O Estado de Minas Gerais se tornou o principal polo de produção de energia solar do Brasil, com quase 20% de todos os sistemas fotovoltaicos do país.
Esse protagonismo mineiro se deve a diversos fatores, principalmente suas ótimas condições climáticas e constantes incentivos governamentais à geração distribuída.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Para entender melhor por que Minas Gerais está atraindo tantas empresas e investidores interessados em produzir energia solar no Estado, a Bloxs preparou um artigo completo sobre os seguintes tópicos:
Minas Gerais: líder absoluto em sistemas solares
Privilegiado pela alta incidência de luz solar, o Estado de Minas é responsável por 18,5% de toda a energia fotovoltaica produzida no Brasil.
A região norte do Estado concentra a maior parte das usinas de geração distribuída e receberá investimentos milionários para a instalação de novos sistemas nos próximos anos.
Faça parte da nossa lista de interesse em energia.
O governo local aumentou os incentivos para a geração de energia de fontes renováveis para tornar o Estado uma referência na América Latina em desenvolvimento sustentável.
Segundo a Agência Minas:
A Lei 23.762/21, sancionada pelo governador Romeu Zema, prevê a redução do ICMS – podendo chegar a 0% – sobre equipamentos, peças, partes e componentes utilizados na instalação de micro e mini sistemas de geração distribuída de energia elétrica no Estado com capacidade de até 5 megawatts (MW). O benefício também se aplica à própria energia gerada.
De acordo com o secretário adjunto de Estado de Fazenda de MG, Luiz Cláudio Gomes:
Essa medida tem potencial para atrair mais investimentos nesse segmento para Minas Gerais, que já é o Estado com a maior quantidade de implantação de projetos de energias renováveis.
Com uma capacidade instalada de 862,9 MW, Minas Gerais é líder absoluto em geração de energia solar no Brasil, à frente do Estado de São Paulo, com 585,1 MW, e Rio Grande do Sul, com 576,5 MW.
Geração distribuída terá crescimento exponencial nos próximos anos
A geração distribuída é a produção de energia mais perto das unidades consumidoras através de sistemas que ficam no próprio local ou em outra localidade atendida pela mesma concessionária.
Esses sistemas geradores são ligados à rede pública e podem gerar créditos pelo excedente injetado na rede de distribuição.
Com esses créditos, as unidades geradoras podem reduzir as contas de luz de outros estabelecimentos da mesma área de concessão da distribuição.
Leia também: Aumento na conta de luz gera forte demanda por energia solar
Nas palavras de Felipe Souto, CEO da Bloxs, plataforma de investimentos alternativos que faz captações no segmento de energia solar:
O potencial de crescimento da geração distribuída no Brasil é muito expressivo, o que enseja o surgimento de oportunidades de geração de emprego e renda em toda a cadeia produtiva. Trata-se de um excelente nicho de negócios.
Investimentos milionários estão sendo feitos na geração distribuída remota, modalidade em que um consumidor gera localmente energia elétrica e a compensa na conta de outro estabelecimento na mesma rede de distribuição.
Leia mais: Descubra como ganhar dinheiro com energia solar investindo em usinas fotovoltaicas
Dessa forma, uma usina solar fotovoltaica produz energia no interior de Minas Gerais e faz sua compensação na capital, Belo Horizonte.
Essa solução criou um mercado enorme de usinas que produzem energia remota para clientes corporativos em diversas regiões da mesma concessionária em troca do pagamento de um aluguel inferior à sua conta de luz atual.
Dessa forma, a economia de comércios, condomínios, indústrias e outros grandes consumidores pode chegar a 20% do total gasto com eletricidade.
Veja no esquema abaixo como funciona esse mercado:
Invista em geração de energia solar em Minas Gerais
A Bloxs irá abrir mais uma captação em energia solar, agora em parceria com uma das empresas mais importantes do setor: a TMX.
O projeto TMX Energy prevê a instalação e operação de uma usina fotovoltaica de 1000 kWp em Patos de Minas/MG, dentro do chamado “Cinturão Solar” do Brasil.
Leia mais: Bloxs e TMX estruturam operação de 1 MW em energia solar em Minas Gerais
Essa operação faz parte de uma série de ofertas cujo objetivo é montar uma carteira robusta de projetos de geração distribuída conectados em rede para permitir uma possível venda entre 5 e 7 anos de funcionamento.
De acordo com Felipe Souto, CEO da Bloxs:
Essa é a oportunidade do investidor médio, a partir de R$ 10 mil, fazer parte de uma tese antes restrita a grandes fundos de private equity e, com isso, buscar taxas de retorno de até 20% ao ano. Além, é claro, do recebimento de renda dos aluguéis pagos pelos locatários das usinas durante o período de carregamento.
Com uma rentabilidade-alvo de 20% ao ano, qualquer investidor pode se tornar sócio de uma usina fotovoltaica de 1 MW, localizada no Estado líder em geração distribuída no Brasil: Minas Gerais.
Leia mais: 5 Razões para investir em energia solar com a Bloxs
Todo o projeto será construído e operado pela TMX, empresa com mais de uma década de experiência no setor, que terá uma participação de 32% a 49% de uma SPE especialmente constituída para o empreendimento.
Já os investidores entrarão como sócios e terão uma participação de 51% a 68%, tendo direito a receber uma remuneração mensal em função dos resultados.
Confira como está estruturada a operação:
Para esclarecer todas as dúvidas sobre esse projeto, a Bloxs realizou uma live com os ofertantes, na qual você poderá saber mais detalhes sobre esse projeto incrível de usina solar no Estado de Minas.
Assista o vídeo abaixo e conheça mais sobre a oportunidade:
Por fim, não deixe de acessar a página da oferta, onde estão disponíveis todas as informações essenciais da captação.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs