Empresas que pagam dividendos, será que vale apena? Essa é uma pergunta recorrente. Por isso, decidimos realizar uma análise completa para te ajudar a decidir agora, se vai continuar ou desistir.
Caro leitor, você sabe que cada vez mais investidores estão recorrendo a empresas que pagam dividendos na bolsa para fugir do retorno negativo da renda fixa.
Talvez você seja um deles.
Por isso, preste muita ATENÇÃO no que vamos apresentar a seguir.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
O gráfico abaixo mostra o resultado das principais ações brasileiras ajustado pelo IPCA de 2006 a 2020:
Note uma coisa importante: ainda não voltamos ao pico de 2008 em valores reais.
E mais: estamos 64% abaixo da máxima histórica da bolsa de valores considerando a inflação!
Em outras palavras, se você montou uma carteira de ações ou investiu em um fundo que segue o Ibovespa nesse período, infelizmente você perdeu poder de compra nesses últimos 12 anos.
Mas a narrativa é sempre a mesma:
- “Este ano a bolsa vai explodir!”
- “O próximo grande rali só está começando…”
- “Agora o alvo é a lua!”
Veja o que um dos principais gestores de fundos do Brasil dizia no começo de 2018:
- Bolsa recebe novos investidores
- Riscos e baixa rentabilidade são ameaças em 2021
- Renda fixa destrói o patrimônio dos investidores
- Bolsa de valores continuará vulnerável em 2021
- Empresas que pagam dividendos na bolsa perdem para a inflação
- Como investir de forma segura e rentável para os próximos anos?
- Invista em cimento e tijolo
- Seja credor de grandes empresários
Bolsa recebe novos investidores
Enquanto isso, a quantidade de pessoas físicas ingressando no mercado de ações não para de crescer.
O gráfico abaixo mostra a evolução do número de investidores individuais que entraram na B3 desde 2010 e o comportamento da taxa Selic nesse período:
Sim, a explosão de pessoas físicas na B3 tem uma razão óbvia: a queda livre dos juros a partir de 2016.
Neste ano, uma verdadeira legião de investidores mergulhou de cabeça nos mercados de risco buscando rentabilizar a qualquer custo seu capital.
O pior de tudo é que grande parte desses investidores – talvez a maioria – entrou na bolsa à procura de lucro rápido.
Uma pequena parte, mais sensata e consciente dos riscos, está posicionada em boas empresas que pagam dividendos, com foco no longo prazo.
Mesmo assim, a vida desses investidores de valor não tem sido fácil nos últimos anos.
Até mesmo ações sólidas e boas empresas que pagam dividendos não ficaram imunes à volatilidade dos mercados, aos escândalos políticos e aos “cisnes negros” na última década.
Desde a crise do subprime nos idos de 2008 as bolsas internacionais conseguiram se recuperar e crescer, mas as ações brasileiras ficaram para trás.
E isso se deve aos seguintes fatores, entre outros:
- Ações econômicas equivocadas para enfrentar a crise;
- Escândalos políticos e piora na percepção de risco nos mercados;
- Aumento da inflação e busca de proteção;
- Falta de crédito a juros baixos para pequenas e médias empresas;
- Perda de competitividade empresarial por causa de leis tributárias ultrapassadas;
- Risco fiscal gerado por medidas expansionistas.
Por isso, investidor, pedimos que você responda à seguinte pergunta com toda sinceridade:
Você realmente acredita que esse cenário mudará nos próximos anos?
Sem dúvida, ainda não estamos no momento propício para aumentar nossa alocação de capital nos mercados de risco, como a bolsa de valores.
Mas também não podemos deixar nosso capital parado na poupança ou em títulos de renda fixa que destroem nosso patrimônio.
O que fazer, então, para melhorar o desempenho da sua carteira de investimentos com segurança?
Para responder a essa pergunta, a Bloxs preparou um artigo especial para você saber como diversificar melhor seu portfólio, protegendo seu patrimônio, mas sem abrir mão da rentabilidade.
Confira agora se vale mesmo a pena continuar apostando em empresas que pagam dividendos na bolsa ou se você consegue obter retornos muito mais expressivos investindo numa classe de ativos que tem tudo para disparar nos próximos anos: os investimentos alternativos!
LEIA TAMBÉM: Meus dividendos: como reinvesti-los com retorno de mais de 20% ao ano?
Riscos e baixa rentabilidade são ameaças em 2021
O ano de 2020 em breve entrará para a história, e se você investe em empresas que pagam dividendos na bolsa, deve receber seu último pagamento da década.
Com esse dinheiro na conta, você terá que tomar importantes decisões em relação ao seu patrimônio nos próximos anos.
Por isso, é importante que você reflita sobre como foi o desempenho da sua carteira de investimentos neste ano e tome atitudes concretas para rentabilizar melhor seu capital.
Leia também: Três passos simples para aproveitar a crise e montar uma carteira de investimentos de sucesso
Renda fixa destrói o patrimônio dos investidores
Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada foi de 4,31%, enquanto a taxa Selic permaneceu na mínima histórica de 2% ao ano.
O resultado você já sabe: os investimentos conservadores, como fundos de previdência, acabaram gerando retornos abaixo da poupança ou até mesmo negativos.
Nesse ambiente de juros reais negativos, será difícil conseguir uma rentabilidade minimamente satisfatória em títulos de renda fixa.
Ao manter suas aplicações nesse tipo de investimento, você não conseguirá sequer preservar seu poder de compra ou gerar acumulação positiva no longo prazo.
Em uma palavra, você estará destruindo seu patrimônio.
Bolsa de valores continuará vulnerável em 2021
Na outra ponta, a bolsa de valores continuará vulnerável aos imbróglios políticos de Brasília.
A missão de vacinar a população no próximo ano não será nada fácil.
O Ministério da Saúde muda seu discurso a todo momento, ora dizendo que iniciará a campanha de imunização este ano, ora prorrogando para o segundo trimestre de 2021.
O fato é que a média móvel de contaminações e mortes por covid-19 no nosso país não para de aumentar. E isso está pressionando os sistemas de saúde e forçando a adoção de bloqueios econômicos.
Portanto, investidor, preste bem atenção no que vamos dizer agora:
O agravamento da pandemia, a falta de um planejamento célere e efetivo de vacinação e os graves efeitos econômicos causados pelos bloqueios econômicos podem colocar seu patrimônio em risco no mercado financeiro.
Por essa razão, apostar em empresas que pagam dividendos na bolsa como forma de geração de renda pode ser uma estratégia arriscada para o seu patrimônio.
Leia também: Sua carteira de investimentos está preparada para os riscos de 2021? Proteja-se!
Empresas que pagam dividendos na bolsa perdem para a inflação
Em dezembro, diversas empresas que pagam dividendos realizarão seus pagamentos aos acionistas.
O que seria uma boa notícia em primeiro momento pode ser um balde de água fria se compararmos esses pagamentos com a inflação acumulada durante o exercício fiscal.
Nos últimos 12 meses, o IPCA acumula alta de 4,3%.
Compare esse valor com o rendimento dos dividendos (dividend yield) de uma empresa sólida, como a Ambev, que distribuirá R$ 0,41 por ação em dezembro.
As demonstrações financeiras da empresa mostram que seu dividend yield é de 2,22% e a média dos últimos cinco anos é de 3,32%.
Ou seja, os dividendos da Ambev não recompõem a inflação, e sua cotação ajustada, ainda por cima, registra queda de 18% neste ano.
De fato, investidor, apostar no mercado financeiro, mesmo em empresas que pagam dividendos mensais na bolsa, pode não ser a melhor alocação para o seu capital.
Como investir de forma segura e rentável para os próximos anos?
Diante da baixa rentabilidade da renda fixa e dos riscos da bolsa no próximo ano, só existe uma opção para quem quer diversificar sua carteira com qualidade: os investimentos alternativos.
Os investimentos alternativos formam uma classe de ativos diretamente ligados à economia real.
São chamados “alternativos”, pois não se enquadram nos moldes dos mercados tradicionais, dedicados a aplicações em renda fixa ou à compra de ações na bolsa.
Essa modalidade de investimento permite que os investidores financiem ou se tornem sócios de grandes projetos na economia real, como a construção de um conjunto residencial, rede de motéis de alto padrão, usina de geração de energia solar, confinamento de gado, entre outras infinitas possibilidades.
A rentabilidade desses projetos varia de 15% a 20%, em média, e oferecem aos investidores sólidas garantias contratuais, em um mercado totalmente regulado pela CVM.
Graças à instrução normativa 588 da CVM, plataformas tecnológicas autorizadas, como a Bloxs, podem realizar captações focadas em empreendimentos da economia real.
Invista em cimento e tijolo
Se você quer reduzir sua alocação em empresas que pagam dividendos na bolsa e procura uma alternativa melhor para investir, saiba que o mercado imobiliário tem tudo para crescer forte nos próximos anos.
Isso porque os juros reduzidos e a abundância de crédito estão permitindo que mais famílias tenham acesso à tão sonhada casa própria.
Faça parte da nossa lista de interesse em real estate.
Aproveitando-se dessa tendência, a Bloxs acaba de abrir uma captação imperdível para quem quer ter exposição a empreendimentos de cimento e tijolo em suas carteiras.
É o projeto Construção em Lotes LCR.
Nessa oportunidade, os investidores se tornarão sócios de uma empresa que construirá 14 casas para atender à enorme demanda da cidade de Petrolina, Pernambuco.
Os recursos captados serão investidos na aquisição de lotes e construção de residências para posterior venda das unidades.
Cada residência está avaliada em R$ 220.000, e a rentabilidade prevista do projeto é de 19,80%.
Quer conhecer melhor esse projeto incrível e diversificar sua carteira com investimentos imobiliários?
Então, clique aqui e garanta já suas cotas nesse empreendimento.
Seja credor de grandes empresários
Agora você pode ocupar o lugar do banco e financiar a atividade empresarial de diversos empreendedores de sucesso.
É o caso da mais nova oferta que a Bloxs abre no setor de motelaria: o Drops Campinas.
Essa é a sua oportunidade de diversificar sua carteira através de um investimento seguro, em uma empresa moteleira em franca expansão pelo Brasil.
A partir de apenas R$ 5.000, você pode participar dessa captação na modalidade dívida, que prevê pagamentos semestrais aos investidores ao longo de 36 meses.
Garanta já as suas cotas e diversifique sua carteira de investimentos com uma das redes mais promissoras da motelaria de alto padrão.
Clique aqui e invista já no Drops Campinas!
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo dos investimentos alternativos?
Então, não deixe de acompanhar nosso portal de Conteúdos e conferir nosso portfólio de ofertas repleto de oportunidades para você rentabilizar seu capital de forma inteligente e segura.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs