O Fiagro acaba de ser aprovado no Congresso Nacional e institui os chamados Fundos de Investimento para as Cadeias Produtivas Agroindustriais.
Seu objetivo é ampliar as fontes de financiamento do setor agropecuário, permitindo a introdução de novas tecnologias para o aumento da conectividade e produtividade no campo.
Faça parte da nossa lista de interesse em agronegócio.
Além disso, reduzirá a dependência dos produtores a recursos do governo e do sistema de crédito tradicional.
Através do Fiagro, o pequeno investidor terá acesso a uma grande variedade de ativos, desde imóveis rurais até a participação em empresas que atuam no agribusiness.
Sem dúvida, essa inovação será essencial para a criação da Agricultura 4.0 no Brasil, por oferecer incentivos à entrada de mais recursos nacionais e estrangeiros em nossa agroindústria.
Para fornecer mais detalhes sobre esse mais novo produto do mercado financeiro, a Bloxs elaborou um artigo completo sobre os seguintes tópicos:
- O que é o Fiagro?
- Fiagro aumentará investimentos no campo
- Novas modalidades de financiamento do agronegócio
- Fundos atraem cada vez mais pessoas físicas
- Fiagro e os riscos dos fundos de investimento
- Investimentos alternativos: diversificação, segurança e menos volatilidade
- Invista diretamente no agronegócio com a Bloxs
O que é o Fiagro?
O Fiagro é uma nova forma de investir na agropecuária através de fundos de investimento com cotas negociadas na bolsa de valores (B3).
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Inspirado no sucesso dos Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), o Fiagro permitirá que qualquer pessoa invista em ativos da cadeia agroindustrial, como:
- Imóveis rurais;
- Participação em empresas do campo;
- Títulos financeiros ligados ao setor agro, como LCAs, CRAs, CDCA, etc.;
- Cotas de fundos de investimento da cadeia agroindustrial.
Podemos dizer, portanto, que o Fiagro será a porta de entrada da pessoa física a produtos mais sofisticados e com maior liquidez na renda variável.
Fiagro aumentará investimentos no campo
A agropecuária brasileira registrou um grande salto em tecnologia e inovação nas últimas quatro décadas.
Graças à ciência e à tecnologia, nossos produtos rurais ganharam o mundo e romperam marcas históricas de faturamento e geração de riqueza.
Entre os grandes avanços da agroindústria brasileira nos últimos anos, podemos citar:
- Crescimento de 500% da produção de grãos, sem aumento significativo da área plantada;
- Aumentou de 240% da produção de trigo e milho;
- Elevação de 315% da produção de arroz;
- Mais de 100% de aumento do rebanho bovino, com diminuição da área de pastagens;
- Elevou a produtividade do setor florestal em 140%;
- Produtividade três vezes maior da cafeicultura;
- Aumentou de 59 vezes na produção de carne de frango.
Nem mesmo a pandemia foi capaz de parar o agronegócio brasileiro.
Dados mostram que o país remeteu para o exterior 131,5 milhões de toneladas de produtos agrícolas, gerando uma incrível receita de US$ 61,2 bilhões, valor 9,2% acima do mesmo período de 2019.
Novas modalidades de financiamento do agronegócio
É consenso no setor que a agropecuária não cabe mais no atual mercado de crédito brasileiro.
Atualmente, nossos produtores rurais dependem basicamente de linhas de crédito fornecidas pelo governo e pelo sistema bancário tradicional na forma de produtos de renda fixa.
Venha captar recursos para o seu projeto com a Bloxs!
Ocorre que a queda dos juros diminui a atratividade desses produtos no mercado, limitando o avanço potencial do agronegócio nos próximos anos.
De acordo com o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), relator da proposta:
O produtor rural poderá captar recursos sem necessidade de depender exclusivamente de financiamentos com recursos públicos ou bancários. À medida que evoluem os instrumentos de captação da atividade, reduz-se a pressão do setor agrícola sobre o governo federal, em termos de necessidade de crédito e subvenção ao custeio das safras.
Fundos atraem cada vez mais pessoas físicas
Fundos de investimento como o Fiagro são a forma mais prática e segura de o investidor comum ter exposição à renda variável no agronegócio.
Isso porque sua gestão é feita por profissionais, com regras rígidas da CVM, além de permitir maior diversificação de ativos com um único investimento.
Cabe lembrar que, assim como ocorre com os fundos imobiliários, as pessoas físicas ficarão isentas de imposto de renda, aumentando ainda mais a atratividade dessa opção de investimento coletivo.
O fortalecimento das vias de financiamento alternativo do agronegócio é fundamental para o crescimento do país, já que o setor é um dos pilares da nossa economia.
O Fiagro, portanto, será a porta de acesso do investidor comum na renda variável do agronegócio, setor resiliente e cada vez mais preponderante em nosso desenvolvimento.
Essa nova modalidade de investimento no campo ainda não foi sancionada pelo presidente da República e ainda precisará ser regulamentada pela CVM para sua disponibilização.
Fiagro e os riscos dos fundos de investimento
O mercado de fundos de investimento está crescendo muito no Brasil, graças aos incentivos tributários, liquidez e facilidade de negociação.
No entanto, o investidor deve ficar atento a um aspecto importantíssimo na hora de diversificar os investimentos, que é a volatilidade.
Como qualquer ativo na Bolsa, as cotas de fundos como o Fiagro não estão imunes ao “humor” do mercado financeiro, podendo apresentar fortes oscilações e colocar em risco o patrimônio de investidores menos experientes.
Exemplo disso foi o que aconteceu com o IFIX, índice que reúne os maiores e melhores fundos imobiliários do país.
O gráfico mostra a volatilidade desse índice em 2020, ano marcado pelos efeitos da pandemia sobre o setor imobiliário institucional, comercial e corporativo.
Perceba que, em apenas duas semanas, o IFIX caiu o equivalente a três anos de valorização.
E o pior de tudo é que a grande maioria dos investidores de FIIs são pessoas físicas, que gostam desses papéis por causa da isenção de imposto de renda e pela diversificação.
Portanto, a forte volatilidade do mercado financeiro traz riscos para esse tipo de investimento, principalmente para quem ainda não está acostumado com a renda variável.
Investimentos alternativos: diversificação, segurança e menos volatilidade
Os investimentos alternativos formam uma classe de ativos totalmente imunes à volatilidade do mercado financeiro.
Isso porque, nessa modalidade, os investidores financiam diretamente ou se tornam sócios de grandes projetos no agronegócio, sem qualquer relação com o mercado financeiro.
Saiba mais sobre as vantagens de investir na economia real no seguinte vídeo gravado pelo CEO da Bloxs, Felipe Souto:
Saiba mais sobre essa modalidade de investimento clicando aqui.
Invista diretamente no agronegócio com a Bloxs
A Bloxs é uma plataforma pioneira em captações direcionadas ao agronegócio e foi eleita pela Daily Finance como uma das 100 melhores startups brasileiras.
Centenas de investidores já participaram das nossas captações nesse segmento, garantindo uma rentabilidade que pode chegar a 25% ao ano.
Entre os projetos de maior destaque da Bloxs no agronegócio está o Agrosucesso Gado Invest, um recorde de captação em 2020 que teve seu alvo mínimo atingido em poucas horas.
Nessa inovadora iniciativa em pecuária intensiva, ao todo 184 investidores se tornaram sócios de uma empresa especialmente criada para adquirir animais destinados à recria, uma das fases de maior crescimento e desenvolvimento de um bovino.
Foram captados R$ 3.160.000,00, com uma rentabilidade projetada em 22,01% ao ano e pagamentos semestrais.
Além desse projeto incrível, a Bloxs também já captou recursos para empreendimentos florestais, biodefensivos e agroexportação.
Confira abaixo todas as operações realizadas até agora nesse segmento em nossa plataforma:
- Agroflorestal Eucalipto I
- Boi PEc Invest I
- Agrosucesso Gado Invest
- Ouro Negro Agro
- Openeem Bioscience
- Rural Investimentos MG
- Agroexportação I
- Agrosucesso II Beef Premium
Se você quer conhecer as ofertas da Bloxs no setor agro, não deixe de se cadastrar gratuitamente em nossa plataforma e acompanhar as notícias que divulgamos sobre o setor em nosso Telegram.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs