As franquias de alimentação com marcas fortes e modelos operacionais focados em expansão estão diante de um cenário extremamente favorável para ampliar seu faturamento.
No último ano, as redes que foram rápidas em se adaptar à nova realidade de consumo consolidaram sua posição de mercado e ganharam espaço no competitivo setor de alimentação.
Entre as tendências mais promissoras do segmento está o conceito de Comfort Food, que leva a restaurantes em pontos estratégicos refeições com o apelo da “comida de casa”, bem ao gosto do brasileiro.
Faça parte da nossa lista de interesse no setor de Negócios.
E para investir em franquias e lucrar com esse modelo de negócios, você não precisa necessariamente ser um franqueado e participar da sua gestão.
Através do crowdfunding, você tem acesso a operações especialmente estruturadas para gerar renda passiva e retornos consistentes aos investidores, com toda a segurança de um mercado regulado pela CVM.
No artigo de hoje, você ficará por dentro do desempenho das franquias de alimentos em um dos seus períodos mais desafiadores do mercado e saberá por que este é o melhor momento de investir na sua forte retomada.
Franquias de alimentação mostram resiliência em ano repleto de desafios
Após superar os imensos obstáculos da pandemia, as melhores franquias de alimentação estão mais maduras e resistentes a turbulências econômicas.
Prova disso foi o aumento das redes do segmento no mercado de franchising em 2020, passando de 35% para 37%, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Como segmento mais representativo no mercado de franquias, as redes de alimentação enfrentaram condições sem precedentes com o fechamento obrigatório de bares e restaurantes durante a crise sanitária.
Segundo reportagem da Gazeta do Povo, a queda de faturamento de operadores independentes foi de 35%, enquanto as unidades franqueadas tiveram um desempenho 10% melhor.
Essa performance é explicada pelos riscos menores de uma franquia em comparação com uma marca desconhecida. Esse formato permite que o franqueado atue dentro de uma rede já testada e aprovada pelo público.
De fato, os benefícios para um empreendedor que opta pelo modelo de franquias são enormes. Além de adquirir o direito de usar uma marca renomada e vender seus produtos, pode replicar estratégias comprovadas nos mais variados setores econômicos.
Leia também: Setor de alimentos e bebidas se reinventa e cresce forte no último ano
Por que o modelo de franquias é tão vantajoso?
Ao se tornar um franqueado, o empreendedor conta com uma rede de apoio que o auxilia na implantação de todo o negócio, desde a escolha do ponto comercial até o repasse de know-how e tecnologias de gestão e controle financeiro.
Como explica Felipe Souto, CEO da Bloxs, plataforma de investimentos que realiza captações para expansão de franquias:
O empreendedor que abre uma franquia não precisa estruturar um negócio do zero. Ele pode adotar um modelo já estabelecido e com processos padronizados, além de contar com todo o know-how do franqueador para acelerar seu crescimento.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Exemplo disso é a rede de franquias de alimentação Espetinho Bom, que oferece ao franqueado todo o suporte necessário para seu sucesso e crescimento, como:
- Treinamento em gestão, vendas, produtos, marketing e equipe de colaboradores;
- Fornecimento de manuais e operação e gerenciamento de loja;
- Assessoria administrativa e financeira para elaboração do business plan;
- Acompanhamento de performance através da análise da DRE;
- Assessoria e suporte em ações de marketing;
- Projeto arquitetônico e auxílio na escolha do ponto comercial.
Leia também: Franquia 2021: como investir sem ser um franqueado?
Escalabilidade é o nome do jogo
Mas o modelo de franquias de alimentação não é atraente apenas para quem deseja empreender e ser dono do seu próprio negócio. Esse mercado também é promissor para investidores que buscam uma excelente tese de retomada da economia para obter ganhos consistentes e acima da média.
Em entrevista recente ao Bloxs Experience, Leonardo Castelo, conhecido no segmento como “Rei do Franchising”, explicou o que faz uma rede crescer até 20 vezes em 5 anos:
Trouxemos para o mercado brasileiro de franchising o conceito de aceleração de franquias, que é diferente da simples expansão. A aceleração de franquias não se preocupa apenas com as vendas de novas unidades, mas principalmente com a sustentabilidade do processo como um todo, para buscar a liderança de cada segmento.
Castelo também afirmou que sustenta seu plano de aceleração de rede de franquias em três pilares: implantação, expansão e gestão.
Na implantação estão sócios-operadores profundamente comprometidos com o sucesso do negócio. A expansão tem como base um excelente plano de marketing e, sobretudo, uma operação sólida focada em fidelização. E na parte de gestão estão o cerne a sustentabilidade e perenidade do negócio, sempre com sistemas padronizados e forte acompanhamento de indicadores de performance.
Crescer não é somente o ato de ganhar participação de mercado, mas também de sustentabilidade e construção de vantagem competitiva.
Leonardo Castelo está à frente da 300 Franchising, uma aceleradora de franquias que, em apenas 2 anos, acumula mais de 70 redes sócias, com mais de 5000 franquias abertas em todas as regiões do país.
Com base nessa expertise e amplo histórico de realizações que a Bloxs firmou parceria com a Fambiz para estruturar o projeto Rede Espetinho Bom em parceria com a aceleradora 300 Franchising para impulsionar a expansão das franquias para todo o território nacional.
Como investir no crescimento de franquias de alimentação sem ser um franqueado?
Qualquer investidor pode lucrar com a expansão acelerada de franquias de alimentação sem se envolver diretamente na operação do negócio.
No projeto Rede Espetinho Bom, o investidor tem acesso à estabilidade e segurança de uma rede de franquias formatada para ter ganhos de escala e gerar retornos fantásticos em um prazo relativamente curto.
O objetivo da captação é financiar a implantação e a operação de uma loja-modelo na cidade de São Paulo e impulsionar sua expansão através de iniciativas de marketing, divulgação, eventos, feiras, entre outras.
Nas palavras de Rafael Rios, cofundador e COO da Bloxs:
Estruturamos essa oferta na modalidade equity híbrido justamente para permitir que os investidores testem o desempenho do modelo por 12 meses antes de decidirem se tornar sócios ou não do empreendimento.
De fato, a oferta terá uma janela de conversão de um ano, durante a qual os investidores receberão uma remuneração fixa de 0,64% ao mês, paga semestralmente. Ao final desse período, poderão se tornar sócios do negócio pela proporção de 0,033% para cada cota de R$ 5.000 ou receber o valor investido de volta, em 24 meses, nas mesmas condições do período inicial.
Para saber mais detalhes sobre esse projeto incrível no segmento de franquias de alimentação, não deixe de acessar a página da oferta e conferir sua live de lançamento abaixo:
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs