Meus dividendos podem me ajudar a ter uma renda complementar estável no longo prazo?
Essa é uma dúvida comum de investidores que desejam reduzir sua exposição ao risco do mercado financeiro, sem abrir mão da alta rentabilidade.
A boa notícia é que existem hoje opções de investimentos alternativos capazes de fazer pagamentos recorrentes na sua conta bancária, sem o sobe e desce constante da bolsa de valores.
E o melhor é que esses ativos são oferecidos em um mercado totalmente regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por supervisionar as ofertas públicas de investimento em nosso país.
Estamos falando do crowdfunding, modalidade de investimento coletivo em que um grupo de investidores se une para colocar de pé projetos do seu interesse na economia real, como geração de energia renovável, fornecimento de crédito para empreendedores, investimento em startups, entre várias outras oportunidades para ter renda passiva recorrente.
Quer entrar no mundo dos ativos reais? Faça parte da comunidade Bloxs no Telegram!
Portanto, se você se pergunta: como reinvestir meus dividendos com alta rentabilidade, sem os riscos do mercado financeiro? Este artigo é para você.
Nele, vamos explicar o que são ativos geradores de renda e como você pode inseri-los hoje mesmo na sua carteira através da maior plataforma de crowdfunding de investimento do país.
Os tópicos que vamos abordar são os seguintes:
Vale a pena reinvestir meus dividendos na bolsa de valores?
Se você resolveu investir em ações que pagam dividendos nos últimos anos, provavelmente não está nada contente com seus resultados.
Isso porque, desde o último “bull market” que tivemos na bolsa de valores, nunca mais voltamos para o pico histórico em termos reais, lá em 2008.
Naquela época, o mercado financeiro nacional vivia grande euforia com o superciclo das commodities e a descoberta do pré-sal, mas a crise do subprime nos EUA e a redução do ritmo frenético de crescimento da China acabaram revertendo a tendência de alta e, de lá para cá, praticamente só andamos de lado.
Como mostra o gráfico abaixo, em termos reais, o pico do Ibovespa de 2008 estaria em cerca de 200 mil pontos. Hoje, o índice está em 112 mil pontos. Estamos falando de uma queda de 46%:
Portanto, se você manteve parte do seu patrimônio na bolsa nos últimos 15 anos, é bem possível que tenha perdido uma parte substancial. Não é por outra razão que muitos investidores se questionam: vale a pena reinvestir meus dividendos na bolsa?
A resposta é não, como mostra o gráfico acima. Os números não enganam. Considerando todos os custos, a inflação e o retorno do CDI durante o período, quem investiu na bolsa com foco em dividendos perdeu muito dinheiro.
Reinvestir em renda fixa é a melhor opção?
Outra dúvida comum dos investidores que desejam reduzir a exposição ao risco do seu portfólio é: reinvestir meus dividendos em títulos de renda fixa seria a melhor opção?
A resposta é: depende. Isso porque a renda fixa não é tão fixa assim. Como assim? Vamos por partes.
O retorno fixo prometido de quase todos os títulos de dívida pública ou privada só é realizado se você mantiver o papel em carteira até o vencimento. Até lá, seu valor de face varia conforme a demanda existente no mercado, como qualquer outro título.
Essa é a chamada “marcação a mercado”, que pode trazer muito mais riscos do que as ações na bolsa de valores!
Isso mesmo: para ilustrar melhor o que estamos falando, observe como se comportou o título Tesouro IPCA+ 2035 no ano passado, o qual paga um rendimento fixo acima da inflação:
Enquanto o Ibovespa recuou 11,93% em 2021, o título Tesouro IPCA+ 2035 registrou uma variação negativa de cerca de 14,50% por causa da marcação a mercado.
Por essa razão, para quem ainda tem dúvidas: é melhor reinvestir meus dividendos em renda fixa? Se você estiver buscando renda passiva, com certeza não.
Como ter renda recorrente com meus dividendos?
Se você deseja diversificar suas fontes de renda com projetos sólidos e capazes de fazer pagamentos recorrentes na sua conta bancária, com retorno acima da média das principais classes de ativos, a melhor opção de investimento pode estar fora do mercado financeiro tradicional.
Como bem explica Rafael Rios, cofundador e COO da Bloxs Investimentos, em um artigo recente publicado no portal de notícias da Suno Research:
É muito importante que você tenha ativos tradicionais de renda fixa e variável na sua carteira, mas também não ignore a importância dos chamados investimentos alternativos, que geralmente não são oferecidos por bancos ou corretoras, mas têm o benefício de estarem lastreados em ativos reais, como imóveis ou bens de capital, por exemplo, e ainda oferecem rentabilidade acima da média dos principais índices de referência, como CDI e Ibovespa.
Para colocar seu dinheiro literalmente para trabalhar, você precisa alocar parte do seu patrimônio em projetos diretamente ligados à economia real. Eles são chamados ativos geradores de renda por vários motivos:
- fazem distribuição de resultados dentro dos prazos previstos em contrato;
- financiam atividades sólidas em setores como agronegócio, energia renovável, mercado imobiliário etc.;
- oferecem garantias contra inadimplência ou possuem lastro em bens reais;
- são sofrem as grandes oscilações do mercado financeiro;
- são oferecidos em um mercado totalmente regulado pela CVM.
Entre as inúmeros opções de projetos em que você pode investir através do crowdfunding estão:
- geração de energia renovável através de usinas solares, eólicas ou hidrelétricas;
- aquisição, reforma e aluguel de apartamentos de alto padrão;
- participação direta em empresas (private equity);
- empréstimo para empreendedores;
- antecipação de recebíveis judiciais.
Entre as plataformas de crowdfunding que atuam de acordo com a instrução 588 da CVM, a Bloxs é a que mais se destaca. Desde a sua fundação, em 2018, a plataforma líder em investimentos alternativos para o pequeno investidor já captou mais de R$100 milhões em projetos que geram renda e desenvolvimento em todas as regiões do país.
Confira na imagem abaixo exemplos de retornos de projetos já captados pela plataforma:
Por isso, se você deseja fazer seus dividendos renderem mais com projetos extremamente sólidos e promissores, não deixe de fazer um cadastro rápido na Bloxs.
Ao se cadastrar na Bloxs, você tem acesso a oportunidades exclusivas de investir em ativos geradores de renda e ainda fica por dentro de tudo o que acontece no mundo dos investimentos alternativos.