Diversos fatores influenciam o mercado de vinhos. Por conta disso, aquelas pessoas que adoram apreciar um vinho seja à noite, para relaxar após um dia cansativo ou happy hour com os amigos, se deparam com uma grande diferença nos valores dos rótulos, que podem variar de menos de R$ 30 a mais de R$ 2 milhões.
De acordo com um estudo realizado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), a cotação do vinho no mercado é tão variável quanto a do petróleo. Mas o que determina os valores no mercado de vinhos? Uma garrafa mais cara é sinônimo de mais qualidade?
Antes de mais nada é preciso entender quais são esses aspectos que impactam diretamente nos preços, que podem sim ter relação com a qualidade, mas isso não é uma regra. Entenda a seguir quais são esses fatores.
Fatores econômicos influenciam o mercado de vinhos
Taxas de câmbio – relação entre moedas de dois países –, transporte, tributação, esses e outros fatores econômicos pesam significativamente no mercado de vinhos e, consequentemente, nos preços dos rótulos.
Isso porque no valor cambial estão embutidos custos administrativos, de importação, cambial, segurança, logística, impostos.
O custo de transporte também pode impactar de maneira significativa, visto que a distância que o vinho irá percorrer pode torná-lo mais ou menos caro.
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Outro item importante são os impostos, que podem ser muito altos em alguns países e baixos em outro bem como as margens de lucro que também variam entre os diferentes lugares.
O mesmo vale para os custos de ativos que, da mesma forma, influenciam o mercado de vinhos e o preço final do produto.
Some a tudo isso a lei de oferta e procura (Demanda). Quando a demanda por um determinado tipo de vinho é maior do que oferta, os preços, obviamente, acabam subindo como estratégia de alcançar o equilíbrio de mercado. Porém, esses não são os únicos fatores.
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Terroir e rendimento da parreira
Nessa soma é preciso incluir também o terroir e o rendimento da parreira. O primeiro é uma palavra francesa que diz respeito ao local onde as uvas são plantadas.
Claro que uvas plantadas em locais diferentes resultarão em vinhos diferentes, ainda que as vinícolas utilizem o mesmo processo que as demais. O clima, propriedades do solo e outros fatores físicos explicam essas diferenças.
Não à toa os vinhos produzidos em vinhedos renomados, conhecidos por apresentarem um ambiente totalmente adequado para a plantação de uvas e, por isso, produzem vinhos de alta qualidade, acabam tendo valores muito altos.
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Pode-se destacar também o rendimento da parreira, ou seja, a quantidade de uvas que brotam de uma planta e que resultam em uma melhor qualidade do vinho também.
Uma parreira possui uma quantidade de nutrientes que é distribuída entre todas as uvas e que determinam o sabor do vinho. Dessa maneira, se uma parreira rende uma quantidade pequena de frutas, será possível obter uma concentração maior de sabor, o que valoriza e aumenta o valor do rótulo.
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Matéria-prima, reputação e críticas
Pensa que parou por aí? A matéria-prima, além da reputação e críticas também influenciam no mercado de vinhos e contribuem para a determinação do preço das garrafas.
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Um rótulo que possua credibilidade e fama de ter alta qualidade, por exemplo, tende a atrair os clientes, ainda que o produto não possua essa grandiosidade entre os estudiosos de vinhos. Mas o fato é que a reputação de uma marca faz uma grande diferença no valor agregado.
O mesmo vale para as críticas. Robert Parker, por exemplo, é um renomado crítico de vinho da revista americana Wine Spectator.
Um comentário positivo dele ou de alguém da sua equipe, além de outros profissionais da área a respeito de determinado rótulo pode elevar consideravelmente os preços. Mas o contrário é proporcional, uma crítica negativa pode fazer as vendas e preços de uma marca estagnarem.
E o custo dos rótulos, fecho, tipo de vidro utilizado, a caixa que embala a garrafa. Esses itens também geram custos e, portanto, tudo isso é embutido no valor final do produto e por isso impacta no mercado de vinhos.
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Fatores ambientais e métodos de produção
A produção de vinhos depende da plantação de uvas e esta, como já citado em tópico anterior, é totalmente suscetível. Fatores ambientais e climáticos também afetam o mercado de vinhos e pode aumentar o preço.
Uma safra que seja afetada e cause a perda de uma porcentagem, ainda que pequena, pode impedir a produção de vinhos naquele ano. Em uma situação como esta pode resultar em menos rótulos no mercado e por consequência aumento no preço do vinho.
Além disso, após passarem pelo processo de colheita e prensa, as uvas passam pela etapa de fermentação até serem engarrafadas e estarem disponíveis para os clientes ou permanecem guardados por meses ou anos.
Todo esse processo gera um custo para a vinícola quem, assim como demais, afetam o mercado de vinhos e são os responsáveis por determinar os preços dos rótulos. Por conta de todos os aspectos já citados, a variedade de preços é tão grande.
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