Sam Zell é um dos mais conhecidos investidores no ramo imobiliário, principalmente em ativos imobiliários de risco, do planeta.
Fundador da Equity Group Investments e dono de um patrimônio de 4.8 bilhões de dólares, o “Mestre Yoda” do mercado é extremamente respeitado pelas ações filantrópicas que promove.
Atualmente, segundo a Forbes, o empresário é 349° homem mais rico do mundo e 119º mais rico dos Estados Unidos da América.
No texto de hoje, iremos falar mais sobre a trajetória de vida e profissional de Sam Zell.
Sam Zell | Trajetória de Vida
Sam Zell, batizado com o nome de “Shmuel Zielonka”, nasceu em Chigago (Estados Unidos da América) em 28 de setembro de 1941.
Seus pais, Ruchia e Berek Zielonka, possuíam origem judaica e imigraram da Polônia para os EUA pouco antes de Sam nascer.
Seu pai trabalhou como vendedor de joias, durante a infância de Sam em Chigago, para sustentar a família. Os Zielonka, além de Sam, tinham mais uma filha, Leah.
Aos doze anos, a família se mudou para Highland Park, em Illinois, e Sam terminou seus estudos na Highland Park High School.
Posteriormente, em 1963, aos vinte e dois anos, Sam se gradou como bacharel em Artes na Universidade do Michigan. Foi membro da conhecida fraternidade “Alpha Pi”.
Primeiros Passos no Mercado Imobiliário
Logo após obter seu primeiro diploma, Zell decidiu fazer uma segunda faculdade. A opção da vez foi pelo curso de Direito na mesma instituição que se formou em Artes anos antes.
Nesse meio tempo, que ainda cursava faculdade, Zell teve sua primeira experiência no mercado imobiliário.
Sam Zell e Robert Lurie, seu amigo de faculdade, obtiveram a oportunidade de administrar alguns imóveis que abrigavam a moradia de estudantes da faculdade.
Em princípio, os amigos começaram administrando um complexo de apartamentos com cerca de quinze unidades.
Começaram pequeno, mas obtiveram tanto sucesso que terminaram suas graduações com mais de quatro mil apartamentos sob a tutela dos dois.
Desses quatro mil imóveis, a dupla era dona de cerca de duzentos imóveis.
Trajetória Profissional de Sam Zell
Com o diploma de Direito em mãos, Zell buscou atuar na área como advogado, porém sua ideia não se mostrou bem-sucedida.
Após apenas uma semana trabalhando em um escritório de advocacia, Zell viu que aquela não era a carreira que gostaria de seguir e pediu demissão.
Vendo-se sem faro para o Direito, o recém-formado optou por trabalhar com aquilo que havia obtido extremo sucesso durante a faculdade: imóveis.
Sam Zell, tendo feito diversos contatos profissionais durante a faculdade, teve o auxílio de um parceiro para recomeçar no ramo imobiliário.
Com o investimento, o empresário teve condições de adquirir diversos empreendimentos imobiliários, como complexos de apartamentos e torres empresariais.
A Equity Group Investments
Em 1967, Sam Zell fundou sua própria empresa de investimento em “real estate”, em outras palavras, mercado imobiliário.
Ao passo que iam crescendo, em 1968, a empresa foi rebatizada com o nome de Equity Group Investments.
Em 1969, Zell ofereceu uma parceria no negócio para seu antigo colega, Robert Lurie. Seu novo sócio se mudou para Chicago e começou a auxilia-lo a frente da companhia.
Juntos, Zell e Lurie, construíram um império. Eventualmente, a Equity Group Investments se tornou uma das maiores empresas de investimento imobiliário do mundo.
O grupo possuía três braços independentes:
- Residential;
- Office Properties Trust e;
- Lifestyle Properties.
Em pouco tempo, a Equity Investments Group se tornou referência em seu nicho de atuação e um dos maiores grupos de empreendimentos imobiliários do mundo.
A Equity Group Investments foi vendida, em 2006, por 36 bilhões de dólares. O Blackstone Group, comprador do grupo, realizou, na época, a maior operação de compra alavancada da história.
Os Investimentos de Sam Zell
Com a fortuna que Zell acumulou com o sucesso obtido pela Equity Group Investments, o empresário realizou muitos investimentos nos mais variados nichos.
Seu objetivo foi, primordialmente, diversificar sua carteira de investimentos para mitigar as possíveis perdas e potencializar seus lucros.
O empresário investiu na Schwinn Bicycle Company, na rede de farmácias Revco, nas lojas de departamento Broadway Stores, na companhia de energia Santa Fe Energy Resources e na fábrica de colchões Sealy.
Zell também possui ações de alguns grupos de comunicação, como Los Angeles Times e Chicago Tribune.
Investimentos no Brasil
Sam Zell não limitou seus investimentos apenas para mercados consolidados e economias de “primeiro mundo”.
O investidor gostava de investir em mercados emergentes, como Colômbia, México e Brasil com o intuito de surfar em ondas de crescimento que só existem em países em desenvolvimento econômico.
Estima-se que Zell possua mais de 1 bilhão de dólares investido no Brasil, seja no mercado acionário, seja diretamente em empreendimentos.
O empresário acredita que o Brasil possui um grande potencial de crescimento no mercado imobiliário e investiu em empresas como Gafisa e BR Malls.
Filosofia de Investimento
Sam Zell é conhecido por ser um investidor muito sistemático e metódico.
O próprio investidor relata que puxou seu pai, que era vendedor de joias, na maneira de trabalhar.
Apesar de não ter seguido os mesmos passos do pai, pode-se afirmar que Sam possuía uma habilidade maior que seu pai em achar “joias” no mercado imobiliário.
Filantropia
Zell, junto a sua esposa, Helen, possui um extenso e respeitado trabalho com ações filantrópicas.
Suas iniciativas são focadas, primordialmente, na área de acesso à educação e artes.
Diversas instituições são beneficiadas, entre elas estão a University of Michigan, a Northwestern University’s Kellogg School Zell Center, a University of Pennsylvania, entre outras.
Helen e Sam ainda contribuem com iniciativas junto ao povo judeu, visto que o investidor possui origens judaicas.
Além disso, suas doações incluem uma doação de 3.1 milhões de dólares para a Herzliya Interdisciplinary Center, um instituto de pesquisa em Herzliya em Israel.
Sam Zell revela o segredo do seu sucesso:
Leia a série de Megainvestidores da Bloxs
Quem é o megainvestidor Henrique Bredda?
Quem é o megainvestidor Ray Dalio?