Os investimentos ESG seguem princípios na área ambiental, social e de governança para selecionar projetos comprometidos com os direitos humanos, boas práticas corporativas e a proteção do meio ambiente.
As empresas que não se preocupam com esses temas correm sério risco de manchar sua imagem pública e perder espaço para companhias que adotam políticas para mitigar o impacto da sua atividade no planeta, como programas voluntários de crédito de carbono.
Os princípios ESG já fazem parte dos critérios seguidos pelos mais importantes gestores de investimentos. Não é à toa que Larry Fink, CEO da BlackRock, maior empresa de gestão de recursos do planeta, afirmou que “o risco ambiental se tornou um risco de investimento”.
Nos EUA e na Europa, os fundos com características ou objetivos ESG crescem duas vezes mais do que outros fundos que não seguem esses princípios.
Por aqui, não é diferente. Os investimentos ESG no Brasil não param de crescer, graças principalmente ao enorme potencial do nosso país nessa área.
Quer saber como inserir projetos de alta qualidade desse setor na sua carteira? Então continue a leitura deste artigo e fique por centro dos seguintes tópicos:
O que são investimentos ESG?
São investimentos em empresas e projetos comprometidos com princípios de desenvolvimento sustentável e práticas socialmente responsáveis, além de rígidas políticas anticorrupção e de governança corporativa.
A sigla ESG significa Environmental, Social, and Governance em inglês e abrange programas focados em boas práticas ambientais, sociais e de governança.
Esses princípios estão crescendo cada vez mais no mundo dos investimentos, em razão da pressão social para que sejam tomadas ações concretas em relação ao problema do aquecimento global, como a criação de um mercado de compra e venda de créditos de carbono.
LEIA MAIS: Já pensou em investir em crédito de carbono? Conheça esse mercado bilionário
Essa conscientização da sociedade provocou uma grande mudança comportamental dos consumidores. As pessoas estão evitando adquirir produtos e serviços de empresas que não se preocupam com o impacto da sua operação no meio ambiente nem com a redução da desigualdade ou inclusão de grupos minoritários.
Segundo a Pesquisa Global com Investidores 2021, de uma das maiores consultorias corporativas do mundo, a PwC, 79% dos investidores levam em conta, como fatores decisivos, para realizar um investimento os riscos e as oportunidades ESG. O estudo releva ainda 49% dos entrevistados estariam dispostos a deixar de investir em empresas que não tomasse ações para tratar as questões ESG.
A corrupção também é vista como um dos maiores males sociais, especialmente em países como o Brasil, profundamente afetados por práticas inadequadas de gestão.
Assim, é muito comum que as pessoas se perguntem: o que é investimento ESG? E a resposta é que são investimentos que levam em consideração o comprometimento das empresas e dos projetos com iniciativas comprovadas nas áreas de meio ambiente, promoção social e ética corporativa.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
O que os investimentos ESG levam em consideração?
Os investidores que desejam diversificar suas carteiras com empresas e projetos com objetivos ESG devem levar em consideração os seguintes aspectos:
Práticas ambientais
As empresas precisam ter consciência dos efeitos da sua atividade no meio ambiente e buscar ativamente formas de compensá-los, como:
- Implementação de um programa voluntário de créditos de carbono;
- Financiamento de projetos que reduzam o desmatamento e a poluição de rios e da atmosfera;
- Uso consciente da energia, principalmente a partir de fontes limpas e renováveis, como usinas solares e eólicas;
- Gestão dos resíduos gerados pela atividade empresarial, com destinação e tratamento adequados.
Práticas sociais
Neste tópico, são levadas em consideração políticas de responsabilidade social das empresas e como elas atuam nas comunidades onde operam, promovendo iniciativas de educação e redução da desigualdade.
As empresas também precisam levar a cabo programas na área de direitos humanos e inserção de grupos minoritários em seu quadro funcional, com leis trabalhistas justas e uma clara política de crescimento profissional.
Práticas de governança
Já na área de governança, os investidores desejam saber se as empresas adotam boas práticas corporativas para sua relação com entidades públicas e governamentais, visando o combate à corrupção.
