3 critérios mais importantes para avaliar o risco de crédito de uma empresa

avaliação de risco de crédito

As fontes alternativas de financiamento são fundamentais para que pequenas e médias empresas com excelentes métricas financeiras e baixo risco de crédito consigam expandir seus negócios.

O mercado de capitais brasileiro vem passando por grandes transformações nos últimos anos, a fim de permitir que empresas inovadoras consigam capital para desenvolver suas soluções e alavancar seu crescimento.

Ao mesmo tempo, os pequenos investidores agora podem diversificar melhor suas carteiras com ativos reais diretamente ligados à economia real capazes de entregar resultados fantásticos em pouco tempo, sem os riscos do mercado financeiro.

Uma dessas novas modalidades de investimento é o crowdfunding, que permite a um grupo de pessoas financiar projetos do seu interesse nos mais variados setores, como tecnologia, inovação, energia renovável, economia compartilhada e muito mais.

Se você tem interesse em financiar atividades empresariais, mas ainda têm dúvidas de como avaliar sua capacidade financeira, este artigo é imperdível! 

Nele, você vai saber quais são os três critérios mais importantes na hora de avaliar o risco de crédito de uma empresa e ainda ficará por dentro dos seguintes tópicos:

O que é risco de crédito empresarial?

É a capacidade financeira de uma empresa em honrar as obrigações contratuais de uma dívida contraída junto a instituições de crédito ou através de ofertas públicas de investimento no mercado de capitais.

As empresas com bom risco de crédito são aquelas que possuem excelentes métricas financeiras e um nível de endividamento saudável para continuar levantando capital.

É muito comum que as empresas busquem crédito para:

  • Investir no aumento da sua produção e no desenvolvimento de novas soluções;
  • Robustecer seu caixa e recompor seu capital de giro;
  • Realizar campanhas de marketing para expandir seus negócios;
  • Adquirir empresas concorrentes ou ingressar em novos mercados.

Para avaliar o risco de crédito de uma empresa, são avaliados diversos indicadores, a fim de garantir que ela tenha a capacidade financeira necessária para honrar os pagamentos previstos.

Vejamos agora quais são os três critérios mais importantes para analisar o risco de crédito de uma empresa e decidir se vale a pena ou não financiar sua atividade.

Critério 1 – Histórico de crédito

Antes de financiar qualquer atividade empresarial, é muito importante que você verifique o histórico de pagamentos de dívidas anteriores da companhia que está buscando crédito para crescer.

Não deixe de verificar se a empresa tem tempo suficiente de mercado, se possui “selo de boa pagadora” junto a entidades como o Serasa e se não há qualquer pendência em nome dos seus sócios que possa colocar em risco o patrimônio da companhia.

Se você pretende participar de uma captação de crowdfunding, em geral, as plataformas realizam toda a análise de risco de crédito da companhia antes de abrir a oferta para investimento.

avaliação de risco de crédito
Track record é crucial para financiar qualquer atividade empresarial (Imagem: Freepik)

Na Bloxs, por exemplo, é feito um pente-fino completo do track record da ofertante junto a entidades de crédito, a fim de determinar se ela tem capacidade financeira suficiente para cumprir as obrigações previstas no Contrato de Investimento Coletivo (CIC).

Uma operação de dívida aberta recentemente na Bloxs destaca-se pela robustez das finanças da ofertante, seu longo histórico operacional e seu “selo de boa pagadora”: é o projeto Polígono Seminovos Crédito Privado I.

Como bem explica Rafael Rios, COO da Bloxs:

A Polígono é uma empresa bem administrada, que possui um ótimo score no Serasa, bons níveis de liquidez financeira e baixo índice de endividamento. A empresa possui uma baixa probabilidade de inadimplência (1,17%) no Serasa, demonstrando um baixo risco de crédito (ou seja, baixa probabilidade de não pagamento da dívida).

Critério 2 – Capacidade financeira

Outro indicador extremamente importante para avaliar o risco de crédito de uma empresa é sua capacidade financeira, que mede seu potencial de pagamento da dívida com base na sua receita e grau de comprometimento com outras obrigações recorrentes.

Nesta etapa, é fundamental avaliar métricas como:

  • Fluxo de caixa;
  • Relação de dívidas totais sobre ativos;
  • Cobertura de juros com caixa;
  • Proporção de endividamento total sobre o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA).

Ao falar sobre a operação de dívida que a Polígono Seminovos pretende captar junto à Bloxs, Rafael Rios afirmou o seguinte:

A Polígono é uma empresa geradora de caixa, com sócios que possuem ampla experiência e know-how na venda de veículos. A empresa possui baixo nível de alavancagem, de 5,77% (Dívidas Totais / Ativos), ou seja, não possui muitas dívidas e financia a maior parte de suas atividades com o capital próprio.

Além disso, a Polígono possui índice de liquidez corrente de 1,09, ou seja, se ela precisasse pagar todas as suas obrigações de curto prazo hoje, conseguiria fazê-lo facilmente e ainda sobraria caixa.

Critério 3 – Garantias

Por fim, entre os aspectos mais importantes para analisar o risco de crédito de uma empresa e a sua capacidade financeira de honrar os pagamentos são as garantias reais previstas em contrato.

A oferta de garantias condizentes com a operação pretendida contribui para a mitigação do risco de inadimplência da dívida, dando mais segurança para os investidores.

No caso da operação da Polígono Seminovos, além da análise de crédito e do pente-fino nas finanças da companhia, foram adotados diversos fatores mitigadores de risco, tais como:

  1. 100% de Penhor das cotas sociais da Sociedade Investida;
  2. Fiança em nome dos sócios da Sociedade Investida;
  3. Fiança em nome da POLÍGONO VEÍCULOS E PEÇAS LTDA;
  4. Mandato para empresa especializada realizar cobrança em nome dos investidores.

Trata-se, portanto, de uma operação de crédito com garantias robustas em caso de inadimplência da ofertante, inclusive com previsão de mandato coletivo em nome de uma empresa especializada para fazer a execução da dívida.

Confira mais detalhes das principais dúvidas dos investidores sobre o projeto da Polígono Seminovos no vídeo abaixo:

Se você se interessou por essa oportunidade, não deixa de acessar a página oficial da oferta clicando aqui. E para ter acesso a outros projetos exclusivos de crowdfunding, não deixe de fazer seu cadastro rápido na Bloxs.

A diversificação está em suas mãos. Abra sua conta grátis na Bloxs e comece a investir como os grandes

Parabéns, agora você faz parte da Lista

Você terá acesso a novos conteúdos e será notificado com exclusividade sobre ofertas relacionadas a esse segmento.