 anos, além de apresentar expertise em consultoria digital voltada para micro e pequenas empresas.
Em sua trajetória destaca-se o desenvolvimento de projetos relacionados ao planejamento estratégico de marketing em casas importantes, como a multinacional Cinemark e a ProBank S/A.
Contribuir com o desenvolvimento da economia nacional
Outro diferencial de investir com a Bloxs é que, além de escolher em qual operação quer aplicar, você consegue enxergar e sentir os impactos positivos que se desprendem do seu investimento.
Afinal, você estará investindo em valores mobiliários, que são oportunidades de investimentos rentáveis, exclusivas e com lastro em atividades da economia real, que são desenvolvidas no âmbito tangível da sociedade.
De faro, esse é o aspecto fundamental para compreender o que são investimentos alternativos.
De forma prática, através de um projeto, como o Porto das Dunas I, por exemplo, você estará contribuindo com a geração de emprego, circulação de capital, valorização do bairro e do entorno no qual o imóvel está inserido.
Todas essas são formas de colaborar com o desenvolvimento da economia do país, tendo em vista, que nossos projetos estão inseridos em diferentes setores da sociedade.
Assim, encaramos a nossa plataforma como um veículo adicional no processo de geração, crescimento ou manutenção de patrimônio.
Quais os principais tipos de investimentos alternativos?
Os principais tipos de investimentos alternativos são:
- Private Equity,
- Debêntures e títulos de crédito estruturado em geral e
- Crowdfunding
Compreenda do que se trata cada um deles, e quais fazem mais sentido para sua carteira:
Private Equity
Private Equity quer dizer “ativo privado” é um modelo de investimento alternativo no qual é designado um fundo para angariar participação em empresas que já estão desenvolvidas ou em fase de acelerada expansão.
O aporte do fundo de Private Equity em determinada empresa normalmente vem após outras rodadas de investimento de fundos de Venture Capital.
É visto como uma oportunidade de investimento interessante para a composição de um portfólio de investimento de longo prazo, afinal, o retorno normalmente é superior do que outras classes de ativos.
Para participar deste mercado, o investidor normalmente tem que fazer parte de um fundo de investimento, um FIP (Fundo de Investimento em Participações), o que é bastante restrito no Brasil.
Como funciona o Private Equity são: comprar, lapidar/aperfeiçoamento, e vender com precificação mais alta. Desse modo é possível gerar uma rentabilidade progressiva.
O grande problema que se apresenta para o investidor brasileiro passa pela falta de oferta desse tipo de produto, como já dissemos.
Há também a inacessibilidade às raras ofertas que surgem pela exigência de investimento mínimo de R$ 1M e as restrições dos produtos somente para investidores qualificados ou profissionais.
Debêntures (títulos de crédito estruturado em geral)
Debêntures são valores mobiliários (títulos de crédito), os quais representam um empréstimo emitido por sociedades, para terceiros (investidores). Assim, elas asseguram aos detentores da ação o direito de crédito contra a companhia emissora.
As debêntures, portanto, consistem num meio de captação de recursos, que gera um lançamento de contábil, tanto para o ativo quanto para o passivo ligados à empresa emissora.
Esse tipo de valor mobiliário é uma forma bastante prática de aferir agilidade e fluidez ao andamento de projetos, sobretudo, para aqueles de médio e longo prazo.
Para os investidores, a principal vantagem é a combinação de isenção de Imposto de Renda, nos casos das debêntures de infraestrutura, e as taxas de rentabilidade melhores se comparadas com os títulos públicos e a renda fixa tradicional.
As debêntures também podem apresentar alta liquidez, tendo em vista, o mercado secundário (isto é, sem carência). Assim, para alguns perfis de investidores esse também pode ser um grande benefício.
O detalhe que achamos relevante chamarmos atenção é para a diferenciação entre os tipos de ofertas públicas de debêntures.
Basicamente, essas emissões estão sujeitas a duas normativas, a primeira delas é a ICVM 400, que regulamenta toda e qualquer oferta pública ampla e irrestrita.
Já a segunda é a ICVM 476, que regulamenta as ofertas públicas “restritas” e com foco em investidores profissionais.
Atenção!
O importante aqui é sedimentar que, as debêntures (e outros títulos de crédito privado como CRI, CRA, CCB, CCIs…) são um mercado interessante e que podem oferecer boas oportunidades de investimento e cumprir – a depender do lastro – boas opções de investimento alternativo.
A verdade, no entanto, remonta ao mesmo que acomete os veículos de private equity, qual seja, o fato de que os bons produtos emitidos via 476 são exclusivos para investidores profissionais e raramente chegam aos investidores comuns ficando exclusivo para os muito, muito abastados.
Crowdfunding
O crowdfunding, já existe há muito tempo pelo mundo afora como forma de investimento. É o famoso investimento coletivo, onde a união de investidores, ou melhor, o recurso dos investidores, juntos viabilizam determinado negócio ou empreendimento em troca (claro) de RETORNO.
No Brasil, este tipo de investimento só se tornou possível e regular em outubro de 2017, com a edição da ICVM 588.
Esse tipo de investimento é viável graças ao avanço tecnológico que tem proporcionado de modo cada vez mais descomplicado e prático o encontro entre pessoas que possuem uma demanda e uma oferta que se suprem.
Além disso, é graças à comunicação, principalmente, traçada no meio cibernético, é possível divulgar uma oferta e assim encontrar investidores interessados.
Portanto, esse modelo apresenta um formato mais ágil e flexível, de fácil circulação e com gastos reduzidos devido à desburocratização das operações, que não deixam de ser regulamentadas e fiscalizadas, como já dissemos acima.
Investimentos Alternativos via crowdfunding
Nesse sentido, a Bloxs se destaca no segmento de investimentos alternativos, por ser uma plataforma que além de ser gerida por pessoas que entendem do assunto, é regulamentada pela CVM (Comissão Valores Mobiliários).
E não é por acaso que hoje apresentamos essa estrutura. Foram muitos anos de estudo, pesquisa e vivência no segmento da economia financeira e real.
Desenvolvemos esse modelo de negócio que oferece praticidade, poder de gestão e alta tecnologia, tentando trazer o que há de melhor nas iniciativas de Private Equity e na emissão de títulos exclusivos como as debêntures, por exemplo.
Sendo assim, confira:
Quais são os segmentos em que a Bloxs atua?
A Bloxs atua nos mais diversos segmentos da economia real, através da oferta dos seguintes ativos: imobiliários, energia, judiciais, agronegócio e comercial.
Nos últimos 3 anos, nos debruçamos no estudo acerca das lacunas e ineficiências desses 5 setores específicos.
Por isso, Intermediamos a captação dos recursos financeiros para cada projeto desses segmentos, com praticidade, transparência e segurança.
Desse modo, unimos interesses mútuos, de ofertantes e investidores. Está no nosso dna, pois primamos pelo conceito “win-win”!
De forma prática, significa que quanto mais o ofertante ganha com a operação, mais o investidor ganha também, tendo em vista a proteção e segurança do investidor, através das garantias oferecidas.
Assim, ligamos o investidor à investimentos alternativos com lastro na economia real, de alta performance e rentabilidade.
Compreender nossa atuação em cada setor é mais uma forma de compreender na prática como funcionam e o que são Investimentos Alternativos.
Tendo dito isso, confira os segmentos nos quais atuamos e como é a nossa dinâmica:
Setor Imobiliário
No mercado imobiliário, atuamos através de operações lastreadas em empreendimentos imobiliários, como incorporação, built to suit, sale leaseback, compra de estoque, retrofit, etc.
Logo, nossos serviços funcionam da seguinte forma: Uma empresa do ramo (ofertante) – incorporadora, imobiliária, empreiteira, etc – solicita nossos serviços, com a finalidade de captar recursos, que serão destinados para a realização de algum de seus projetos.
Estruturamos o projeto – de acordo com a regulamentação da CVM – e lançamos a oferta pública para investimento, através da nossa plataforma digital.
Faça parte da nossa lista de interesse em real estate.
Por isso, disponibilizamos todas as informações relacionadas aos nossos empreendimentos, de qualquer segmento, como mencionado acima.
Através dessas informações, você tem total poder de participação ativa nos projetos!
Assim, tanto investidores quanto ofertantes podem alcançar êxito nas suas empreitadas, sem se preocupar com a segurança.
Um ótimo exemplo é a construção do condomínio residencial All Liberdade, localizado no centro da cidade de São Paulo, estruturado pela incorporadora Bracon Incorporações.
Esse projeto, da modalidade “Dívida”, tem uma alta taxa de rentabilidade alvo, que varia entre 11.94 à 23.76% a.a.
E, de fato, a alta rentabilidade é um dos aspectos que caracterizam os nossos projetos, o que nos diferencia das demais plataformas digitais de investimento. Confira no gráfico abaixo:
Setor de Energia
No segmento de energia atuamos com muita força sobre aquilo que são Investimentos Alternativos, através de operações lastreadas em ativos de energia, sobretudo, em Geração Distribuída nos termos da Resolução Aneel 687/2015.
Assim, os tipos de empreendimento com os quais trabalhamos, normalmente, estão ligados à produção energia limpa e sustentável, como no caso do projeto Usina Solar Adágio Salvador.
Usina Solar Adágio: operação de equity com renda passiva é possível!
Nesse projeto, os investidores são acionistas da TDS2 EMPREENDIMENTOS SOLAR SPE S/A, empresa especializada em possibilitar energia solar para quem deseja, que no entanto, não tem terreno ou área de telhado suficiente para instalar uma usina.
Faça parte da nossa lista de interesse em energia.
A empresa possui propriedade rural na cidade de Ibotirama/BA além de um contrato de locação do Sistema de Geração Solar com o Hotel Adagio, localizado em Salvador.
Assim, o hotel recebe o crédito da energia produzida na cobrança da concessionária e pagará à TDS2 o aluguel mensal, gerando uma economia de 15% na sua despesa com energia elétrica. Confira no infográfico abaixo:
Os valores aportados na TDS2 estão sendo alocados na construção da Usina Solar, que tem uma previsão de seis meses para ser concluída.
Portanto, o retorno o do investimento se dará com o pagamento mensal dos dividendos e uma potencial de vendas futura da Usina.
Aqui, evidenciamos ainda mais o pioneirismo dos nossos projetos! Com a realização da construção da Usina Solar Adágio Salvador lançamos a primeira operação de equity, com foco em renda passiva do Brasil!
Antes, pensar nessa possibilidade era algo inimaginável!
Captamos cerca de R$ 1,75 milhão e nossos investidores têm participação de 2,57% por cota, além da alta rentabilidade de 16.64% a a na Usina Solar Adágio.
Ativos judiciais
Trata-se de operações lastreadas em ativos judiciais, tais quais: precatórios, acordos trabalhistas, demanda contra grandes empresas, entre outros.
Nesse segmento, ainda não temos ofertas abertas porém já temos bons ativos judiciais em análise. Em breve, lançaremos ofertas para nosso investidor.
Agronegócio
O que são Investimentos Alternativos para o agronegócio? Nós da Bloxs trabalhamos nesse setor através de operações lastreadas em atividades ligadas ao agronegócio como gado, florestas de eucalipto e mogno e antecipação de safras.
Um exemplo, é o projeto Agroflorestal Eucalipto I, o qual se constitui um ativo floresta. Tais ativos costumam agregar à performance de um portfólio e ser rentáveis, tendo em vista, a sua não correlação com a maior parte das classes de ativos.
Faça parte da nossa lista de interesse em agronegócio.
Isso se dá, pois os ativos florestais estão ligados ao crescimento biológico e, esse, é o principal motivo pelo qual esses ativos não são afetados, ou são pouco impactados, por ciclos políticos e econômicos.
O Agroflorestal Eucalipto I também evidencia o nosso aspecto “fora da caixa”. Confira no vídeo.
Afinal, tornamos acessível ao investidor comum uma oportunidade única de adquirir esse tipo de ativo, normalmente presente nas carteiras de grandes fortunas, justamente, devido à sua alta rentabilidade e não correlação com o mercado.
Veja no gráfico:
Setor Comercial
Para compreender o que são investimentos alternativos no setor comercial, vale a pena notar como atuamos. Desse modo, fazemos operações estruturadas com lastro em atividades comerciais como aluguel de equipamentos, frotas de veículos, recebíveis, eventos, entre outros.
Faça parte da nossa lista de interesse no setor de Negócios.
Como já comentei acima, um case que gerou resultados bastante positivos é o Réveillon Jeri 2020.
Nele, foram captados R$ 1.181.000,00 (ou seja, 147.62% captado), dos quais foi produzida uma rentabilidade que varia de 16.77 à 22.42% a.a. Confira na tabela abaixo:
Vale destacar que o retorno é de 5 meses com pagamento realizado na primeira semana de maio/2020!
Mitos x Verdades sobre investimentos alternativos
Por ser um segmento que contrasta das dinâmicas tradicionais do mercado financeiro, mesmo investidores mais experientes, costumam se confundir e acreditar em algumas perspectivas antigas.
Por isso, confira Mitos x Verdades sobre o que são investimentos alternativos:
Os Investimentos alternativos são uma classe única de ativos
MITO Muito pelo contrário! Devido o seu caráter versátil, e por apresentar diversas modalidades/modelos, os Investimentos Alternativos, na verdade, representam um leque de abordagens diferentes ao investimento.
“Ativos alternativos = riscos imprevisíveis”
MITO Esse é um dos equívocos mais comuns entre investidores. Mas, o que acontece na prática também é o contrário!
Sherban Tautu, Head do Departamento de Investimentos do Banco de Syz & Co, explica, durante uma entrevista, que:
“Estudos acadêmicos têm comprovado que se você adicionar Investimentos Alternativos à carteira global, isso oferece um melhor retorno, ajustado ao risco”, refuta.
O especialista destrincha como essa dinâmica se dá:
“Hoje em dia a utilização dos fundos de Hedge torna muito mais fácil para um gerente de carteira adicionar investimentos e alternativas numa carteira global”
Assim, ao invés de ser movido pelo beta, os Investimentos Alternativos trazem para o acionista maior solidez para atuar no mercado, independente dos riscos que outros fundos de seu portfólio apresentem.
Boa alternativa para diversificação da carteira de investidores moderados
VERDADE De fato, por serem ativos descorrelacionados, os Investimentos Alternativos apresentam um potencial muito grande de rentabilidade e diversificação.
Por isso é tão importante pensar “fora da caixa” (ou fora do pregão).
No entanto, O investidor precisa entender as particularidades e o que são Investimentos Alternativos, que significa, um perfil de risco de frente. Normalmente, atrelado a baixa liquidez das oportunidades.
Para saber se essa é uma boa escolha, o mais importante é ler bastante, para que você aprenda mais sobre o tema, a partir de materiais como esse Guia de Investimentos Alternativos.
Além disso, vale a pena ter uma boa conversa com profissionais do setor para compreender no dia a dia o que são Investimentos Alternativos. Na Bloxs, por exemplo, nossos consultores de investimento estão sempre disponíveis para ajudar nossos investidores e novos investidores. Dúvida?
Agende uma videoconferência com o nosso consultor →
Investimentos alternativos atribuem segurança em meio às crises financeiras globais
VERDADE De modo geral, investidores que apresentem ativos alternativos na sua carteira, normalmente observam seu portfólio se comportarem melhor, já que conseguem estabilizar a alta volatilidade dos mercados.
Isso também está ligado à sua dinâmica e, principalmente, ao seu caráter descorrelacionado.
Confira a seguir:
Como é a fiscalização dos investimentos alternativos?
Como foi dito acima, muitos investidores até mesmo experientes, têm ideias equivocadas acerca do que são Investimentos Alternativos. Por isso faço questão de ressaltar: os Investimentos Alternativos são legais!
Mas para ser considerado um negócio legítimo, precisa ser regulamentado por algum órgão relacionado ao Mercado.
Dentre tais instituições, eu destaco a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é responsável por normatizar e fiscalizar as regras de registro das companhias relacionadas aos Valores Mobiliários.
A Bloxs, por exemplo, é regulamentada pela CVM, por meio da Instrução Normativa 588, editada em julho de 2017.
Esta permite que sejam feitas captações de recursos, pela internet, com dispensa de registro, desde que elas sejam ofertadas em plataformas autorizadas, como já dissemos linhas acima.
Agora que você já compreendeu ainda mais sobre o que são Investimentos Alternativos e sua dinâmica, te convidamos para dar o próximo passo e abrir sua conta gratuitamente na Bloxs.
Ainda não sabe por onde começar? Veja as dicas que preparamos para você!
3 dicas de como diversificar sua carteira com investimentos alternativos
Para diversificar sua carteira de investimentos com Ativos Alternativos vale a pena seguir as dicas a seguir.
Pense no seu perfil
Antes de tomar qualquer decisão, além de compreender o que são investimentos Alternativos, você precisa também ter muito definido na sua cabeça qual o seu perfil de investidor.
Afinal, não são todos os tipos de Ativos Alternativos que vão ser adequados para seu modo de investir.
Até porque, de maneira geral, não existe investimento ruim, e sim, investimento inadequado.