Da mesma forma, é preciso verificar se a companhia reprime crimes de assédio e discriminação através de canais de denúncia e equipes dedicadas a coibir essas práticas dentro das instalações.
Outro fator de extrema importância é a diversidade do corpo diretivo da companhia e seu compromisso em remunerar de forma equânime todos os profissionais, independente da cor da pele, gênero, religião ou orientação sexual.
LEIA TAMBÉM: Investimento sustentável: saiba como lucrar com projetos ESG
Quais empresas são ESG?
Na carteira ISE B3, da B3, que reúne 46 ações, de 27 setores, temos:
As companhias, juntas, somam R$ 1,74 trilhão em valor de mercado. O resultado do ISE B3, desde a sua criação (em 2005) foi de 267,06% contra 228,42% do Ibovespa (fechamento em dez/2021).
No entanto, os princípios de investimentos ESG não se aplicam apenas a grandes empresas listadas em bolsa de valores, mas também a pequenas empresas e startups empenhadas em implementar valores ambientais, sociais e de governança.
Com isso, independente do seu porte, qualquer empresa ou projeto que coloque a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro da sua atuação estão aptos a receber investimentos no mercado de capitais.
Como exemplo de investimentos ESG, podemos citar o financiamento de projetos diretamente ligados à economia real e que, por isso, têm forte impacto na região onde são executados, levando emprego e desenvolvimento para diversas partes do país.
O crowdfunding é uma modalidade de investimento participativo, em que um grupo de pessoas se une para colocar em prática projetos do seu interesse em áreas como geração de energia renovável, investimento florestal e geração de créditos de carbono.
Regulamentado em 2017 pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que supervisiona as ofertas públicas de investimento em nosso país, o crowdfunding já cresceu mais de 20 vezes no país, ajudando a promover o desenvolvimento sustentável e a inovação.
Entre as plataformas de crowdfunding do Brasil, a Bloxs se destaca por oferecer diversas oportunidades de investimentos ESG, com captações de projetos com alto potencial de crescimento nesse mercado.
Exemplo disso são os projetos MOSS – Créditos de Carbono e Khaya Woods II – Meta Florestas, que seguem de forma rigorosa os princípios ESG, ajudando a reduzir o aquecimento global e a preservar a vegetação nativa do Brasil, como a Floresta Amazônica.
Quer saber sobre nossa oferta nesse setor? Fale com os nossos especialistas!
Por que investir em ESG?
Além de contribuir com o desenvolvimento sustentável e a adoção de boas práticas sociais e de governança por parte das empresas, os investimentos ESG são conhecidos por oferecer excelentes taxas de retorno, capazes de multiplicar o patrimônio dos investidores em pouco tempo.
O projeto Moss Créditos de Carbono, por exemplo, aberto para captação na Bloxs, tem uma rentabilidade-alvo de 51% ao ano, graças às excelentes perspectivas desse mercado em nosso país.
Além das inúmeras iniciativas voluntárias das empresas, o Congresso Nacional já está regulamentando um mercado oficial de compra e venda de crédito de carbono, tornando as metas ambientais obrigatórias para as empresas.
Isso, sem dúvida, impulsionará os investimentos ESG e projetos diretamente ligados ao setor.
Portanto, quem se adiantar à explosão desse mercado pode obter retornos muito maiores do que as classes tradicionais de investimento, como títulos de renda fixa e variável.
Como investir em ESG?
Se você se interessa pelo enorme potencial de crescimento dos investimentos ESG e deseja impulsionar o desempenho da sua carteira com projetos diretamente ligados à área, o processo é muito simples.
Basta você fazer um cadastro rápido na plataforma da Bloxs e conferir seu portfólio de ofertas nas áreas de energia renovável, ativos florestais, crédito de carbono, investimentos ESG entre outras.
A Bloxs é a maior plataforma de crowdfunding do Brasil e, desde a sua fundação, em 2018, já captou mais de R$ 100 milhões em dezenas de projetos nos setores mais sólidos e dinâmicos da nossa economia, do agronegócio e mercado imobiliário aos investimentos ESG.
Eleita como uma das 100 melhores startups do país, a Bloxs procura sempre inovar em segmentos capazes de entregar retornos exponenciais para os investidores, com toda a segurança de um mercado regulado pela CVM.