Day trade é uma operação de compra ou venda de um ativo financeiro que começa e termina no mesmo pregão.
O significado de day trade é “operação no mesmo dia” ou “operação intradiária” e vem chamando a atenção do mercado em razão do crescimento do número de pessoas físicas interessadas nesse tipo de negociação.
Mas uma reportagem recente do Valor Econômico indica que 90% dos traders que tentam obter renda diária no mercado fracassam.
Saiba as nossas novidades através do Telegram da Bloxs
Então, para você não ser mais um número nessa estatística, elaboramos um Manual Básico de Guerra com os principais conceitos, estratégias, indicadores e dicas valiosas para você não só conseguir sobreviver, mas também prosperar nesse mercado.
Além disso, apresentamos uma opção de investimento, fora do radar da maioria dos investidores, que é ideal para quem busca alta rentabilidade, mas não abre mão da segurança.
Vamos nessa? Então confira os tópicos que vamos abordar hoje:
O que é day trade?
Day trade é toda operação de compra ou venda intradiária de uma ação, opção, contrato futuro, criptomoeda ou qualquer outro produto financeiro negociado em uma bolsa de valores ou mercado de balcão.
Ou seja, para fazer um day trade, você precisa abrir e zerar a posição no mesmo dia, não importa se isso é feito em algumas horas ou milésimos de segundo.
Já se foi o tempo em que as únicas pessoas capazes de negociar ativamente no mercado financeiro eram operadores, ou traders, de grandes bancos, corretoras ou mesas de negociação corporativa.
Atualmente, o avanço da tecnologia permite que qualquer pessoa, da tela do seu celular, consiga negociar uma ação ou qualquer outro produto financeiro em busca de ganhos especulativos.
Mas será que vale a pena fazer day trade?
Segundo as estatísticas, a maioria das pessoas que entra nesse mercado fracassa por falta de técnica, capacitação e até mesmo por ganância. Dessa forma, apenas profissionais experientes e com alto nível técnico conseguem obter retornos extraordinários operando diariamente no mercado financeiro.
Veja o que diz um estudo citado por uma reportagem do Valor Econômico:
Nós apresentamos fortes evidências de que não faz sentido, ao menos econômico, tentar viver de day trading. Os dados indicam que a chance de obter uma renda significativa é remota para as pessoas que persistem na atividade. Por outro lado, a chance de se obter prejuízo é muito elevada
Então, para quem se pergunta: é possível ficar rico com day trade? A resposta é sim, desde que você se torne um exímio operador e conheça profundamente o mercado em que atua.
Em outras palavras, não é para amadores.
Leia também: SPACs: o que são e por que se tornaram o fenômeno do “cheque em branco”?
Como funciona o day trade?
As operações intradiárias buscam obter ganhos especulativos com as oscilações diárias dos produtos financeiros negociados no mercado.
Para isso, os traders podem operar tanto na compra, se acreditam que o mercado onde atuam irá subir, quanto na venda, quando há indicativos de desvalorização.
Embora o maior volume desse tipo de negociação ocorra em bolsas de valores, também é possível atuar no chamado “mercado de balcão”, como no caso das criptomoedas e forex (câmbio internacional).
O mercado de balcão, ou “over the counter”, permite comprar e vender títulos, valores mobiliários, commodities e outros produtos financeiros diretamente entre as partes ou com a intermediação de uma instituição que não seja uma bolsa de valores.
Para realizar operações de compra e venda no mesmo dia, você precisa abrir uma conta em uma corretora autorizada e depositar uma margem de garantia para ter acesso a alavancagem.
Leia também: O que é Bitcoin? Guia definitivo para investir na maior criptomoeda do mundo
Como iniciar no day trade?
Muitos investidores são atraídos para as operações rápidas no mercado financeiro na esperança de ficarem ricos em pouco tempo e sem muito esforço.
A verdade é que esse tipo de operacional é extremamente complexo e exige anos de prática, investimento e capacitação.
Portanto, se você quer ser um day trader, a primeira coisa a fazer é buscar se informar sobre como funciona o day trade, de fato, o mundo dos investimentos, suas diversas opções e como você pode usar as operações intradiárias para complementar e diversificar seus ganhos.
Um bom ponto de partida para entender melhor esse cenário é ler o excelente livro Investidor de Sucesso 4.0, escrito por Felipe Souto, CEO da Bloxs e profissional com décadas de experiência no segmento.
Além disso, siga essas dicas de day trade para iniciante:
- Reserve tempo e capital: não é possível ter sucesso em qualquer área sem dedicar tempo e recursos para aprender e se desenvolver. Portanto, saiba que você não vai se tornar um trader de sucesso da noite para o dia ou com pouco capital.
- Busque conhecimento e treine: antes de começar a operar, estude e teste exaustivamente todas as metodologias que puder, da análise técnica ao tape reading, sempre usando o simulador, nunca uma conta real.
- Comece pequeno: depois de aprender, testar e se desenvolver como trader, comece sua jornada operando pequeno, para ganhar tração. Somente depois de acumular um histórico significativo de operações e resultados é que você deve começar a alavancar seus trades.
- Use o stop loss: nunca abra uma operação sem antes traçar uma estratégia com seu alvo de perda e ganho. Lembre-se não é só de stop gain (parar ganho) que vive um trader, o stop loss (parar perda) é fundamental para se manter vivo no jogo.
- Controle a ganância: é muito comum que, após uma sequência de ganhos, os traders queiram ganhar mais, aumentando suas posições. Cuidado: siga um plano de trade coerente e realista e não tente pular etapas do seu desenvolvimento.
- Siga um plano: construa um trading system que esteja de acordo com seu perfil operacional e jamais opere com base na opinião dos outros. Siga seu instinto e confie na sua própria trajetória.
Confira este bom vídeo da Infomoney com muitos detalhes de como iniciar nesse mercado:
Leia também: Vai investir em ações? Os riscos podem ser maiores do que você pensa
Conceitos importantes
Entre os conceitos mais importantes para quem está começando ou quer começar a operar, podemos destacar:
Alavancagem
A alavancagem é o uso de empréstimo de um banco ou corretora para operar um volume financeiro maior do que aquele depositado em conta. A margem de garantia serve para mitigar o risco da instituição.
Quando o investidor sofre uma perda significativa ao operar alavancado, a instituição que oferece o crédito normalmente tem o direito de encerrar a operação sem o consentimento do cliente. Isso ocorre frequentemente quando a margem de garantia do cliente fica severamente comprometida.
Venda a descoberto
Nas operações intradiárias, os traders podem apostar na queda de um mercado sem necessariamente ter o ativo-objeto na carteira.
Nas negociações feitas no mesmo dia, a maioria das bolsas permite que o cliente opere nas duas pontas livremente, desde que não carregue a posição para o próximo dia.
Em derivativos com liquidação financeira, como contratos futuros e opções, o cliente pode ficar posicionado na venda até o vencimento, por se tratar de uma negociação contratual, sem envolver o ativo-objeto em questão.
Margem de garantia
É o dinheiro que você deposita na corretora para poder usar alavancagem e impulsionar seus ganhos (ou perdas).
Sempre opere com um tamanho condizente com sua margem de garantia; afinal, a própria corretora pode stopar sua posição caso você sofra uma perda muito grande em determinação operação.
Plataforma de negociação
A melhor plataforma para day trade é aquela que oferece estabilidade, rapidez e, obviamente, não trave na hora de operar.
Portanto, se você quer levar a sério sua atividade no mercado, contrate uma plataforma profissional com um bom suporte técnico.
Leia também: Você perde até 500% de rentabilidade ao investir em renda fixa: entenda!
Qual o valor mínimo para fazer day trade?
O valor mínimo de margem de garantia varia conforme a instituição financeira e o mercado em que o cliente deseja atuar.
Em mercados com alta liquidez, como no dólar futuro ou mini-índice, o valor mínimo varia de R$30 a R$100 por contrato.
Qual é a melhor corretora para day trade?
A melhor corretora para operar é aquela que oferece um atendimento rápido e de qualidade, principalmente caso você precise zerar uma posição com a mesa de operações.
Além disso, a corretora precisa ter um sistema estável, rápido e que não fique travando ou caia no momento em que você mais precisa.
Portanto, via de regra, precisa ser uma corretora com estrutura e porte adequado. Fuja dessas corretoras “taxa zero” e que oferecem muitas facilidades.
A tributação do day trade
Ao abrir e fechar uma operação no mesmo dia no mercado, você pagará um imposto retido na fonte de 1%, caso tenha lucro. Isso é usado pela Receita Federal para evitar sonegação.
As apurações são feitas mensalmente. Assim, você precisará gerar e pagar um DARF caso tenha tido lucro em algum mês do ano com operações intradiárias.
Você tem até o fim do mês seguinte para pagar uma alíquota de 20% sobre o lucro líquido, descontando também os impostos retidos na fonte.
Vale lembrar que você pode compensar as perdas de meses negativos nos meses positivos. Mas não se esqueça de declarar no seu Imposto de Renda essas perdas, justamente para poder compensá-las depois.
Saiba mais sobre a tributação desse tipo de operação no seguinte vídeo:
Leia também: Taxação de dividendos: o que muda para os seus investimentos?
Como ter renda consistente investindo de forma segura no mercado?
Se você quer diversificar suas fontes de renda de forma segura e altamente lucrativa, saiba que existem diversas opções além do day trade.
Uma delas são os investimentos alternativos, que recebem esse nome porque não são oferecidos por bancos ou corretoras. Você só vai encontrá-los em plataformas autorizadas pela CVM, como a Bloxs.
Nessa modalidade de investimento seguro, você pode ter participação direta ou financiar projetos como geração de energia renovável, compra e venda de gado ou aquisição de imóveis para renda.
O melhor de tudo é que a rentabilidade pode ultrapassar 25% ao ano, com pagamentos que caem periodicamente na sua conta.
Os principais benefícios dos investimentos alternativos são:
- Pagamentos dentro do prazo previsto;
- Baixa volatilidade;
- Garantias contratuais robustas ou lastro em ativos reais;
- Segurança de um mercado regulado e fiscalizado.
Quer saber mais?
Então cadastre-se gratuitamente na Bloxs e saiba como ter projetos como esses na sua carteira hoje mesmo.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs