O BDR (Brazilian Depositary Receipt) é uma das opções mais acessíveis para investir nas maiores empresas do mundo e enfrentar momentos turbulência nacional com ativos lastreados em moedas fortes.
À medida que nos aproximamos do período eleitoral, a expectativa é que os investimentos enfrentem um dos períodos mais voláteis e arriscados, em razão das discussões sobre nosso arcabouço fiscal e monetário.
Apesar da recente alta de juros, a maioria títulos de renda fixa atrelados ao CDI ainda entregam retornos reais negativos; por isso, investir em empresas que podem crescer acima da média do mercado pode ser uma estratégia vencedora em um ambiente repleto de incertezas.
Além disso, para quem deseja dolarizar parte do seu patrimônio, outra forma bastante acessível de ter exposição à moeda de reserva mundial é investir em ativos reais negociados nos principais centros financeiros do mundo, como os vinhos finos, conhecidos por sua estabilidade histórica e retornos reais crescentes.
Esse tipo de investimento, antes restrito a grandes fortunas, agora está ao alcance de pequenos investidores, graças ao crowdfunding, modalidade de investimento coletivo regulada pela CVM e que não para de crescer no Brasil.
No artigo de hoje, você vai saber como investir de forma conveniente nas maiores empresas do mundo através de programas de BDR e como buscar ganhos maiores com ativos reais, sem abrir mão da segurança, através de captações de crowdfunding.
O que é um BDR?
BDR, ou Brazilian Depositary Receipt, é um certificado de depósito brasileiro, através do qual um investidor nacional pode ter exposição a um mercado de ações, fundos, títulos e outros valores mobiliários do exterior, investindo em papéis emitidos na bolsa brasileira (B3).
Na prática, é como se você estivesse investindo normalmente em uma ação brasileira na B3 através do home broker de uma corretora, mas o ativo-objeto fica guardado em uma instituição depositária em seu país de origem, com o envolvimento ou não da empresa estrangeira emissora.
De acordo com a B3:
A listagem de um BDR aumenta a visibilidade da empresa e contribui para a pavimentação do caminho para futuras ofertas públicas, aquisições e consolidação do crescimento empresarial.
Confira no vídeo abaixo mais detalhes sobre o que são BDRs:
BDRs patrocinados e não patrocinados
Quando a instituição onde o BDR será guardado for contratada pela própria companhia estrangeira emissora, trata-se de um BDR patrocinado, que pode ser classificado no nível I, II ou III.
Do contrário, caso a instituição depositária seja contratada por uma gestora financeira independente, de acordo com as regras da CVM, trata-se de um BDR não patrocinado, que só pode ser classificado como nível I.
Confira as principais diferenças entre os programas de BDR no quadro abaixo:
Vantagens de investir em BDRs
A grande vantagem de investir em um certificado de depósito brasileiro é que a pessoa física pode ter acesso ao mercado externo sem precisar abrir uma conta fora do país e arcar com todos os cursos e burocracia envolvidos.
É um produto fundamental para a pessoa que decide ter exposição ao mercado de ações, fundos e títulos do exterior, já que não inclui custos, como depósito mínimo em corretoras estrangeiras ou taxas de câmbio de remessas internacionais.
Com isso, o pequeno investidor pode ter na sua carteira ações de empresas como Apple, Tesla e Disney com valores a partir de R$50.
E qual BDR paga dividendos?
De acordo com dados da B3, em 2021, os BDRs que mais distribuíram dividendos dolarizados ao investidor brasileiro foram:
- a gigante da tecnologia Microsoft (MSFT34),
- a mineradora anglo-australiana Rio Tinto (RIOT34)
- e o maior banco de investimentos dos EUA, o JPMorgan (JPMC34).
Diversificação permite reduzir riscos e obter resultados mais consistentes no longo prazo
Se existe uma estratégia unânime entre todos os especialistas e gestores financeiros para dar mais solidez e rentabilidade a qualquer carteira de investimentos é a diversificação.
Ao concentrar demais seu portfólio, ele acaba ficando suscetível ao risco de poucas classes de ativos que, dependendo do seu peso, podem afetar o desempenho de todas as outras.
Em outras palavras, a volatilidade da classe em que você está mais posicionado ganha magnitude expressiva na variação geral da sua carteira e, em momentos de turbulência de mercado, como em períodos eleitorais, isso pode provocar uma queda mais acentuada do seu retorno, podendo inclusive provocar um encolhimento do seu patrimônio.
Por isso, é essencial investir em diferentes classes de ativos, como ações e títulos de empresas nacionais e estrangeiras, além de aumentar a descorrelação dos componentes da carteira, para que o desempenho individual de um ativo não influencie a performance dos outros.
Ativos reais dolarizados são fundamentais em um cenário político e econômico incerto
Ter exposição a moedas fortes, como o dólar, é indispensável para ter uma carteira sólida e capaz de entregar resultados robustos, mesmo em momentos de crise.
Isso porque a moeda de reserva internacional é considerada como uma proteção à desvalorização cambial de países emergentes, como o Brasil, além de ser usada para ter acesso aos rendimentos dos títulos do governo americano, os treasuries, que são considerados os ativos mais seguros do mundo.
Os treasuries são tão seguros que até mesmo governos estrangeiros investem neles suas reservas internacionais.
Por isso, ter ativos dolarizados, como o BDR e principalmente ativos reais, é a chave para não apenas enfrentar momentos de turbulência, mas sobretudo lucrar com eles.
Entre os ativos reais mais valorizados no mercado internacional estão itens considerados raros e que registram alta procura no mercado secundário, como obras de arte, relógios, carros e até mesmo vinhos finos, provenientes de regiões famosas e que tem uma oferta anual limitada.
Perceba, no gráfico abaixo, como o mercado de vinhos raros registra forte valorização nas últimas duas décadas, enfrentando muito bem fortes crises econômicas, como a de 2008 e a pandemia de 2020-21:
Como investir em ativos dolarizados?
Através do crowdfunding, qualquer investidor pode participar de captações de projetos focados na aquisição de garrafas de vinhos raros com alto potencial de valorização em dólares, sob a condução de especialistas no setor.
A Bloxs é uma plataforma de investimentos alternativos regulada pela CVM e que mais se destaca em captações de acordo com a resolução 88 e está sempre de olho em oportunidades únicas de investir em ativos dolarizados.
Se você quer diversificar seus investimentos com ativos reais dolarizados não pode deixar de se cadastrar gratuitamente em nossa plataforma e ter acesso às melhores oportunidades em investimentos alternativos.
Abra sua conta grátis e aproveite as vantagens de investir com a Bloxs