As clínicas médicas populares estão crescendo forte em todo o país, devido ao alto custo dos planos de saúde e à saturação do sistema público.
Segundo o Procon-SP, muitos planos de saúde dobraram de valor no último ano, com reajustes muito acima dos índices de preços ao consumidor.
Cerca de três milhões de pessoas deixaram a saúde suplementar por causa desses aumentos e não encontraram atendimento adequado no SUS.
Faça parte da nossa lista de interesse no setor de Negócios.
Com isso, as clínicas médicas populares registraram um salto enorme na procura, por oferecerem consultas e exames de qualidade a preços mais baixos.
E a perspectiva de crescimento de franquias que atuam nesse segmento é extremamente favorável para investidores de olho nos excelentes resultados do mercado.
No artigo de hoje, você saberá tudo sobre o avanço das clínicas médicas populares pelo país e as vantagens de ter ativos desse setor na sua carteira.
Reajustes de planos de saúde aumentam demanda por clínicas médicas populares
As operadoras de saúde foram impedidas de reajustar seus preços no ano passado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
A justificativa foi que a crise econômica e a possibilidade de repasses de custos aos consumidores poderiam inviabilizar o acesso das famílias à saúde suplementar na demanda.
Nas palavras do próprio órgão:
A decisão de suspender os reajustes dos planos de saúde em 2020 foi tomada diante de possíveis dificuldades para o beneficiário em função da retração econômica acarretada pela pandemia, buscando conferir alívio financeiro ao consumidor, sem desestabilizar as regras e os contratos estabelecidos.
O resultado prático foi um repasse ainda maior em 2021, fazendo com que, em alguns casos, o valor do plano mais do que dobrasse.
Esse aumento expressivo dos convênios obrigou milhões de pessoas a sair da saúde suplementar e buscar atendimento em clínicas médicas populares, em vista da saturação do SUS.
De acordo com uma reportagem da revista Época Negócios:
A crise econômica, que expulsou cerca de três milhões de pessoas dos convênios, e a saturação do SUS impulsionaram o mercado de clínicas médicas populares e “aplicativos de saúde”.
As operadoras que mais reajustaram seus preços foram:
- Qualicorp Administradora de Benefícios – 228,90%;
- Amil Assistência Médica – 161,93%;
- Sul América Companhia de Seguro – 140%;
- Bradesco Saúde – 104%;
- Unimed – 66,60%;
- Notre Dame Intermédica – 66,20%.
É possível notar que esses repasses estão muito acima dos índices de preço aos consumidores. O que não é pontual, pois isso já era comum antes da pandemia.
Os reajustes dos planos ocorrem anualmente e levam em conta a faixa etária dos usuários, que pagam mais caro conforme ficam mais velhos.
Com isso, disparou a busca pelos serviços oferecidos por clínicas médicas populares, como Dr. Consulta e MedicMais, que prestam atendimento de qualidade a preços acessíveis.
Leia também: Hospital Dia: conheça essa revolução no setor de saúde
Clínicas médicas populares oferecem serviço completo em um único lugar
As clínicas médicas populares surgiram como alternativa aos preços impeditivos de muitos planos de saúde e às deficiências comuns do sistema público.
Entre as redes de maior crescimento nesse segmento está a MedicMais. Desde sua fundação, em Patos de Minas/MG, a empresa já realizou mais de 200 mil consultas e atendimentos.
Segundo Rafael Castilho, CEO da MedicMais:
Atualmente, nossa rede conta com mais de 100 unidades espalhadas por todo o país, oferecendo atendimento médico, odontológico e de diagnóstico de qualidade em um único lugar.
De exames de rotina a procedimentos mais complexos, os usuários têm acesso a serviços como:
- Análise clínica
- Eletrocardiograma
- Exames laboratoriais
- Mamografia
- Raio-X
- Ressonância magnética
- Tomografia
- Ultrassonografia
Confira mais sobre a rede no vídeo institucional abaixo:
Leia também: Hospital Mater Dei prepara IPO com foco no crescimento do setor de saúde
Grupos de private equity expandem sua atuação na saúde privada
O bom momento vivido pelo setor privado de saúde se reflete no grande número de aquisições e operações de grupos de private equity.
Recentemente, chamou a atenção do mercado uma iniciativa liderada pela Blackstone, maior empresa de private equity do mundo, que estaria próxima de adquirir a Medline Industries Inc., gigante norte-americana de equipamentos médicos.
A transação está avaliada em US$ 34 bilhões e pode ser a maior compra alavancada de saúde de todos os tempos.
Além disso, a consolidação do setor no Brasil avança com o grande número de aquisições feitas por grandes grupos, como Dasa, Fleury, Rede D’Or e Hospital Care.
Uma matéria do Valor Econômico mostra que neste ano já foram concluídas sete aquisições no setor de saúde.
As transações superam a casa de R$ 1,5 bilhão, tendo em comum a diversificação geográfica e a expansão para novas áreas de negócios.
Entre essas áreas está o atendimento de públicos que não estão assistidos pelos planos convencionais nem pelo Sistema Único de Saúde.
Tiago Reis, cofundador da MedicMais, explica que as clínicas acessíveis já existiam, mas passaram a ocupar espaços maiores.
As clínicas médicas populares dão acesso a quem não pode bancar os custos exorbitantes dos convênios e também não encontram atendimento no SUS.
Como mostra o gráfico a seguir, em 18 anos, o preço dos planos de saúde subiu quase o dobro da inflação:
Vantagens de investir no segmento de franquias médicas populares
As clínicas médicas populares prestam serviços de qualidade a preços mais baixos do que em um estabelecimento convencional.
A intenção é driblar a demora no atendimento do SUS e principalmente as taxas muitas vezes impeditivas dos planos de saúde.
Além disso, as redes desse segmento buscam estar mais próximas dos usuários, com atendimento rápido, humanizado e profissional.
Também cresceu o número de profissionais médicos que optam por essa modalidade de atendimento, já que os gargalos do sistema atual impulsionou a demanda por consultas e exames a preços baixos.
Entre os diferenciais das franquias de clínicas médicas populares, podemos citar:
- Consultas rápidas, de qualidade e a preços acessíveis;
- Exames completos de diagnóstico;
- Sem mensalidades ou reajustas constantes;
- Localização estratégica em bairros de maior demanda;
- Uso de uma marca conhecida e aprovada pelo público;
- Consultoria, treinamento e acompanhamento financeiro.
Um indicativo do crescimento dessas clínicas é a saída das pessoas dos planos de saúde, que só em 2021 foram 3 milhões.
Vale lembrar que, apesar de ser um modelo de negócio voltado ao público popular, cada vez mais pessoas com maior poder aquisitivo estão aderindo a essas clínicas médicas.
Para quem deseja investir diretamente nesse segmento promissor, a Bloxs abrirá em breve uma oportunidade de crowdfunding no segmento de franquias.
Não quer perder essa captação?
Então cadastre-se gratuitamente em nossa plataforma e saiba em primeira mão quando essa oferta ficará disponível.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs