A rede Drops está se consolidando como a melhor marca de motéis mid-scale do país, ao expandir o conceito de nova motelaria e adotar uma gestão altamente focada em resultados e ganho de mercado.
Pertencente à Zeax, maior consultoria de motéis do Brasil, a Drops conta com a expertise de Vinicius Roveda, uma das maiores autoridades do setor e fundador da Escola da Motelaria, voltada a empreendedores que querem transformar seus estabelecimentos em um negócio lucrativo e sustentável.
Visando ampliar seu market share e sua liderança no segmento, a Drops realiza captações de crowdfunding em parceria com a Bloxs, atraindo, em cada oferta, centenas de investidores interessados em participar desse fantástico crescimento.
No artigo de hoje, vamos entender melhor o cenário para investimentos em motéis, o que é o conceito de nova motelaria e por que investir na Drops pode ser uma excelente forma de diversificação, em um setor em forte expansão no país.
Os tópicos que vamos abordar são:
Com conceito de “nova motelaria”, Drops amplia faturamento na pandemia
Nascida com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos casais com relacionamento estável, a rede Drops se tornou referência absoluta em motéis, ao prestar um serviço de nível internacional e adotar um modelo de “choque de gestão”, altamente focado em resultados.
A expansão da rede Drops em um mercado que movimenta cerca de R$5 bilhões ao ano no país tem sido marcada pela superação de grandes desafios. O maior e mais recente deles foi a pandemia de Covid-19, que atingiu em cheio a indústria de acomodação, com restrições de locomoção e proibições de funcionamento.
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Prova disso é que, na contramão do setor, as unidades da marca conseguiram aumentar seu faturamento em 2021, ao oferecer uma opção segura e completa de lazer a todos os casais. Como explica Vinicius Roveda, CEO da Zeax:
Aumentamos nosso tíquete médio, com os clientes consumindo mais espumantes e serviços de gastronomia em nossas unidades. Também registramos um aumento no tempo de permanência nas melhores suítes. Nossos bons resultados durante a pandemia se devem ao nosso rigor com protocolos rígidos de higiene e segurança.
De fato, para atrair e fidelizar ainda mais seus frequentadores, a Drops reforçou a rotina de limpeza das suítes com o uso de tecnologias inéditas no segmento, como o ozônio, que elimina bactérias e o próprio coronavírus, segundo laudos da Universidade de Campinas.
Nossas unidades se tornaram uma opção de lazer para casais que queriam sair da rotina, sem abrir mão da segurança.
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Vinicius Roveda explica que um quarto da população adulta brasileira costuma frequentar motéis. Segundo o executivo, cada ganho percentual na margem desse volume de frequentadores representa um aumento de R$200 milhões para o setor.
Disrupção do setor moteleiro
Em sua expansão em parceria com a Bloxs, a Drops busca oferecer ao público investidor a oportunidade de participar do seu crescimento através de uma seleção criteriosa de motéis que possam ser integrados à rede após um profundo plano de transformação.
Avaliamos diversos fatores ao assumir o controle de um motel, como seu potencial de mercado, estrutura operacional e relevância no portfólio da marca. Depois disso, analisamos sua estrutura, projetamos seu fluxo de caixa e definimos quanto vai ser investido para que atenda ao padrão de qualidade da Drops.
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Após esse processo, a Drops alinha as características da captação junto à Bloxs, a fim de estruturar uma oferta capaz de trazer ótimos resultados tanto para os investidores quanto para a própria marca, que utilizará os recursos para ampliar sua rede de motéis e alavancar seu faturamento.
Seguindo esse modelo, a Drops inaugurou diversas unidades ao redor do país no ano passado, sempre com relatórios e distribuição de resultados em dia, conforme cronograma previsto nas captações.
Assim entraram em operação as unidades da Drops nas cidades de Campinas, São José do Rio Preto, Barretos e Manaus.
Resultados robustos em 2021
No ano passado, em plena pandemia, a rede Drops conseguiu aumentar seu faturamento, graças ao seu foco na fidelização de casais com relacionamento estável e que primam por serviços de alta qualidade, geralmente não encontrados no segmento.
Na apresentação dos resultados da rede em 2021, Vinicius Roveda explicou que o tíquete médio geral das unidades foi de R$151, com um NPS médio de 9,15. O NPS é um índice de satisfação do cliente bastante utilizado por diversos setores, e um resultado acima de 9 pode ser considerado extraordinário.
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Além disso, 80% dos casais que frequentam a rede Drops têm relacionamento estável e costumam reservar suítes para diversas ocasiões especiais ao longo do ano, indicando o elevado nível de fidelização dos clientes.
Mais de 60% do público frequentador dos motéis Drops tem entre 18 e 30 anos, com destaque para jovens de até 24 anos, que representam 33% do movimento da rede.
Esse é um dado de certa forma surpreendente, pois a crença da maioria das pessoas que não conhecem a nova motelaria é que o público jovem não frequenta motéis.
Quem está acostumado com aquele motel que segue um modelo antigo e pesado, voltado para pessoas com relacionamento eventual, geralmente pensa que o público do setor é mais velho e pouco frequente. Na Drops, a realidade é completamente diferente, pois apenas 12% dos nossos frequentadores têm mais de 40 anos. O público jovem da Drops, além de assíduo, costuma reservar as melhores suítes.
Relatórios e distribuição de resultados rigorosamente em dia
Em 2021, a rede pagou rigorosamente em dia aos seus investidores R$365.330,06, graças a um faturamento recorde, com destaque para a unidade Drops Rio Preto, cuja receita anual cresceu 105% e superou a marca de R$1 milhão.
Para demonstrar seu compromisso com os mais altos padrões de qualidade, a Drops divulga relatórios de desempenho e faz distribuições de resultados aos investidores sempre dentro do cronograma previsto em cada captação.
Além disso, as unidades Drops Campinas e Drops Brasília expandiram seu faturamento em mais de 60% nos últimos dois anos e a operação Drops Equity I, concluída em agosto do ano passado, já elevou seu resultado em 21%, comprovando o “choque de gestão” característico da marca.
Considerando apenas os motéis Drops by Bloxs, ou seja, que tiveram captação bem-sucedida na plataforma de crowdfunding, o faturamento anual foi de mais de R$8,5 milhões , o que representa um aumento de quase 25% no EBITDA.
Perspectiva para 2022
A projeção para os motéis Drops by Bloxs em 2022 é de um faturamento de R$12 milhões, o que representa um acréscimo de 30,1% sobre o EBITDA de 2021. Sem dúvida, são números fantásticos e comprovam o compromisso dos gestores com resultados de excelência em todos os aspectos do negócio.
Além disso, a Drops pretende inaugurar mais quatro motéis este ano e colocar outros três em seu pipeline operacional.
Dessa forma, a marca projeta aumentar sua receita em 43% com os motéis já em contrato ou em operação. A estimativa da empresa é atender 280 mil casais em 2022, um aumento de 62% em relação ao público atendido no ano passado.
Entre os desafios elencados para este ano, Roveda destaca o controle de custos, em vista da inflação projetada, bem como a mudança na organização contábil e financeira para consolidar as operações.
Nosso objetivo também será investir muito em TI, sempre buscando melhorar ao máximo a experiência do cliente Drops.
Para os próximos anos, a Drops deseja alcançar a incrível marca de 50 unidades operacionais até 2025, sempre contando com a entrada de novos investidores para impulsionar sua expansão.
Se você deseja fazer parte desse crescimento, cadastre-se agora mesmo na plataforma da Bloxs e saiba em primeira mão como participar da próxima captação da Drops.