O setor de motéis de alto padrão vem se destacando nos últimos anos, com as melhores redes investindo em novas experiências para os casais e na oferta de serviços primorosos para atender um público diversificado e mais exigente.
O mercado moteleiro nacional, que fatura cerca de R$5 bilhões ao ano, está se renovando, ao adotar elevados padrões de qualidade e agregar valor aos serviços oferecidos, que vão desde suítes temáticas até a alta gastronomia.
Em 2022, essa tendência de crescimento deve continuar firme, principalmente diante da busca cada vez maior dos casais por formas seguras de “sair da rotina”, seja para celebrar datas importantes ou viver momentos únicos e inesquecíveis.
No artigo de hoje, você vai ficar por dentro das últimas tendências da motelaria brasileira, suas perspectivas para 2022 e por que investir em motéis através do crowdfunding pode impulsionar os retornos da sua carteira com ótimos empreendimentos da economia real.
Nova motelaria cresce no Brasil, com foco na melhoria da qualidade de vida dos casais
Dentro do setor de hospitalidade, os motéis costumam se destacar pela baixa sazonalidade, tíquete médio elevado, ampla gama de produtos e serviços e oferta de opções completas de entretenimento e lazer sobretudo para casais com relacionamento estável.
Nos últimos anos, entretanto, o conceito de nova motelaria difundido principalmente pelas redes Drops e Zaya Motel Premium, marcas pertencentes à Zeax Motéis, vem chamando a atenção do mercado por adotar um modelo operacional focado na entrega imediata de resultados e na fidelização de clientes, especialmente casais de alta renda que buscam suítes equipadas, com ambientes cuidadosamente pensados para o seu bem-estar e serviços de nível internacional.
Como bem explica Vinicius Roveda, fundador e CEO da Zeax Motéis, ao falar das mudanças recentes no padrão de consumo do setor moteleiro:
72% do público que frequenta motéis no Brasil, hoje, são casais com relacionamento estável. Há centenas de cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes com oportunidades para a implantação de motéis com foco nesse público.
De fato a rede Drops vem registrando um crescimento extraordinário nos últimos anos, ao explorar com muito sucesso o conceito de nova motelaria e atrair investidores de valor em busca de bons projetos na economia real, capazes de entregar resultados fantásticos financiando ou se tornando sócios das suas unidades.
Ainda segundo o executivo:
A entrada de novos investidores é fundamental para o crescimento e amadurecimento de qualquer negócio, e o crowdfunding tem permitido não só que empreendedores acessem o mercado de capitais, mas principalmente que os investidores tenham exposição a bons negócios, com a segurança de em um mercado totalmente regulado pela CVM.
Roveda explica ainda que, no tocante a investimentos, o segmento de motéis agrega uma série de pontos positivos, como baixa sazonalidade, inadimplência zero, fluxo de caixa diário e constante, além de oferecer uma tese imobiliária atrativa para quem busca renda.
Não tem jeito, o público de alta renda gosta de pagar pela qualidade, conveniência e experiências únicas, e a nova motelaria tem por objetivo oferecer serviços de nível internacional para satisfazer um público cada vez mais exigente e antenado nas últimas tendências.
Leia mais: Guia de investimento direto no mercado de Motéis
“Crescer no mercado de motéis não é para amadores”
Um dos diferenciais de investir em redes de franquias de motéis, como a Drops, é que a implantação de novas unidades requer um estudo detalhado de mercado, perfil demográfico, economia e negócios da região, além de exigir um alto investimento inicial para atingir um alto padrão de qualidade e digitalização.
É o que ressalta Vinicius Roveda, ao comentar sobre as barreiras de entrada nesse segmento:
O investimento para se implantar um motel lucrativo em uma boa localização, com o custo do terreno, dificilmente fica abaixo de 8 milhões de reais. Há ainda, os fatores da burocracia em aprovar as licenças, vedações à construção de motéis pela lei de uso do solo dos municípios, enfim, uma série de barreiras de entrada para que não seja um negócio para qualquer um ingressar. Ou seja, o negócio não é para amadores.
Leia também: Motelaria passa por consolidação e vê seu faturamento crescer
Perspectivas para o setor em 2022
A economia brasileira passa por grandes desafios, com inflação em alta e juros elevados, mas justamente por atender um público seleto e de maior poder aquisitivo, a nova motelaria não deve registrar qualquer desaceleração neste ano.
Muito pelo contrário, a tendência é que haja maior consolidação no mercado, com as principais redes ampliando seu market share, principalmente em grandes cidades do interior que hoje estão completamente desatendidas por esse tipo de serviço.
Falando especificamente desse ponto, Roveda lembra o seguinte:
Não existe nenhuma rede com atuação nacional com mais de 30 unidades. Temos trabalhado na expansão do Drops via novas unidades ou conversão de motéis existentes na bandeira da marca.
Isso ficou evidente durante a pandemia, que afetou durante o setor de hospitalidade tradicional em razão das restrições a viagens. Durante a fase de distanciamento social, as pessoas passaram a evitar longos deslocamentos em aviões, preferindo opções de lazer mais perto de casa.
E um dos segmentos que mais soube se aproveitar dessa mudança comportamental dos clientes foi o setor moteleiro. A rede Drops, por exemplo, agiu rápido e garantiu o selo internacional de segurança Safeguard do Bureau Veritas, que atesta as boas práticas de limpeza e higienização das suas unidades.
De fato, as pessoas passaram a privilegiar opções de lazer completas e, no caso dos motéis, ao invés de sair para jantar em um restaurante e depois seguir para uma suíte, os casais preferiram realizar tudo no mesmo local, e as redes mais bem equipadas foram as que conseguiram crescer durante o período.
De acordo com Roveda, o tíquete médio da rede Drops disparou, principalmente com o serviço de gastronomia, além do fato de que o tempo de estadia nas suítes mais caras também aumentou. “Foi muito raro ver uma das nossas suítes premium desocupadas”, afirma.
Confira no vídeo abaixo o bate-papo que o COO da Bloxs, Rafael Rios, teve com Vinicius Roveda, CEO da Zeax Motéis, sobre todas as vantagens de investir em motéis:
Invista agora mesmo na expansão de redes de motéis de alto padrão
Se você tem interesse em diversificar seus investimentos, financiando ou se tornando sócio de redes de motéis premium, como a Drops, não deixe de se cadastrar gratuitamente na Bloxs para ter acesso às melhores oportunidades de crowdfunding nesse segmento.
O crowdfunding é uma modalidade de investimento coletivo regulada pela CVM e que vem atraindo cada vez mais investidores interessados em participar de projetos altamente promissores na economia real.
A Bloxs é uma plataforma regulada e pioneira em captações para expansão de projetos bem estruturados e focados na remuneração do capital dos investidores, como a Rede Drops Motéis.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs