Os indicadores financeiros nada mais são que medidas quantitativas que revelam a situação financeira de uma empresa usando como base seus resultados contábeis.
Esses indicadores são excelentes ferramentas que ajudam tanto o gestor nas suas tomadas de decisão, quanto o investidor que está em busca de uma melhor relação entre o risco e o retorno do seu capital.
O que é são indicadores financeiros na prática?
Por exemplo, uma empresa de nobreak, ao verificar seus indicadores financeiros, se baseiam em dados de desempenhos passados, sejam de meses ou até anos, com isso ele consegue ter um parâmetro mais amplo sobre o capital do negócio.
É através dele, que é possível descobrir:
- Se uma empresa é lucrativa;
- Se tem margem de lucro alta ou ganha no volume;
- Se está endividada;
- Se está com as finanças em dia.
Além de muitas outras informações relevantes. Com esses dados dos indicadores financeiros, um gestor de uma empresa de fornecedores de aparelhos de academia, por exemplo, tem argumentos para tomar suas decisões.
Ao mesmo tempo, um investidor interessado em investir nessa empresa consegue avaliar se vale a pena colocar o seu dinheiro nesse negócio, por isso que os indicadores financeiros são extremamente importantes para uma empresa.
Precisa de Crédito?
Abra sua conta na Bloxs e capte até R$ 150 milhões de forma simples, rápida, e digital.
Por mais que os dados dos indicadores financeiros mostrem as informações do passado, eles são muito úteis para que sejam feitas as projeções do futuro, afinal os dados irão mostrar a progressão ou não dessa empresa.
Isso fica evidente quando falamos de investidores da bolsa de valores, que compraram ações de empresas de data center move, por exemplo, com base na análise fundamentalista e usam com bastante frequência os indicadores financeiros em suas observações.
De modo geral, eles são investidores interessados em se tornar sócios de boas empresas e por isso buscam ativos para o longo prazo, sempre pensando no futuro e baseando suas ações nisso, afinal ninguém quer investir em uma empresa que poderá falir.
Vamos imaginar que um investidor está atrás de uma empresa de cone de sinalização grande preço do investimento. Sendo assim, além do valor a ser investido, ele irá observar os lucros crescentes ao longo de 15 anos.
Se essa pessoa observar que não ocorreram mudanças significativas no cenário em que a empresa está inserida, as chances de que o negócio se mantenha lucrativo são bem altas. Essas análises são feitas através justamente dos indicadores financeiros.
A importância dos indicadores financeiros
Entenda que no que diz respeito ao ambiente empresarial, os indicadores financeiros fornecem subsídios ao gestor no que diz respeito à tomada de decisão, com base em dados concretos.
Além disso, ao executar o planejamento organizacional, a empresa estabelece metas e estratégias que precisam ser cumpridas e principalmente alcançadas, seja em curto, médio ou longo prazo.
Os indicadores financeiros são ferramentas que indicam aos administradores de uma empresa de spray aromatizante, por exemplo, se as metas estão sendo cumpridas e se o negócio está dando lucro.
Precisa Captar até R$ 150 Mi sem a Burocracia dos Bancões?
Abra sua conta gratuita na Bloxs e fuja do mais do mesmo!
Com isso fica mais fácil tomar decisões importantes, como reduzir os custos da empresa se necessário ou se é a hora certa de expandir o negócio, afinal tomar decisões com base em indicadores concretos faz toda diferença.
Sendo assim, além de ajudar os gestores a controlar a empresa, seja nas questões rotineiras, como buscar por resina acrilica comprar, um computador novo, enfim, ele ainda ajuda a planejar melhorias e investimentos para o negócio.
Afinal, com indicadores concretos você não fica baseando suas finanças em algo raso ou superficial, muito pelo contrário, todas as informações ali te ajudam a encontrar a melhor direção e com isso organizar seu capital.
Vamos ao seguinte exemplo: uma empresa de projetos mecânicos estabeleceu uma meta para o aumento da margem de lucro em 10% em seis meses, utilizando estratégias de redução de despesas.
Para essa empresa saber se está de fato alcançando a meta que foi estipulada, precisará recorrer aos seguintes indicadores:
- Margem bruta;
- Margem líquida;
- Custos fixos;
- Variáveis.
Esses indicadores são extremamente importantes para uma empresa, pois ela mostra a saúde financeira desse negócio, se está tudo bem ou se ela está sobrevivendo por ajuda de aparelhos.
Como analisar os indicadores?
Bom, agora que você já entendeu o que são esses indicadores, qual a serventia deles para as empresas e sua importância, saiba agora como analisar esses dados.
VAI INVESTIR OU EMITIR UM TÍTULO?
Cadastre-se na Bloxs: seu ecossistema completo end-to-end!
CRI | CRA | DEBÊNTURE | NOTA COMERCIAL
É importante lembrar que os indicadores financeiros são medidas baseadas em dados passados, que têm o intuito de ajudar o administrador ou o investidor a fazer projeções sobre o futuro de uma empresa de consultoria cozinha industrial, por exemplo.
Além disso, é válido reforçar que não existe um indicador infalível, afinal todos possuem algum tipo de limitação. Sendo assim, uma boa análise deve considerar uma série de indicadores e recortes de tempo maiores.
Por exemplo, a margem de lucro, se olharmos para os dados de um semestre, terá apenas uma amostra dos resultados, bem diferente caso analisemos vários semestres, e com isso comparamos os resultados deles.
A partir disso temos um panorama de como a empresa tem se comportado ao longo do ano.
Para que se tenha uma compreensão mais completa dos dados, é importante que você considere mais de um indicador financeiro, que são eles:
- Margem Bruta;
- Margem EBITDA;
- Margem Líquida;
- Custos Fixos E Custos Variáveis;
- Margem De Contribuição;
- Ponto De Equilíbrio;
- Retorno Sobre O Patrimônio Líquido (ROE);
- Retorno Sobre Investimentos (ROI);
- Ticket Médio.
Escolha mais de um desses indicadores e você terá uma panorama mais amplo da sua empresa, pois com o análise de vários é mais fácil complementar algum dado que esteja faltando em um dos indicadores.
Por que é importante conhecer esses indicadores?
Os indicadores financeiros são importantes tanto para quem deseja abrir o próprio negócio, quanto para aqueles que querem investir no mercado financeiro, afinal é através deles que as decisões serão tomadas.
É através deles que é possível medir a performance e os resultados, com isso permitindo uma análise mais completa que consegue projetar o desempenho do futuro daquele empreendimento.
Quando falamos das empresas, os indicadores devem fazer parte de todas as etapas de planejamento do negócio, sejam elas pequenas ou grandes, afinal todo empreendimento precisa conhecer suas:
- Margens de lucro;
- Retorno sobre o investimento;
- Ticket médio;
- Custos;
- Despesas.
Caso contrário, o negócio pode acabar falindo, pois nenhum dos administradores terá controle sobre o capital.
Já quando falamos sobre os investidores, antes de tomar qualquer decisão é importante avaliar todos os indicadores, isso somado às demais informações te dará muito mais segurança para investir em algo totalmente seguro.
Saiba como aplicar esses indicadores na sua empresa
Conheça agora três dos principais indicadores e como aplicar na sua empresa.
Margem bruta
Esse indicador, como o próprio nome diz, é responsável por medir o lucro bruto do negócio em valor percentual.
Para fazer esse cálculo, você precisa considerar o faturamento total da sua empresa, além dos custos das mercadorias vendidas ou dos produtos vendidos, usando a seguinte fórmula: Margem Bruta = Lucro Bruto / Faturamento * 100.
Sendo assim, para conseguir encontrar o lucro bruto, subtraia do faturamento o custo das mercadorias ou dos produtos que foram vendidos. Após feito isso, é só dividir o lucro pelo faturamento e multiplicar por 100 para encontrar o valor percentual.
Esse indicador ajuda a entender a eficiência da empresa em relação às suas vendas.
Retorno Sobre Investimentos (ROI)
Primeiro vamos entender sobre o ROI, que é o Retorno sobre o Investimento, também chamado de taxa de retorno. Ele mede quanto rende um investimento em um certo período de tempo.
Esse indicador é usado tanto internamente, para o planejamento das empresas, como para os investidores. Para calcular o ROI você usará a seguinte fórmula: ROI = Resultado Obtido – Investimento Aportado/ Investimento Aportado * 100.
Esse indicador pode ser aplicado em inúmeras situações, como:
- Campanhas de marketing;
- Ativos financeiros;
- Em seu próprio negócio.
Tudo depende do seu objetivo.
Ticket Médio
Esse é um indicador que mostra a performance interna, sendo assim ele avalia basicamente como o produto ou serviço está sendo aceito pelos consumidores, com isso seu objetivo é saber quanto em média cada cliente gasta na sua empresa.
O seu cálculo pode se basear em períodos de tempo diferentes, como:
- Mês;
- Bimestre;
- Trimestre;
- Semestre;
- Ano.
Portanto, para descobrir o resultado você precisa dividir o faturamento do período escolhido pelo número de vendas, seguindo a seguinte fórmula: Ticket médio = faturamento total / número de vendas.
Quando o ticket médio é avaliado usando referências históricas, é possível saber se o valor médio de gastos por cliente permaneceu estável, diminuiu ou aumentou, dando um panorama de como está o mercado e como seus clientes têm gastado.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
1 Comment
Achei bastante interessante a matéria! Para quem tem empresa ou faz investimentos em bolsa, um bom começo. Atemporal o contéudo.
Obrigado!!