A região Nordeste do Brasil não para de bater recordes de produção de energia limpa a partir dos ventos e do sol.
Dados oficiais mostram que a geração de energia renovável, incluindo eólica e solar, é responsável por atender 85% da demanda elétrica dos estados nordestinos.
E no último dia 21 de junho, a geração instantânea dos parques eólicos conseguiu atender 100% do consumo energético de toda a região.
“Somos um exemplo para o planeta e estamos trabalhando para diversificar ainda mais as nossas fontes de energia”, afirmou um secretário adjunto do Ministério de Minas e Energia.
Sem dúvida, o Brasil tem tudo para ser protagonista em energia solar e eólica no mundo, graças ao seu potencial praticamente inigualável de produção em ambas as modalidades de energia.
Faça parte da nossa lista de interesse em energia.
E você pode participar desse crescimento investindo diretamente em projetos sólidos e bem estruturados de energia renovável, através da plataforma líder de investimentos participativos dentro da instrução normativa 588 da CVM.
Quer saber mais sobre esse setor indispensável para uma carteira protegida e rentável?
Então fique por dentro dos tópicos que vamos abordar hoje:
Estados do Nordeste batem recorde em geração de energia renovável
O Nordeste brasileiro registrou um crescimento extraordinário em seu volume de energia produzida com a força dos ventos e a intensidade da luz do sol.
Não é por menos: como uma das regiões mais privilegiadas para produzir esse tipo de energia no país, é natural que os nordestinos batam recorde atrás de recorde em volume gerado por seus parques solares e eólicos.
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), quatro estados do Nordeste estão entre os principais geradores de energia eólica e solar no Brasil: Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
A Bahia, aliás, ocupa o topo do ranking nas duas modalidades: eólica e solar, com uma impressionante produção de 4,7 milhões de MWh e 718 mil MWh, respectivamente.
De acordo com a agência Eco Nordeste:
O potencial eólico do território baiano contribui para a atração de negócios por meio das empresas do setor energético. Desde 2012, o montante investido nos parques em atividade foi de R$ 16,5 bilhões.
Somente a energia eólica é responsável por quase 12% de toda a eletricidade gerada em nosso país. E a previsão é que esse tipo de energia cresça ainda mais nos próximos anos, consolidando-se como o segundo principal componente da nossa matriz energética.
Leia também: Minas Gerais assume liderança isolada em energia solar no Brasil
Capacidade instalada de energia solar e eólica dispara na última década
O salto da capacidade instalada das usinas eólicas e solares no Brasil foi impressionante na última década.
No caso da energia produzida a partir dos ventos, o crescimento foi de 1.7772% de 2010 a 2020, saindo de 935 MW para 17.453 no último ano.
Já a energia solar deve praticamente dobrar sua participação na matriz elétrica brasileira nos últimos 3 anos, contribuindo para quase 3% de toda a energia gerada no país.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Nas palavras de Felipe Souto, CEO da Bloxs, plataforma que realiza captações de crowdfunding para construção de parques de energia renovável no Brasil:
O potencial de crescimento da energia solar e eólica no país é muito expressivo, abrindo oportunidades de geração de emprego e renda em toda a cadeia produtiva. É um excelente nicho de negócios.
Geração distribuída terá crescimento inédito em pouco tempo
A geração distribuída é a produção de energia mais perto das unidades consumidoras, através de sistemas que ficam no próprio local ou em outra localidade atendida pela mesma concessionária.
Esses sistemas geradores são ligados à rede pública e podem gerar créditos pelo energia injetada na rede de distribuição.
Com esses créditos, as unidades geradoras conseguem reduzir as contas de luz de outros estabelecimentos da mesma área de concessão da distribuição.
Não param de crescer os investimentos em geração distribuída remota, modalidade em que uma usina fotovoltaica injeta energia na rede, obtém créditos e faz sua compensação na conta de um cliente atendimento pela mesma concessionária.
Isso permite que uma fazenda solar produza energia no interior de um Estado e faça a compensação dos créditos na fatura de um consumidor da capital, por exemplo.
Como explica Rafael Rios, cofundador e COO da Bloxs:
A economia que estabelecimentos comerciais, condomínios, indústrias e outros grandes consumidores conseguem obter com a aquisição desses créditos é formidável. A queda no custo com energia pode chegar a 30% em alguns casos.
Leia também: Energia solar avança no Brasil e região Nordeste bate recorde de geração
Como ter projetos de energia renovável na sua carteira e lucrar com sua expansão?
É inegável que a energia renovável terá forte expansão na próxima década. Não é à toa que grandes fundos e investidores de alta renda sempre estão de olho em oportunidades do setor.
Mas agora ter esse tipo de ativo gerador de renda na sua carteira é muito mais fácil do que você imagina.
A partir de apenas R$5.000, você já pode financiar ou ser sócio de usinas solares e participar dos seus resultados, com retornos que podem superar 25% ao ano.
Através do crowdfunding, ou investimento participativo, você investe diretamente na construção e operação de parques de energia renovável focados em atender clientes corporativos nas principais regiões consumidoras do país.
Esse tipo de captação é totalmente regulada pela CVM, e você realiza todo o processo de adesão pela internet, inclusive o acompanhamento do projeto.
Na Bloxs, você investe em projetos de energia renovável escolhidos a dedo por uma equipe de especialistas com um único objetivo: gerar um retorno rápido do investimento e ganhos expressivos de capital.
Essa é justamente a proposta do projeto TMX Energy II, que está em fase avançada de captação na plataforma e pode ser encerrada a qualquer momento. O objetivo dessa oferta é captar recursos para a implantação de um sistema fotovoltaico com potência instalada de 1,3 MWp em Montes Claros/MG.
Se você quer participar desse projeto, não deixe para depois: restam pouquíssimas cotas disponíveis. Clique aqui e garanta a sua.
Para mais detalhes sobre o projeto, dê uma olhada na live de lançamento feita com os empreendedores responsáveis para construção e operação da usina:
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs