“100 milhões de clientes frequentam motéis todo o ano no Brasil.“
95% da população acima de 18 anos já frequentou algum motel na vida. Mais de 5.500 empreendimentos espalhados pelo Brasil, 14% de todos os meios de hospedagem do país.
Os motéis destinados à encontros movimentam 160 bilhões de reais no Japão, o maior mercado
do mundo. O mercado brasileiro fatura atualmente cerca de 5 bilhões de reais. É um mercado que está se transformando e há potencial para triplicar de tamanho na próxima década.
Crescimento
A grande transformação do seguimento passa por dois vetores, o foco em casais com relacionamento estável e o choque de gestão. Esses dois fatores são o que fazem com que alguns motéis cresçam dois dígitos por ano, enquanto outros estão em plena decadência.
Faça parte da nossa lista de interesse em real estate.
Público-alvo
72% do público que frequenta motéis no Brasil, hoje, são casais com relacionamento estável e não amantes. Há centenas de cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes com oportunidades para a implantação de motéis com foco nesse público.
“O segmento de motéis agrega uma série de pontos positivos no tocante ao investimento: baixa sazonalidade, inadimplência zero, fluxo de caixa diário e constante, imobiliário com renda atrativa.”
Baixa Sazonalidade: Motéis são majoritariamente focados no público-local e, portanto, tem baixo impacto com a sazonalidade. Mais que isso, entre 10-15% da sua receita é oriunda de viajantes, à lazer ou negócios. Em épocas de alta no turismo local, são impactados positivamente com esse fluxo.
Inadimplência Zero: Cartão ou dinheiro. As formas de pagamento aceitas nos motéis, eliminam os riscos de inadimplência. Além disso, clientes que se hospedam e buscam não pagar, podem ter os bens retidos, pelo que dispõe o Código Civil.
Fluxo de Caixa Diário: 24/7. Motéis funcionam todos os dias, 24h por dia. Com um fluxo regular de clientes. Nos finais de semana e feriados, o fluxo aumenta. Ou seja, há geração diária de caixa.
Investimento Imobiliário: Motéis normalmente se localizam em terrenos com mais de 5.000 m2, em vias de alto tráfego. São imóveis que valorizam ao longo dos anos.
Investir em motéis é um bom negócio. Agora o negócio não é para amadores.
Um motel mal implantado é uma verdadeira dor de cabeça. Recebemos propostas de venda de motéis pequenos localizados ao longo das rodovias todos os dias. Motéis implantados em locais com baixa demanda, erro na definição do público-alvo e no produto, falhas na gestão.
O investimento para se implantar um motel lucrativo em uma boa localização, com o custo do terreno, dificilmente fica abaixo de 8 milhões de reais. Há ainda, os fatores da burocracia em aprovar as licenças, vedações à construção de motéis pela lei de uso do solo dos municípios, enfim, uma série de barreiras de entrada para que não seja um negócio para qualquer um ingressar.
Um motel lucrativo, implantado de forma correta, pode render no mínimo 1% a.m. sobre o investimento efetuado. Mas como acessar esse tipo de rendimento com baixo risco?
De onde surgiu isso?
Agora, peço sua licença para me apresentar, sou Vinicius Strazzabosco Roveda, sócio e fundador da Zeax Motéis. Comecei a trabalhar com motéis em 1994, no Bangalô Motel. Havia sido um motel bem-sucedido por mais de uma década. Aproveitou, como tantos outros, a primeira época de ouro dos motéis no Brasil. Foram 10 anos intensos de trabalho.
Em 2006, formei uma sociedade com minha irmã e atual sócia, Raquel, que já tinha experiência de
atuar em redes de hotéis. Em menos de cinco anos, aumentamos em quatro vezes o faturamento do motel. Esse modelo de gestão ganhou reconhecimento nacional.
Em 2011, fundamos a Zeax. A primeira empresa do brasil especializada em consultoria, administração, implantação e franquia de motéis. Na Zeax desenvolvemos duas marcas próprias de motéis: o Drops, com foco a atuar no médio padrão, e o Zaya, com o objetivo de ser um dos melhores motéis do país.
Hoje atuamos em 10 Estados, em todas as regiões do país. Em cidades do interior e nas capitais. Nesses locais, foi possível provar, com resultados reais, que a mudança de gestão e público-alvo podiam mudar completamente os números de um motel.
O que é o Drops?
A primeira rede de franquias de motéis do país.
Fato interessante é que a motelaria é um mercado altamente pulverizado. Não existe nenhuma rede com atuação nacional com mais de 30 unidades. E isso foi um desafio para transformarmos o modelo bem-sucedido do Bangalô Motel, na marca de franquias de motéis: Drops.
O Drops é a única marca de franquias de motéis do país a ser membro da Associação Brasileira de Franchising – ABF, a entidade de maior relevância no setor. Temos trabalhado na expansão do Drops via novas unidades ou conversão de motéis existentes na bandeira da marca. O Drops é o nosso grande foco.
Bloxs e Zeax
O que isso representa?
“Uma parceria de longo prazo, com foco em suportar o crescimento da rede Drops e rentabilizar o investidor em um negócio seguro e lucrativo.”
Aproveitar esse negócio e expandir a rede pelo Brasil é o objetivo da união da Zeax com a plataforma Bloxs.
Por meio da plataforma, iremos apresentar os melhores investimentos em motéis disponíveis.
Operações certificadas pela Zeax, com análise de viabilidade e integralmente geridas por quem mais entende de motel no Brasil.
O investimento será garantido e terá performance mínima acima do mercado. Mais que isso, o investidor terá ganho extra de acordo com o faturamento do motel.
O risco do negócio é todo da Zeax, já que a operação é garantida por um contrato de mútuo, onde há redução do risco para o investidor.
Veja aqui o projeto Drops Brasília captado com sucesso pela Bloxs.
Autor: Vinicius Strazzabosco
Segmento de motéis durante a pandemia
Vinicius Roveda, CEO e fundador da Zeax Motéis, proprietária da marca Drops, explica que a pandemia gerou uma tendência nova no setor moteleiro: a busca dos casais por formas de “sair da rotina” em meio ao confinamento.
As medidas de distanciamento social obrigaram as pessoas a passar mais tempo em casa e as impediram de viajar e conhecer novos lugares.
No entanto, à medida que a economia começou a se abrir, os casais passaram a procurar formas de lazer e entretenimento que lhes permitissem viver bons momentos com segurança.
Por ser uma rede totalmente aderente aos mais rígidos protocolos de higienização, a Drops soube se beneficiar dessa necessidade, implementando rotinas de limpeza das suítes com o uso tecnologias inéditas no setor, como o ozônio, que elimina bactérias e o próprio coronavírus, segundo laudos da Unicamp.
Segundo Roveda:
“Os estabelecimentos da nova motelaria, que apresentam um ambiente agradável e sofisticado, além de um serviço primoroso, conseguiram atender bem essa demanda. O Drops, por ser uma rede segura e completa, conseguiu elevar seu ticket médio. No mês de outubro, por exemplo, nossas unidades em São Paulo e Brasília bateram recorde de resultados.”
O executivo explica ainda que essa evolução do ticket médio se deve à oferta de serviços que vão além da acomodação para os casais.
“Os clientes passaram a utilizar também nossos serviços de gastronomia, já que os casais, em vez de sair para jantar e depois ir para o motel, optaram por fazer tudo isso no motel, consumindo espumantes, bebidas e pratos mais sofisticados.”
Roveda lembra também que a Drops é a única rede moteleira membro da Associação Brasileira de Franquias, o que lhe permite adotar processos e serviços padronizados em todas as suas unidades, como limpeza e organização das suítes, o que traz ainda mais segurança para os clientes.
Graças a esses esforços, a rede moteleira de alto padrão Zaya, também pertencente à Zeax, obteve, em julho, o selo internacional de segurança Safe Guard, que atesta as boas práticas de limpeza e higienização das suas unidades, que são muito similares às realizadas pelo Drops.
Resultados expressivos mostram a força do setor
A parceria entre a Bloxs e Zeax na ampliação da rede Drops está dando muitos resultados.
Depois de apenas 90 dias de operação, as três unidades da melhor rede de motéis do país, instaladas no interior de São Paulo, registraram um aumento de 18,6% no faturamento.
Além disso, a ocupação das suítes dessas unidades da Drops SP saltou 21,3%, o que permitiu que a receita por quarto disponível (REVPAR) disparasse 43%.
A captação realizada pela Bloxs possibilitou ainda que a Drops concluísse nesse período todas as reformas administrativas e operacionais, com a implantação do modelo e do sistema próprio de gestão.
Também foram realizadas mudanças nas estratégias e ações de marketing, aliadas a um treinamento rigoroso dos colaboradores.
O resultado não poderia ter sido diferente.
A Drops vem consolidando cada vez mais seu nome na motelaria de alto padrão, buscando ampliar sua presença em todo o território nacional.
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2 Comments
Ola tudo bem?
Meu nome é Lucas,quero aprender a investir(irei ler e vidos sobre isso),mas gostaria de mais sobre investir em motel
Olá! Acho que um caminho para começar é por aqui: https://lp.bloxs.com.br/lista-drops