Os melhores fundos imobiliários 2022 são aqueles que apresentam ativos de altíssima qualidade e com preços bastante descontados, permitindo boa valorização de capital e diversificação de renda.
A alta de juros e a volta da inflação no mundo são alguns dos efeitos da crise sanitária, que trouxe desafios enormes para o setor de fundos de investimento imobiliário (FIIs) no Brasil, principalmente no segmento de shoppings e lajes corporativas.
Ainda assim, o mercado imobiliário continuou atraente para investimentos, já que outros segmentos registraram crescimento formidável, sobretudo os focados em renda com imóveis residenciais e exploração comercial com retornos indexados aos índices de inflação IGP-M e IPCA.
Confira os tópicos que vamos abordar sobre os Melhores Fundos Imobiliários para 2022, nos quais faremos um breve panorama da performance do setor nos últimos dois anos e traçaremos as principais tendências daqui para frente:
Fundos imobiliários: diversificação e renda com ativos de alto padrão
O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) é uma excelente forma de diversificar a carteira com propriedades de alto padrão, localizadas em pontos estratégicos dos principais centros econômicos do país, através de um único investimento.
Esse tipo de investimento coletivo ganhou popularidade entre os pequenos investidores, graças aos seus enormes benefícios, como baixo custo, isenção de imposto de renda sobre as distribuições de dividendos e conveniência na hora de investir.
Nas palavras de Rafael Rios, cofundador e COO da Bloxs, plataforma que realiza captações de investimento coletivo para projetos da economia real, como o mercado imobiliário:
A grande vantagem dos FIIs é ter exposição a uma variedade de propriedades de altíssimo nível, nos mais diferentes segmentos do real estate, com o benefício de serem administradas por gestores de gabarito inquestionável e alto potencial de entrega de resultados.
FIIs mais impactados pela pandemia podem surpreender na retomada
O setor mais impactado pelas restrições econômicas da crise sanitária foi o de lojas físicas em shoppings que, apesar do crescimento de 300% das vendas online, não foram capazes de cobrir a interrupção das operações presenciais.
De fato, o varejo foi um dos grandes perdedores durante a pandemia, mas a desvalorização dos seus ativos oferece a oportunidade de se posicionar em bons projetos neste momento, que ainda estão com preços bastante descontados em vista dos seus fundamentos e potencial de crescimento.
De acordo com Maximo Lima, CEO e sócio fundador da HSI, ao falar sobre quais são os melhores fundos imobiliários para 2022:
A normalização da atividade fará com que o preço de bons ativos imobiliários, como fundos de shoppings, fiquem muito abaixo do seu valor intrínseco, abrindo ótimas oportunidades de posicionamento.
Entre os melhores fundos imobiliários para 2022 no segmento de shoppings podemos citar:
- HSI MALLS FUNDO DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO (HSML11): fundo de tijolo que investe, no mínimo, 67% do seu patrimônio diretamente em imóveis ou direitos reais sobre imóveis prontos no segmento de shoppings centers. Sua administração está a cargo do Santander.
- XP MALLS FDO INV IMOB FII (XPML11): fundo de tijolo que busca rentabilizar o capital dos investidores com a exploração imobiliária de shopping centers, administrado pelo BTG Pactual.
Lajes corporativas se destacarão entre os melhores fundos imobiliários 2022
Outro segmento que deve se destacar em razão dos seus preços descontados e alta qualidade dos seus ativos é o de lajes corporativas, que registraram alta vacância durante a pandemia com a adoção obrigatória de home office em várias regiões do país para trabalhos administrativos.
Muito se tem dito que o teletrabalho será o “novo normal” das empresas daqui para frente. Mas essa visão não é compartilhada por especialistas do setor, que já veem uma forte ocupação de escritórios corporativos, especialmente em regiões de alta demanda.
Pedro Dalto, por exemplo, um dos especialistas mais experientes do ramo, com passagens pela diretoria da BR Properties e Gafisa, afirma o seguinte:
O adensamento dos espaços aumenta a produtividade, ao permitir que toda a equipe de uma empresa compartilhe em um único local, propiciando maior intercâmbio entre as áreas, maior criatividade, processos decisórios mais eficientes e o controle da cultura corporativa.
Outra unanimidade entre os especialistas para os melhores fundos imobiliários 2022 é que os investidores devem focar em propriedades de nível “A”, isto é, de alto padrão, nos segmentos mais afetados pela pandemia, como varejo e escritórios, já que essas propriedades registrarão um crescimento mais robusto do que o resto do mercado.
Segundo Felipe Souto, CEO da plataforma de crowdfunding imobiliário Bloxs:
O que veremos será um “fly to quality”. As boas propriedades que caíram muito tendem a performar melhor e mais rápido do que o resto do mercado. A grande oportunidade é aproveitar a queda para acumular nessas propriedades localizadas em bairros nobres e centrais de São Paulo, por exemplo.
Entre os melhores fundos imobiliários 2022 no segmento de lajes corporativas e escritórios comerciais podemos citar:
- FII BTG Pactual Corp. Office Fund (BRCR11): maior fundo imobiliário de lajes corporativas da B3, sob gestão do BTG. Possui mais de uma dezena de escritórios de alto padrão em SP e RJ.
- CSHG Prime Offices (HGPO11): fundo administrado pelo Credit Suisse com foco em renda através da exploração comercial de imóveis corporativos prontos e de alto padrão.
- Kinea Renda Imobiliária (KNRI11): fundo que investe em empreendimentos imobiliários físicos e centros de distribuição.
Confira mais detalhes sobre o que os especialistas preveem como tendências para os melhores fundos imobiliários 2022 neste vídeo promovido pela XP Investimento:
Invista diretamente no mercado imobiliário
Se você deseja maximizar a diversificação da sua carteira imobiliária, não pode deixar de inserir ativos reais focados em geração de renda consistente no longo prazo através do crowdfunding.
O crowdfunding é uma modalidade de investimento coletivo regulada pela CVM e permite ter exposição a projetos estruturados por especialistas no ramo, comprometidos com a remuneração do capital dos investidores.
Nessa modalidade de investimento inovadora, um grupo de investidores se une a empreendedores de sucesso para colar de pé projeto do seu interesse, seja no ramo residencial para renda ou exploração comercial corporativa.
A Bloxs é uma plataforma de crowdfunding imobiliário autorizada pela CVM e já realizou diversas captações de sucesso no segmento, além de ter sido eleita pela Daily Finance como uma das 100 melhores startups do Brasil.
Para ter acesso às melhores ofertas de investimento direto em imóveis físicos, cadastre-se gratuitamente em nossa plataforma e conheça o portfólio de ofertas disponíveis para investimento.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs