O setor de alimentos e bebidas soube se adaptar à mudança de perfil dos consumidores durante a pandemia e viu seu faturamento crescer 12,8% em 2020.
Conhecida por ser defensiva e resistente a crises, essa indústria representa mais de 10% do PIB nacional e espera que o avanço da vacinação e a retomada da economia acelerem ainda mais a volta de padrões de consumo pré-Covid.
Se bem que a reabertura gradual de bares, restaurantes e eventos já esteja impulsionando a demanda de produtos dessa categoria, mudanças importantes, como as vendas on-line e o delivery, vieram para ficar.
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Essa é a avaliação da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) que projeta um crescimento fantástico para o setor nos próximos anos, puxado tanto por vendas internas quanto exportações.
Por isso, investir diretamente no setor de alimentos e bebidas, através de projetos com alta margem de segurança e grande potencial de resultados, é a solução ideal para investidores que buscam diversificação, mas não abrem mão da proteção.
A seguir, você ficará por dentro dos últimos números do setor e conhecerá propostas cuidadosamente estruturadas para quem busca uma boa tese de retomada da economia.
Nossos tópicos de hoje são:
Setor de alimentos e bebidas mostra que é resistente a crises e vê seu faturamento crescer
A pandemia mudou os padrões de consumo da população que, além de alimentos básicos, passou a consumir produtos de maior valor agregado em casa.
Isso porque os consumidores, não podendo ir a bares e restaurantes, passaram a priorizar produtos que proporcionassem bem-estar em casa e bons momentos em família.
O lar se tornou o principal centro de convivência da população. Por não poderem sair, os momentos de lazer e entretenimento passaram a ser feitos em casa, à mesa de jantar ou no sofá da sala com a família.
Uma reportagem do Diário do Comércio mostra que segmentos tradicionais de food service (alimentação preparada fora do lar) tiveram que migrar rapidamente para o digital e melhorar a comunicação com os clientes.
E todo esse esforço valeu a pena. Dados da Associação da Indústria de Alimentos (Abia) mostram que o setor de alimentos e bebidas teve um faturamento 12,8% maior do que em 2019, atingindo a incrível marca de R$ 789,2 bilhões.
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É um resultado fantástico, que representa 10,6% de todas as riquezas produzidas no país em 2020, mesmo com todos os desafios trazidos pela pandemia.
Como bem afirma Rafael Rios, cofundador e COO da plataforma de investimentos alternativos Bloxs:
O setor de alimentos e bebidas é conhecido por resistir bem a crises. Não é à toa que os grandes investidores sempre têm em seu portfólio projetos dessa indústria, capazes não só de gerar resultados consistentes em momentos de expansão, mas sobretudo de oferecer alta margem de segurança em ciclos recessivos.
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Setor de alimentos e bebidas em números
O setor de alimentos e bebidas é responsável por processar 58% de toda a produção agropecuária brasileira. Entre as indústrias nacionais, esse setor econômico é o mais importante do país em valor de produção.
As empresas que atuam na cadeia de alimentos e bebidas são as maiores geradoras de empregos do país. São 37,7 mil empresas que oferecem ocupação a mais de 1,68 milhão de pessoas, segundo o Ministério da Economia.
Além disso, 24,2% dos empregos da indústria de transformação no Brasil estão ligados ao setor de alimentos e bebidas, que representa mais de 10% do PIB nacional e 18,2% das exportações do país.
No comércio exterior, esse importante segmento da economia nacional também é robusto. Seu faturamento com exportações no ano passado foi de US$ 38,2 bilhões, com remessas para clientes espalhados por 190 países pelo mundo.
Confira a participação do setor de alimentos e bebidas na balança comercial brasileira:
Veja alguns dos destaques do setor e sua enorme participação no comércio internacional:
- Segundo exportador mundial de alimentos industrializados em volume e quinto maior em valor;
- Primeiro produtor e exportador de suco de laranja no mundo;
- Segundo maior exportador mundial de café solúvel;
- Maior produtor e exportador mundial de açúcar;
- Segundo maior produtor e primeiro exportador mundial de carne bovina;
- Terceiro maior produtor e exportador mundial de óleo de soja.
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Setor de bebidas é o que fez mais lançamentos durante a pandemia
Dados do Índice de Atividade Industrial mostram que a crise econômica provocada pela pandemia fez o número de lançamentos de produtos despencar no ano passado.
A única exceção entre todos os setores pesquisados foi o da indústria de bebidas, que se reinventou e procurou atender os novos hábitos de consumo com promoções e diversificação de embalagens.
Segundo reportagem do O Globo:
O setor de bebidas sempre se reinventa. Fazem muitas promoções, diversificam o tamanho da embalagem. Por exemplo, uma empresa que vende um refrigerante de 2 litros e faz uma nova embalagem menor, para atender um novo público.
O resultado foi uma expansão de quase 1% no número de lançamentos, quando outros setores sofreram expressivas quedas, como têxtil (-3,8%), vestuário (-1%) e produtos diversos – joalheria, brinquedos, instrumentos musicais, etc. – (-14,2%).
Por que investir diretamente no setor de alimentos e bebidas?
Mesmo em períodos econômicos adversos, empresas que atuam no segmento de Comfort Food têm se destacado por sua consistência nos resultados e ganhos de participação de mercado.
Comfort Food são refeições que lembram “a comida lá de casa”. Essa onda surgiu em contrapartida à mecanização no preparo e na forma de consumir alimentos, principalmente com a mudança dos padrões de consumo durante a pandemia.
Não é à toa que as franquias que oferecem cardápios variados, saborosos e cuidadosamente preparados estejam atraindo um público altamente diversificado, que quer continuar passando bons momentos com amigos e familiares dentro e fora de casa.
É o caso da rede Espetinho Bom, que tem um modelo de negócios flexível, pensado para qualquer tipo de operação, seja ela em shoppings, lojas de rua, quiosques ou store in store.
Segundo a empresa:
Nosso menu é elaborado por um chef internacional e supervisionado por nutricionistas, buscando sempre remeter às coisas mais simples e deliciosas da vida. Nosso tipo de comida mexe com as memórias e traz a sensação de bem-estar. Adotamos uma culinária bem ao gosto do brasileiro, não importa sua classe social.
A rede Espetinho Bom é associada à ABF e possui unidades operacionais ou em inauguração em Jundiaí, Várzea Paulista, Barueri e Bragança Paulista, no interior de São Paulo, além dos movimentados bairros paulistanos do Brás, Perdizes e Perus.
Se você deseja ter projetos dessa qualidade no seu portfólio de investimentos, fique atento: a Bloxs abrirá em breve uma captação no setor de alimentação para quem deseja financiar ou se tornar sócio de franquias de alimentação com alto potencial de crescimento em pouco tempo.
E se você também quer aproveitar a retomada do setor de bares e restaurantes para investir em uma empresa com uma proposta única de expansão com a produção de cerveja premium artesanal em pontos comerciais, não pode deixar de conferir a oferta MBF Beer For Business.
É uma operação estruturada pela BHF Franchising, que pretende captar até R$3 milhões a serem investidos na expansão da rede franqueada de microcervejarias MBF, em um modelo de negócios altamente escalável.
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