Tradicionalmente, encontramos 3 categorias de investidores:
- Conservador: Procurar o máximo de segurança, independentemente do baixo retorno. Assim, sua preferência é por empreendimentos de renda fixa e de grande liquidez;
- Moderado: Apresenta um perfil mais intermediário. Assim, normalmente, Investe em renda fixa e variável, visando ter o melhor equilíbrio entre segurança, liquidez e rentabilidade;
- Experiente: Persegue a maior rentabilidade possível. Portanto, faz gerenciamento de investimentos de risco e aceita rentabilidades negativas em curto e médio prazo, para, posteriormente, ter um potencial de retorno maior no longo prazo.
Nesse sentido, a diversificação dentro da alocação é muito importante para diminuir o risco de uma carteira de investimentos, e dessa forma, melhorar a rentabilidade.
No caso da Bloxs, além da diversificação entre as diferentes classes de ativos, é importante transitar entre as diferentes ofertas, de forma a mitigar o risco de crédito e também da performance que estão atrelados a cada oferta.
Observe a tríade de investimentos
Além disso, antes de começar a aplicar em Investimentos Alternativos, vale também observar aqueles pilares que compõem a tríade de todo e qualquer investimento: Liquidez, Segurança e Rentabilidade. Se quiser aprofundar no assunto, leia mais em “Nossa Tese” ou assista ao vídeo abaixo:
Até porque, se uma oferta oferece uma promessa que esse três pontos juntos ao mesmo tempo, desconfie!
Afinal, para se ter um desses aspectos é preciso abrir mão do outro:
- Liquidez: Pode ser compreendida como a velocidade com a qual é possível resgatar um investimento e transformá-lo em dinheiro disponível para uso;
- Risco: Trata-se da segurança ou risco que determinado investimento traz. Então, considere sua capacidade de suportar perdas do valor investido;
- Rentabilidade: Está ligado ao retorno máximo que um dado fundo ou investimento pode gerar.
Saber equilibrar esses três pilares é o segredo do sucesso! Além disso, vai determinar o quanto do seu portfólio será voltado para cada classe de ativos.
Feche negócio com especialistas
Não adianta conhecer profundamente o que são Investimentos Alternativos ou levar em consideração tudo isso que falei acima, se você não fechar negócio com quem entende do assunto e apresenta experiência, além de clientes satisfeitos.
Afinal, negócios são feitos de pessoas! Por isso, é importante fazer uma pesquisa atenciosa, tanto da Fintech que você deseja contratar, como dos profissionais que compõem sua equipe.
Conheça a Bloxs Investimentos Alternativos
A Bloxs é uma plataforma de Investimentos Alternativos composta por uma equipe de especialistas, que ao longo dos últimos 15 anos, acumulou uma experiência sólida em grandes projetos analisando e estruturando investimentos.
Assim, todas as oportunidades da plataforma são selecionadas através de um Comitê de Curadores composto por especialistas, com base em critérios que avaliam a rentabilidade oferecida ao investidor, o segmento e mercado alvo, a solidez financeira da empresa ofertante e as garantias oferecidas.
Por que investir na Bloxs?
A Bloxs oferece:
- Expertise: Operações estruturadas por experts do segmento, aprovados em nosso comitê de investimentos;
- Retorno: Rentabilidade alvo de 15% a 20% a.a através de operações estruturadas dentro dos mais altos padrões de análise;
- Diversificação: Diversifique de 10% a 30% da sua carteira em ativos alternativos de diferentes segmentos;
- Garantias: Protegemos seu principal. Todas as operações contam com garantias sólidas atreladas aos ativos, negócios e empresários individualmentes;
- Baixa correlação – ou quase nula – com a Bolsa de Valores: agregando menos volatilidade ao seu portfólio global;
- Duração: Buscamos oportunidades com prazo total entre 6 e 36 meses com amortização periódica ou ao final do período.
Além disso, com a gente, quem aplica em Investimentos Alternativos têm acesso aos seguintes benefícios:
- Portfólio de Investimentos;
- Acompanha a rentabilidade;
- Chat interativo;
- Evolução dos projetos;
- Perfil do investidor.
Conte com a nossa equipe!
Somos a Primeira Plataforma de Investimentos Alternativos do Brasil!
Por isso nos orgulhamos de ser uma fintech pioneira, que tem como missão proporcionar acesso fácil a Investimentos Alternativos de alta qualidade, antes restrito a investidores institucionais, Family Offices e clientes Ultra High.
Tudo que fazemos é 100% online e com a segurança de um mercado regulado e autorizado pela CVM, de acordo com a instrução 588.
Quer compreender mais sobre o que são investimentos alternativos ?
Fale com a gente!
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs
1 Comment
Muito bom !!