Para permitir que mais empresas acessem o mercado de capitais sem as travas do mercado de crédito tradicional, a Bloxs não para de investir no aprimoramento de processos e soluções.
Depois de digitalizar toda a jornada de emissão de títulos estruturados, com uma infraestrutura tecnológica e regulatória completa, a empresa anuncia agora mais uma inovação.
A automação do checklist de documentos para análise de propostas reduziu drasticamente o tempo de resposta ao cliente, que passou de dias para poucos minutos.
Os benefícios vão além da maior agilidade para interagir com a plataforma, não só acelerando o time to market das operações, como também reduzindo os custos das captações.
Neste artigo, você vai entender como a Bloxs vem implementando soluções para abrir o mercado de capitais para mais empresas e investidores com o uso inovador da tecnologia.
Os tópicos que vamos abordar são os seguintes:
Bloxs amplia automatização na análise de propostas
Desde que assumiu a missão de destravar o mercado de capitais por meio da tecnologia, a Bloxs vem desenvolvendo sistemas e soluções que aceleram o processo de captação de pequenas e médias empresas junto a investidores.
Através de um processo fluido, dinâmico e objetivo, a empresa busca eliminar as dificuldades e inconveniências do mercado tradicional de crédito e abrir novas avenidas de crescimento para os empreendedores.
Isso se reflete nos investimentos que a companhia tem realizado em áreas como ciência de dados, machine learning, deep learning e inteligência artificial.
Tudo isso possibilitou a redução da intervenção humana em processos burocráticos, como a análise de documentação, sem qualquer perda de qualidade ou eficiência.
Pelo contrário, como explica Guilherme Mello, RPA Developer da Bloxs, houve um drástico aumento da produtividade, liberando recursos e capital humano para serem alocados em outras áreas críticas da empresa.
“Com a recente implementação da automação no processo de checklist de documentos, conseguimos um feito notável: reduzir o tempo de retorno ao cliente para cerca de 6 minutos.”
Para colocar isso em perspectiva, o tempo médio de análise da documentação submetida na plataforma pelos clientes levava quase 11 dias.
Segundo Guilherme, o uso de automação teve impacto positivo na experiência dos usuários, ao resolver um grande problema no setor de crédito, que era a recepção da documentação necessária com agilidade.
Ao receber automaticamente a solicitação de envio de documentos, o usuário entende o quanto nos importamos com ele e o quanto estamos comprometidos com cada operação submetida em nossa plataforma.
Mais rapidez e escalabilidade
O aprimoramento da ferramenta, que acaba de ser implantada pela equipe de tecnologia da Bloxs segue em fase de teste na Bloxs Capital Partnes (BCP), primeira empresa a fazer uso da solução tecnológica da infratech.
Larissa Amerssonis (Analista de Originação) avalia que os resultados positivos desse aprimoramento refletiram em um aumento significativo no número de submissões e envios de documentos para análise de propostas na plataforma.
Segundo ela, desde a chegada do pedido de emissão até a verificação da documentação na plataforma, foi possível economizar cerca de 3 dias do processo de negociação.
“O tempo de análise da documentação, assim que recebida na plataforma, é de até 24 horas, com retorno aos parceiros dentro desse prazo. Caso a documentação esteja correta, avança-se para a próxima fase; caso contrário, retorna-se para a checklist de documentos”, explica Larissa.
A especialista informa que dentro do período de espera de até 3,5 dias, há uma média de até 3 deals na fila para análise. Com a automatização, estima-se que seja possível analisar até o dobro de operações em comparação com o processo anterior.
Quanto ao ganho financeiro com essa agilidade na análise, Amerssonis conta que embora não seja mensurável diretamente, o objetivo é aumentar o número de assinaturas de propostas mensais.
Graças a um ambiente tecnológico e regulatório completo, respaldado por uma equipe de especialistas com mais de 20 anos de experiência, a Bloxs automatizou todo o processo de emissão de títulos estruturados, como CRIs, debêntures, notas comerciais, contratos de investimento coletivo, entre outros.
E não para por aí: a Bloxs está construindo modelos analíticos e preditivos que empregam diferentes técnicas de inteligência artificial, como machine learning, redes neurais e deep learning na originação, estruturação e distribuição dos títulos, inclusive submissão e análise de documentos.
Com isso, a expectativa é que a plataforma aumente a escala e o impacto das suas operações, tornando o mercado de capitais brasileiro mais aberto e dinâmico.
Fluidez no processo de submissão e análise
Ao submeter uma proposta de captação, o empreendedor tem acesso a uma jornada fluida, de acordo com as necessidades do seu negócio, bastando responder a questões específicas, como segmento de atuação, localização etc.
Em seguida, precisa enviar a documentação regulatória exigida, como contrato social, relatórios financeiros, entre outros.
Com a automação do processo de checklist de documentos, é possível realizar todo esse processo e receber uma resposta em apenas 6 minutos, em média.
Critérios para validação pós-submissão
Após a submissão, o empreendedor pode acompanhar o status da proposta, que leva em consideração a adequação do projeto às teses de atuação da Bloxs Capital Partners (BCP), investment banking digital que faz parte do ecossistema Bloxs.
Se necessário, o empresário é avisado dos passos que precisa tomar para dar prosseguimento ao deal. Ao final, se a proposta for aceita, a operação entra no workflow da BCP e é disponibilizada para estruturação ou distribuição.
Os principais aspectos avaliados em cada etapa do processo pós-submissão são:
- Projeto proposto: documentação, localização, estágio, progresso, viabilidade financeira e operacional;
- Operação desejada: valor a ser captado, rentabilidade dos investidores, duração, garantias, etc.;
- Risco da operação: crédito dos empreendedores, garantias oferecidas, conformidade, etc.;
- Formato de operação: duração, taxa e modalidade financeira;
- Página da oferta: montagem após a contratação;
- Divulgação da oferta: ativação dos investidores cadastrados e ações de marketing digital e de conteúdo.
Com isso, a Bloxs intensifica a adoção de inteligência artificial em sua esteira de análise de propostas, tornando-a mais automatizada e eficiente, sem perda de qualidade.
Não é difícil perceber que isso dá mais celeridade e escalabilidade à triagem e à seleção dos deals, permitindo validar as empresas em diferentes cenários.
Mercado de capitais ao alcance de todos
Um dos desafios do algoritmo é levar em consideração atributos capazes de impactar o resultado das empresas, como cenário econômico, crescimento do setor específico, indicadores financeiros, entre outros.
O plano da Bloxs é reduzir a burocracia e os custos característicos do crédito tradicional, além de encurtar o tempo de colocação dos títulos no mercado, permitindo que as empresas captem recursos e cresçam mais rapidamente.
A Bloxs é uma infratech que tem como missão destravar o mercado de capitais, impulsionando-o para a era do Open Finance. A plataforma representa um ecossistema completo, combinando tecnologia avançada e infraestrutura regulatória para emissões no mercado de capitais, permitindo que os diversos agentes do setor operem com maior agilidade, eficiência e no ambiente digital.